E34: Páscoa, uma nova esperança, passos a seguir

E34: Páscoa, uma nova esperança, passos a seguir

PODCAST: Um momento perfeito para refletir sobre o motivo pelo qual podemos ter esperança na vida eterna e uma chance de seguir Jesus!

A Páscoa deste ano pode parecer muito diferente para a maioria de nós, mas a mensagem não muda. Que momento maravilhoso como nenhum outro refletir sobre a razão pela qual podemos ter esperança na vida eterna e uma chance de seguir Jesus, para que sua vida também possa se tornar a nossa vida! Compartilhe a emoção com Milenko e Eunice neste episódio da Páscoa.

Transcrição: Podcast “Vivendo o evangelho”, Episódio 34: Páscoa, uma nova esperança, passos a seguir

Este é o podcast "Vivendo o evangelho" de CristianismoAtivo. Junte-se a nós enquanto exploramos diferentes aspectos do evangelho de acordo com a Bíblia, e como podemos colocar isso em prática na vida diária.

Eunice:Bem-vindo ao episódio 34 de “Vivendo o Evangelho”. São Eunice e Milenko aqui com você esta semana.

Milenko: Olá a todos!

Eunice: Então, a Sexta-feira Santa está a apenas dois dias e Milenko, você tem um artigo no site que costuma ler muito mais nesta época do ano: “Por que Jesus teve que morrer na cruz?“ Em sua opinião, quais são os principais pensamentos por trás dessa pergunta?

Milenko: Pode haver algumas razões diferentes, como qual era o objetivo de Jesus ter que vir; por que não podemos simplesmente continuar, por exemplo, obtendo perdão por meio de sacrifícios, como na Antiga Aliança? Por que o próprio Jesus teve que morrer, o Filho de Deus; não poderia ter sido feito por outra pessoa? E por que ele teve que morrer, como qual é o propósito disso, você sabe? Há muitas coisas diferentes aqui.

Eunice: Sim, é especialmente a época do ano em que nos lembramos da crucificação, ressurreição e todos os eventos que levaram a isso. O que aconteceu depois disso … É realmente um tempo para refletir sobre o que isso significa para nós. Você também começou o artigo com Adão e Eva e a queda do pecado, que é uma brincadeira que temos no escritório, porque você não pode evitar começar todos os artigos com Adão e Eva e a queda do pecado. Mas porque é isso?

Milenko: Sim, é verdade. Eu costumo fazer isso, não é? Eu acho que o ponto principal é que, quando estamos falando sobre nossa vida cristã, estamos falando sobre salvação, estamos falando sobre seguir Jesus, o que ele fez por nós, o próprio fato de Jesus ter vindo à Terra; há uma razão para isso e a razão é que precisamos da salvação do pecado. O pecado não foi criação de Deus. O pecado veio à terra através de Satanás e do livre arbítrio das pessoas, que eles escolheram fazê-lo, e nós temos uma separação entre Deus e sua criação, entre Deus e o povo. E é disso que se trata o cristianismo – como essa maldição pode ser quebrada e como podemos voltar. Eu gosto de dar um pouco de história para dar um pouco de fundo. Começa com Adão e Eva, mas foi o que aconteceu lá; foi realmente importante porque teve implicações para toda a humanidade ao longo de toda a história. Cada um de nós herdou o que chamamos de carne, com pecado na carne, para sermos tentados. Tudo foi herdado por todas as pessoas na terra, e o trabalho de salvação é como podemos quebrar esses laços de pecado.

Eunice: E acho que é por isso que a Páscoa pode ser algo muito pessoal para nós quando pensamos em … Primeiro, você pensa no problema, que é pecado, e depois na solução, e é por essa razão que Jesus veio. Então, quando você pensa na Páscoa, na verdade, sem Jesus, não teríamos esperança.

Milenko: Nada mesmo. Seria realmente uma situação desesperadora, porque o pecado é tão forte que une as pessoas a tal ponto que não poderíamos ter saído dele sozinho.

Eunice:Então, na verdade, tudo faz parte do plano de Deus.

