Você pode ter fé sem obediência?

Você pode ter fé sem obediência?

Quão importante é a obediência quando se trata de fé? Este estudo bíblico sobre obediência e fé dá uma explicação sólida.

5 minutos ·

O caminho da obediência é o caminho da vida, porque Jesus se tornou a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem. (Hebreus 5: 9) Em outras palavras, não há salvação, não há vida eterna, sem obediência! A morte entrou pela desobediência. A vida e a imortalidade foram trazidas à luz pela obediência! O caminho foi aberto para nós pela obediência de Cristo. O caminho está agora lá, aberto para nós.

A fé produz obediência. Pela nossa obediência, caminhamos pelo caminho, passo a passo. Deus deu o Espírito Santo àqueles que lhe obedecem. (Atos 5:32) Somente por este Espírito recebemos luz e poder para andar no caminho da vida.

Nós não podemos fazer nenhum progresso no caminho da vida simplesmente confiando na obediência substitucional de Cristo. No entanto, tendo Sua obediência como fundamento, origem e fonte, é absolutamente vital que exercitemos a obediência pessoal, como está escrito de maneira clara e inequívoca em Hebreus 5: 9. Não podemos dar um único passo no caminho da vida sem obediência pessoal!

Apostolado pela obediência à fé

O que Paulo recebeu de graça e apostolado? Romanos 1: 5: “Obediência à fé entre todas as nações pelo Seu nome.” As almas devem ser levadas à obediência, não apenas para acreditar na obediência de Cristo e regozijar-se com isso. É precisamente através da obediência pessoal que nós, em espírito e verdade, damos cada passo no caminho da vida. Começamos no caminho da obediência no dia em que nos convertemos – quando invocamos o nome Dele, cremos em Jesus e confessamos nossos pecados – porque essa é a primeira coisa que o evangelho nos ordena a fazer. A partir daí, é importante que continuemos como começamos: sendo obedientes em todos os pontos.

A mensagem do evangelho é cristalina e fácil de entender, mesmo que, ocasionalmente, alguém possa pensar de outra forma. Se algo não estiver claro para nós, precisamos buscar a razão em nós mesmos. Quem poderia pedir uma palavra mais clara do que, por exemplo, Mateus 28:20? “… Ensinando-os a observar todas as coisas que vos ordenei” – obedecer a cada palavra!

Pense, por exemplo, no Sermão da Montanha! Há muito o que fazer quando você terminar de ler isso. Nenhum perigo de estar fora do trabalho aqui! Isso requer fé e amor! Isso requer oração! Isso requer Espírito e poder! Tudo o que podemos precisar para sermos obedientes nos é dado, em e através de Jesus Cristo, e está disponível para nós dia e noite. Deus seja louvado!

Obediência leva a trabalhos

Quem poderia pedir algo mais claro ou mais direto do que as abençoadas palavras de Tiago sobre obediência? Eles são cristalinos! “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?… Assim também a fé, se não tiver as obras (obediência) , é morta… Também os demônios o creem… Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?… Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2:14-26.

Certamente ninguém tem a menor dúvida sobre o que isso significa? Sem obediência, é inútil, absolutamente inútil! Você pode pensar o que quiser, dizer o que quiser e acreditar no que quiser – a obediência é o que conta! Nenhuma salvação sem isso. Nenhum progresso adicional sem uma obediência mais profunda. Nem um único passo adiante no caminho da vida sem obediência.

Deus dá graça, mas com que propósito? Precisamente por esse motivo: obediência! Se imaginarmos algo mais, estaremos apenas nos enganando e iremos a nos arrepender amargamente um dia. Independentemente do que você diz ou faz, independentemente do estágio em que você está, saiba disso: a única coisa que conta é a obediência à fé.

Tudo o que é necessário para ser obediente pode ser encontrado e obtido em Cristo Jesus, por isso não temos desculpa. Vamos, portanto, fazer o nosso melhor para sermos obedientes em tudo! (2 Coríntios 10: 5-6; 2 Coríntios 2: 9)

Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez em novembro de 1935 no livro “O caminho da vida”, como um capítulo intitulado “O Caminho da Obediência à Fé”.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag | ActiveChristianity

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.