Você sabia que pode pessoalmente alcançar a glória de Jesus?

Você sabia que pode pessoalmente alcançar a glória de Jesus?

Mas que glória é essa? E como conseguimos isso?

5 minutos ·

Deus nos escolheu para a salvação, através da santificação do Espírito e fé na verdade, para que pudéssemos obter a glória de Jesus Cristo. (2 Tessalonicenses 2: 13-14) Que glória é essa? É a vida para qual ele veio: suas virtudes; o fruto do Espírito.

Santificar (verbo):

  1. Tornar santo; separar como sagrado, consagrar
  2. Para purificar ou se livrar do pecado

Santificação: o processo de ser santificado.

Os resultados do trabalho do Espírito

O resultado do trabalho do Espírito conosco no processo de santificação é o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e temperança. (Gálatas 5: 22-23) Devemos crescer nessas virtudes para poder servir aos outros e construir o corpo de Cristo. (1 Coríntios 12: 12-14)

As virtudes são para com os outros. Em Jesus havia vida e a vida era a luz dos homens. (João 1: 4) Essa vida foi manifestada aos apóstolos; eles podiam olhar e lidar com isso. (1 João 1: 1-2) Essa vida foi atraente, atraindo-os para Cristo. Esta vida foi a glória de Jesus, o resultado de sempre fazer a vontade de seu Pai nos dias de sua carne. O resultado de sua batalha contra todos os pecados que habitavam em sua carne. Para chegar a essa glória, temos que seguir seus passos. Então outros podem olhar e lidar com as virtudes em nós.

Quando a glória de Jesus foi revelada a Paulo, ele escreveu sobre levar em seu corpo a morte de Jesus para que a vida de Cristo pudesse se manifestar em seu corpo. (2 Coríntios 2:10) Para que as virtudes se tornem parte de nossa natureza, outra coisa precisa morrer. O ciúme tem que morrer para o contentamento nascer. Irritação e frustração têm que morrer para que a longanimidade nasça. Quando nossas tendências naturais ao pecado são negadas, notamos que isso causa sofrimento em nossa carne. Mas o resultado é que o pecado morre e nos tornamos uma nova criação – somos santificados. (1 Pedro 4: 1-2)

Paulo também escreve que os sofrimentos desta vida presente não podem ser comparados à glória que será revelada em nós. (Romanos 8:18) Quando somos libertados do pecado e nos tornamos servos de Deus, o resultado é a santificação que termina na vida eterna! (Romanos 6:22)

Criando vida nos outros

A morte estava operando em Paulo e a vida nos outros. Que efeito as virtudes podem ter sobre as pessoas em nossas vidas! Temos essas virtudes na medida em que sacrificamos nossa própria vida, o egoísmo e o desejo de pecar em nossa carne. Quando as pessoas se comportam mal ou injustamente em relação a nós, podemos morrer pela tentação de nos vingar. Está escrito que a bondade de Deus pode levar ao arrependimento. (Romanos 2: 4) Podemos vencer o mal com o bem. (Romanos 12:21) Essa morte em nós pode ter um efeito nos outros, para que eles mesmos desejem ter a mesma vida. Queremos viver de tal maneira que outros possam entrar na vida de Cristo.

Paulo escreve em Colossenses 1:11 que podemos ser fortalecidos com o poder de Deus para toda a paciência e longanimidade com alegria. Em vez de experimentar o que as pessoas normalmente experimentam no mundo – sendo julgadas, criticadas, exigentes, ingratas – as pessoas à nossa volta podem sentir um espírito vivificante. Pelo fato de termos chegado à paciência e à longanimidade, isso poderia fazer com que uma alma buscadora chegasse à mesma vida.

Como é edificante experimentar gratidão e apreço! Que comunhão pode ser construída em torno do fruto do Espírito! Isso é algo que o mundo não pode construir.

A mente de Cristo

A mente de Cristo é a de um servo. (Filipenses 2: 4-8) Ele veio para servir, não para ser servido. (Mateus 20:28) Quando estiver em nossa mente servir aos outros, descobriremos, exatamente como Paulo escreve em Romanos 7, que o mal está presente conosco, embora nossa intenção seja fazer o bem. Nossas ações estão contaminadas com nosso eu.

Você não descobriu que, quando quer ser bom com alguém, descobre que está irritado, distraído com pensamentos sobre si mesmo ou facilmente ofendido? Aqui precisamos nos humilhar e reconhecer a verdade sobre o que o Espírito nos revela, e colocar o pecado que é revelado à morte. Pouco a pouco, cresceremos no fruto do Espírito (as virtudes de Jesus). Nosso serviço aos outros se tornará mais puro. Paulo escreve a Timóteo para prestar atenção a si mesmo e à doutrina, e ele salvaria a si mesmo e àqueles que o ouvissem. (1 Timóteo 4:16)

Tiago escreve sobre deixar nossas obras serem feitas com a mansidão da sabedoria. (Tiago 3:13) Não podemos ajudar os outros em nossa própria força. Autoconfiança e própria segurança não podem construir nada no corpo de Cristo, porque ainda está contaminado com pecado e egoísmo. Não pode construir comunhão e não edifica ninguém. Quando não temos confiança na carne e trazemos tudo do eu para a morte de Cristo, aprenderemos a esperar pacientemente para ouvir de Deus a melhor maneira de servir aos outros. Ele nos chamou das trevas de nossos próprios pensamentos e natureza para a maravilhosa luz de sua Palavra, para que, através da obediência, possamos mostrar as virtudes de Cristo. (1 Pedro 2: 9)

Vamos seguir a exortação de Paulo a Timóteo para buscar as virtudes (1 Timóteo 6: 11-12), para que possamos ser uma luz para aqueles que querem sair de suas próprias trevas.

esta postagem está disponível em

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.