Milenko: Acho que às vezes surge a pergunta: por que Deus teve que fazer todas essas outras coisas primeiro? Por que ele deixou as pessoas serem tentadas? Por que eles deveriam cair?

Eunice: Ele deu os 10 mandamentos.

Milenko: Ele nos deu os 10 mandamentos; Ele lhes deu a lei. Ele tentou começar de novo com Noé, ele fez muitas coisas diferentes, você sabe, por que tudo isso aconteceu?

Eunice: Por que ele simplesmente não enviou Jesus imediatamente?

Milenko: Exatamente, por que ele não fez isso? Eu acho que o ponto principal era que Deus precisava mostrar que seu caminho é perfeito. Não há outro caminho e ele é o único que pode realmente nos ajudar. E as pessoas tentaram; havia muitas pessoas boas que tentaram, tentaram cumprir a lei, tentaram seguir os mandamentos de Deus, tentaram fazer sua vontade e agradá-lo, mas a maioria das pessoas não. E Deus realmente precisava mostrar que seguir a sua própria vontade, seguir o pecado na carne, apenas leva à perdição. Isso leva à morte, e mesmo aqueles que tentaram, aqueles que estavam realmente em pé, fizeram o melhor possível, não conseguiram fazê-lo com suas próprias forças. Eles precisavam de ajuda e isso foi tão completamente provado com todos esses tempos e oportunidades diferentes, que Deus poderia enviar Jesus. E através de Jesus, foi aberto um caminho – a possibilidade de obter redenção eterna por nossos pecados e salvação eterna, para que também pudéssemos chegar à vida de Jesus.

Eunice: Então, Jesus, ele estava no céu com Deus e ele estava olhando para a situação aqui na terra e então seu coração foi movido pela humanidade, certo?

Milenko: Sim.

Eunice: E ele estava disposto a deixar seu lugar no céu para vir à Terra, proporcionando essa chance para nós …

Milenko: Vemos que em Filipenses 2, onde se fala de Jesus, que ele voluntariamente abandonou essa posição no céu para estar com Deus e ser como Deus, e que tomou sobre si a forma de um servo e se tornou como um de nós, e ali ele se humilhou. Ele foi obediente à vontade de Deus como pessoa na terra, até a morte da cruz, e hoje ele é exaltado e sentado ao lado de Deus. Então, é disso que se trata, sabe, dessa maneira que Jesus foi, como ele venceu a morte e as oportunidades de significado que nos foram dadas.

Eunice: Então, você falou sobre o caminho que Jesus seguiu; como foi assim que ele foi, tão diferente de todos os outros? Você disse que ele veio à terra como homem, certo?

Milenko: É realmente incrível quando pensamos no que Jesus fez, sobre o que acabamos de falar em Filipenses, que ele voluntariamente se tornou um ser humano, um homem na terra. E então lemos em Hebreus 4:15 que ele foi provado, ou tentado, em todas as coisas como nós somos, mas sem pecado. E isso é incrível: Jesus, ele teve tentações como nós, mas sempre teve essa atitude: "Não é a minha vontade, mas a sua vontade, ó Deus!" E essa foi a vida que ele viveu.

Eunice: Mas, quero dizer, ele viveu cerca de 2.000 anos atrás; como ele pôde ter passado por tudo o que passamos agora? O que significa que ele foi provado em todas as coisas?

Milenko: O fato é que ele não foi julgado da mesma maneira que teve as mesmas circunstâncias que nós. Como as pessoas perguntam: "Ele não era uma mulher, como poderia ser tentado como uma mulher?" ou "Ele não era casado, então como poderia ser tentado nessas áreas?" Ou ele era …

