Você pode dizer que é zeloso pelo Senhor?

Você pode dizer que é zeloso pelo Senhor?

Zelo não é uma palavra comum nos dias de hoje. No entanto, é uma necessidade para um cristão no mundo em que estamos vivendo!

4 minutos ·

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Com grande zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião.'” Zacarias 1:13-14.

Deus é um Deus zeloso e todos os Seus verdadeiros filhos e filhas devem poder dizer o mesmo. Está escrito sobre Jesus – nosso precursor e exemplo: “Pois o zelo da tua casa me devorou.” Salmos 69:9. Todos os verdadeiros seguidores de Jesus podem dizer: “Vai comigo, e verás o meu zelo para com o Senhor.” 2 Reis 10:16.

Você pode dizer que é zeloso pelo Senhor?

Zelo é uma exigência

Precisamos ver algo tão extraordinariamente grande e precioso para ser muito zeloso por isso. Paulo disse que quando ele viu a glória que ele poderia ganhar em Cristo Jesus, ele contou tudo no mundo como perda e lixo (Filipenses 3: 7-11). Isso é zelo! Cristo e a igreja eram seus únicos interesses na vida. Ele recebera olhos iluminados e ungidos, o que significava que ele podia ver e entender quão grande é a vida de um discípulo de Cristo. Ele estava totalmente absorvido por seu amor por Cristo, então ele sempre sabia o que ele estava trabalhando, e ele prosseguiu com zelo. Ele também orou sinceramente pelos outros, para que eles também pudessem ter olhos iluminados do coração, para que eles pudessem ver e entender seu verdadeiro chamado. (Efésios 1:18)

Agora é vital que entendamos nosso chamado e vivamos com zelo. Estamos cercados por todos os tipos de poderes espirituais malignos que querem nos escravizar e nos deter. Os espíritos da indiferença, preguiça e impureza querem colocar suas mãos em nós. Se não vigiarmos e lutarmos com suficiente zelo, logo nos sentiremos em casa neste mundo e desejaremos as coisas terrenas. Então, não veremos o pecado tão sério quanto realmente é, e não ficaremos muito preocupados com um pouco de impureza, amargura, ingratidão, rancor contra alguém, etc. Jesus disse que seria melhor arrancar seus olhos e cortar a tua mão do que pecar. (Mateus 5: 27-30) Ele tinha uma visão clara.

Todo o nosso interesse deve ser Cristo e a preparação da igreja para a Sua vinda. É aqui que precisamos usar todos os nossos recursos. Sem zelo, não participaremos da sabedoria que governará por toda a eternidade. O Senhor é muito zeloso por você e por mim, para nos ajudar em todos os tipos de situações – se estivermos entre os sinceros. Ele garante que nem uma única tentação seja difícil demais para nós; Ele nos dá tudo o que pertence à vida e à piedade.

O tempo é curto

A escuridão da noite está avançando rapidamente sobre a terra. O tempo que nos resta é curto, e temos que estar prontos quando Cristo vier para recolher aqueles que pertencem a ele. Ele está purificando para si o seu próprio povo especial, zeloso de boas obras. (Tito 2:14)

A maioria das pessoas é zelosa em defender sua própria honra e ganhar dinheiro para poder comprar tudo o que deseja. Se você fala com eles sobre quão glorioso é negar a si mesmo e sofrer injustamente com alegria, eles geralmente não podem ver nenhuma glória nisso.

No entanto, se amamos a Cristo mais do que nossas luxúrias, temos um amor zeloso. Não cede um milímetro a qualquer tipo de pecado por causa da fraqueza. Ela ama o que Deus ama, odeia o que Deus odeia e sempre habita onde Deus habita.

“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” Apocalipse 3:16. Se estamos em Cristo e não vemos nada suficientemente glorioso que nos impede de nos tornarmos mornos e atraídos pelas coisas exteriores, então também não somos dignos de estar lá.

O tempo está ficando curto, então precisamos encorajar um ao outro ainda mais para o amor zeloso e as boas obras. (Hebreus 10: 24-25) Temos que nos testar e garantir que sempre tenhamos um amor entusiástico por Jesus. Como podemos permitir que até mesmo o menor pecado tenha poder em nossa vida, quando sabemos que todo pecado nos separa de Cristo?

O zelo nos conduzirá à vitória, crescimento e progresso, e teremos comunhão com o Pai, o Filho e uns com os outros na luz. Nós podemos alegremente procurar “ a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;.” (Tito 2:13)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.