Eunice: Ele não era velho, ou…

Milenko: Sim, e ele não viveu na época da internet, você sabe; onde estavam as tentações que ele teve que eram as mesmas que as minhas? O fato é que ser tentado ou tentado em todos os pontos como somos não significa que temos as mesmas circunstâncias, mas significa que a natureza humana é a mesma. Para todas as pessoas, em todas as culturas, em todos os momentos, em qualquer circunstância, a tentação é a mesma e acho que todos nós vamos experimentar isso. E que podemos ir a Jesus, que é nosso Sumo Sacerdote, que pode se compadecer com nossas fraquezas, porque ele também foi tentado como nós. Ele não tem as mesmas circunstâncias, mas está falando sobre tentações e provações dessa maneira, e fez isso sem pecado; Ele não cedeu. E isso é a coisa incrível que podemos ver como nosso exemplo, e como diz em Pedro, que ele nos deixou um exemplo, que podemos seguir seus passos, aquele que não cometeu pecado. Comece a pensar no que isso realmente significa!

Eunice: Então, Jesus, quando ele morreu na cruz, ele realmente não merecia morrer porque, como você disse, ele não cometeu pecado.

Milenko: Ele era realmente a única pessoa na terra que não merecia morrer. Porque ele não pecou, certo? O salário do pecado é a morte. Ele foi o único em toda a história que não merecia morrer, mas foi crucificado.

Eunice: E quando ele morreu, ele disse estas três palavras muito importantes: "Está consumado". E quando ele morreu, o véu do templo foi rasgado em dois. Na verdade, isso é um símbolo da obra de Jesus aqui na terra, certo? E há dois significados para "Está consumado". Primeiro significado, quando ele disse isso, ele quis dizer que a dívida foi paga, correto? Que Satanás estava nos acusando de todo esse tempo porque não fomos capazes, a humanidade não foi capaz de cumprir a lei para que Satanás pudesse acusar as pessoas diante de Deus, certo? "Veja que você fez essa lei, e ninguém pode fazer isso." Mas Jesus, ele quebrou tudo isso.

Milenko: E parte disso é o que também lemos; Paulo escreve que o salário do pecado é a morte. E a morte, que é a morte física e também a morte espiritual, separação de Deus. Então, é isso que todos nós merecemos, porque somos todos pecadores e Satanás tinha essa exigência contra nós, certo? Ele tinha essa exigência de poder ir a Deus com …

Eunice: Que merecemos a morte …

Milenko: Ele veio e nos acusou e disse: "Veja o que eles fizeram! Eles merecem morrer. Eles pertencem a mim. Naquela época, ele tinha o poder da morte – esse era o seu reino – e ele poderia vir com essa demanda a Deus por nós, que merecemos morrer. E então Jesus, que nunca pecou, que morreu na cruz, ele fez isso …

Eunice: O justo pelos injustos.

Milenko: Exatamente, o justo pelos injustos, e ele fez isso para pagar pelos pecados que eu cometi e que você cometeu, e que todos nós cometemos. Pense sobre isso!

Eunice: Essa é a primeira parte de "Está consumado", que Jesus quis dizer, acredito, que a dívida é paga. Mas a segunda parte, e que também tem a ver com o véu no templo sendo rasgado em dois, é que ele abriu o caminho.

Milenko: Sim, o véu sendo rasgado em dois no templo era muito simbólico porque é o véu que era a separação entre Deus e o homem. Deus no Santo dos Santos e pessoas do lado de fora. E simbolizava nossa carne, o pecado em nossa carne, que é a separação entre Deus e as pessoas e que veio com a queda, portanto, Adão e Eva. Quando Jesus viveu essa vida em que foi tentado, mas não cedeu à tentação. Ele venceu o pecado, como diz em Romanos 8: 3 – então Deus condenou o pecado na carne, e é muito claro, está falando de Jesus ali. Ele fez isso em seu filho. Condenou o pecado na carne. Ao não ceder, Jesus estava passando por aquela carne e vencendo. E quando foi feito, no final, ele disse "está consumado". Ele havia aberto o caminho de volta a Deus, de volta ao Pai, que é o que podemos ler em Hebreus 10 e ali diz no versículo 19, sobre nós: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,” e aqui vem o simbolismo: "Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,". Então, Ele abriu este caminho através de sua carne, se você ler assim. Através do véu, isto é, através de sua carne, ele abriu o caminho para Deus, que agora podemos seguir. E que o véu se rasgou em dois. Isso significava: "Está consumado!" Ele venceu todo pecado.

Eunice:O trabalho está feito.

Milenko: Sim, todo pecado foi condenado em sua carne. O caminho para o Pai foi aberto novamente através de Jesus, através de um homem, que veio à Terra como um ser humano. Ele foi assim como o primeiro da história, e agora estava aberto para nós segui-lo. Isso é incrível, quando você pensa sobre o que aconteceu lá na cruz.

Eunice: Isto é.

Milenko: E, é claro, quando ele clamou: "Está consumado", não era apenas aquele momento pendurado na cruz de que ele estava falando. Era a vida inteira dele, esse era o ponto aqui. Na tentação, ele foi fiel. Ele nunca pecou, nem uma vez durante toda a sua vida, e isso foi terminado e de repente ele teve uma entrada aberta diretamente para Deus, que é onde ele está hoje, é claro. Ele está com Deus no céu.

Eunice: Você pode imaginar o que os discípulos pensaram quando foram ao túmulo e Jesus se foi? Você acha que eles teriam percebido isso então …?

Milenko: Apenas pense no que eles sentiram quando ele morreu.

Eunice: A esperança estava perdida?

Milenko: Sim, ele era o pastor deles. Ele era seu amigo, seu mentor, seu guia e eles tinham muita confiança nele. Pedro também reconheceu: "Você é o Filho de Deus!" E de repente ele estava lá pendurado na cruz, morto, e eles tiveram que enterrá-lo. Quero dizer, acho que para muitos deles foi como, "O que está acontecendo agora? O que aconteceu?" Eu não sei, eles deveriam estar realmente desesperados. Mas então, no terceiro dia, as mulheres foram à sepultura primeiro, e o que elas viram? Eles viram esse anjo e a pedra tinha rolado e o anjo disse: "Ele não está aqui. O que vocês estão procurando não está aqui, Ele ressuscitou! Imagine o que elas sentiram. Então elas correram de volta para os outros discípulos, e os outros discípulos disseram … Sabe, eles não acreditaram nisso; eles tiveram que ir e se ver. E depois, Jesus apareceu para eles pessoalmente. Quero dizer, pense na esperança que eles têm! De repente, havia … Não era apenas esperança, mas era como se a eternidade se abrisse para eles, de uma vez. Era verdade; tudo era verdade!

E naqueles dias depois, Jesus esteve na terra por mais 40 dias com eles. Eu acho que eles tiveram um tempo muito interessante e edificante com Jesus, onde ele conversou com eles e lhes contou coisas. E então, quando eles receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes, tudo se tornou vivo para eles pessoalmente. Eles obtiveram poder e entenderam o que Jesus realmente estava fazendo aqui na terra. Falaremos mais sobre o Pentecostes quando chegarmos lá dentro de algumas semanas, mas pense nessa esperança, quando Jesus ressuscitou dos mortos! A morte não poderia segurá-lo porque ele não havia pecado. O salário do pecado é a morte; Ele não pecou! Então, ele pagou por isso e então ele terminou e conquistou e agora ele nos dá vida.

Eunice: O fato é que, o que os discípulos experimentaram com Jesus, é o que também aprendemos do Espírito Santo. Ele é o Ajudador, ele nos ensina, e não é como se tivéssemos menos chance hoje, como os discípulos tiveram naquele dia para aprender sobre Jesus …

Milenko: Pelo contrário, na verdade temos os escritos desses mesmos discípulos, o que eles escreveram, toda a revelação que receberam, e você sabe, tudo o que eles ouviram e aprenderam com Jesus, e agora isso se tornou vivo e eles começaram a viver isso mesmos. Eles escreveram isso e podemos ler hoje. Temos isso no Novo Testamento na Bíblia. É fantástico!

E eu acho que a emoção que eles sentiram, na verdade, deveríamos ter a mesma emoção na Páscoa e todos os dias. Na Páscoa, é um momento muito bom para lembrar: o que isso significa que Jesus foi crucificado; Ele morreu por minha causa, então eu realmente tenho uma chance. Na verdade, tenho uma chance para a vida eterna. Não havia esperança antes, mas agora meus pecados são completamente apagados através de sua expiação e do perdão que ele me dá e ressuscitou dentre os mortos – ainda mais! Ele ressuscitou dos mortos, e o que isso me dá? Isso me dá esperança; isso me dá um futuro eterno, que eu posso realmente participar da mesma vida que ele viveu aqui.

Eunice: E, de fato, muito antes de Jesus ser crucificado no Calvário, ele realmente disse: “Se alguém quer ser meu discípulo, ele tem que tomar sua cruz diariamente, negar a si mesmo e me seguir”, certo? Isso é algo que ele quis dizer, não como pegar uma cruz física, mas na vida cotidiana quando surgem tentações, desejos e concupiscências, que eu os coloque na cruz interior, mato aqueles desejos de responder ou o que quer que seja, e então, dessa maneira, eu o segui como discípulo.

Milenko: É exatamente sobre isso que Pedro escreve. Pedro, que conheceu Jesus pessoalmente, escreve sobre isso mais tarde, que devemos segui-lo em seus passos, ele que não cometeu pecado. É disso que ele está falando. Podemos realmente fazer isso agora através do poder do Espírito Santo que Jesus nos enviou como nosso ajudador, como nosso guia. Somos capazes de vencer. E o fato é que Jesus morreu na cruz e, por meio de sua morte, reconciliou aqueles que criam nele com Deus. Então, esse relacionamento com Deus foi restaurado porque Jesus pagou o preço. Mas então, através de sua vida que podemos seguir, seu exemplo, Ele abriu o caminho de volta ao Pai para aqueles que o seguem. E é isso que seus discípulos fazem. Quando seguimos Jesus, chegamos lá onde ele está. Hoje, ele está sentado à direita do próprio Deus, e esse é o nosso destino; nós vamos lá também.

Eunice: Eu acho que isso tem sido incrivelmente esperançoso. Jesus pode ser incrivelmente grande aos nossos olhos e aprendemos a ser gratos pelo que ele fez, mas também por aprendermos a segui-lo.

Milenko: E temos extremamente muitos versículos da Bíblia que realmente falam sobre isso, e devemos estar animados com isso. Devemos sentir essa alegria, essa gratidão, essa emoção, esse desejo de seguir a Jesus. Mesmo quando as coisas vão contra nós, é exatamente isso que importa, quando somos tentados e assim por diante, mas então nosso espírito tem aquela excitação na qual devemos nos apegar, que agora somos discípulos de Jesus e estamos indo para onde ele está. Esse é o espírito de expectativa; nós vamos encontrá-lo novamente. Ele ressuscitou dos mortos para que possamos ter a vida eterna junto com ele; esse é o nosso futuro. É incrível!

Na verdade, também há um artigo sobre isso no site, com muitos versículos bíblicos em que pensamos na Páscoa. Colocaremos um link na descrição do episódio. Também há uma exortação no artigo, para realmente tirar tempo, lê-los, pensar sobre isso, o que isso significa para mim? É um artigo longo, há muitos versículos, mas ainda há apenas um pequeno número de versículos do que realmente está na Bíblia. Mas, realmente, eu recomendo que, reserve um tempo para sentar, ler, pensar sobre isso. Você também pode ouvir uma versão em áudio, se não tiver tempo para lê-la. Mas, realmente, para mim, fiquei realmente edificado ao compilar esses versículos. É uma verdadeira força na vida cotidiana quando estamos em nossas situações diárias.

Eunice: O artigo se chama “Ele ressuscitou! 35 versículos bíblicos que mudam a vida. Então, feliz páscoa a todos e nos vemos na próxima semana!

Milenko: Sim, tenha uma Páscoa muito feliz e estou ansioso pelo próximo episódio.

Podcast: Play in new window | Download

esta postagem está disponível em

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.