Você entende como o Pentecostes é significativo?

Você entende como o Pentecostes é significativo?

Um presente incomparavelmente mais valioso do que qualquer outro que você já recebeu antes.

6 minutos ·

O dia de Pentecostes

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” João 14:16-18. (Veja também Atos 1: 4-5)

No dia de Pentecostes, dez dias depois de Jesus ter ascendido ao céu, os discípulos receberam o maior e mais significativo dom do Pai; um presente com um valor insondável.

Pentecostes: O nascimento da igreja

O Espírito Santo, o mesmo Espírito que estava presente quando os fundamentos da terra foram lançados, o Espírito por quem nosso Salvador foi concebido, o Espírito que estava com Ele todos os dias de Sua vida na terra, esse mesmo Espírito veio e fez seu lugar morada com os filhos dos homens. (Atos 2: 1-4)

Naquele fluxo de vento, naquelas línguas de fogo, quando o Espírito Santo veio e encheu os discípulos, a igreja do Deus vivo nasceu. (1 Timóteo 3:15) Naquele momento, o cristianismo tornou-se mais do que a vida de Jesus: tornou-se vida em todo aquele que recebe o Espírito Santo e caminha Nele, não cumprindo as concupiscências da carne. (Gálatas 5:16)

A diferença que o Espírito Santo faz na vida daqueles que Ele preenche é imensurável. Ele os preenche com um poder que é inconcebível para a mente humana. O mesmo Pedro fraco, que apenas algumas semanas antes havia negado Jesus três vezes por covardia e medo das conseqüências, agora se levantou e falou tão poderosamente sobre a vida e ressurreição de Jesus para as massas de judeus que encheram Jerusalém, que 3000 pessoas se tornaram fiéis naquele dia. (Atos 2)

O Espírito Santo deu a Pedro a ousadia, a autoridade, a verdade que ele nunca possuiu até então. Se isso é o que o Espírito pode fazer em uma pessoa em um dia, imagine os resultados na vida de uma pessoa que vive todos os dias, semana a semana, mês a mês, ano a ano sendo obediente aos sussurros do Espírito Santo. Como eles não poderiam ser transformados em vasos para a honra de Deus? (2 Timóteo 2:21) De acordo com o exemplo de Pedro, os tipos de personalidade não significam nada. O Espírito Santo dá poder além das capacidades humanas.

Quem recebe o Espírito Santo?

Qualquer um pode pedir e receber o Espírito Santo em seu coração como seu Ajudador e guia para a verdade. Deus de bom grado dá a todos os que lhe obedecem, que procuram ser discípulos de Jesus e segui-lo no caminho que Ele abriu através da carne pelo poder do Espírito Santo. (Atos 5:32; Hebreus 10:20) Mas é o que você faz através do Espírito uma vez que Ele habita em você que muda sua vida. Se você não é fiel em obedecer aos sussurros do Espírito Santo em seu coração, o Espírito pode ser extinto. (Romanos 6:16; 1 Tessalonicenses 5:19) O papel do Espírito Santo é mostrar-lhe a verdade – o pecado em sua carne que precisa ser erradicado – e dar-lhe o poder que você precisa para vencer esse pecado, o que você não pode fazer com suas próprias forças, não importa o quanto você tente.

“De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Romanos 8:12-13.

Todos aqueles que recebem o Espírito Santo e vivem em obediência a Ele são parte da mesma igreja que foi iniciada no dia de Pentecostes, quando os discípulos se levantaram e testificaram de Jesus. Essa obediência transforma sua vida.

O que o Espírito Santo faz por nós

Está escrito: "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.". Gálatas 5:16. Não está escrito que o Espírito Santo fará isso por você. Está escrito que você deve fazer isso. (Romanos 8:12) Não é algo mágico que acontece quando você recebe o Espírito Santo, mas é através do suor e lágrimas e orações e sofrimentos na carne que combatemos as concupiscências e desejos da carne. É assim que Jesus fez isso. (Lucas 22:44; Hebreus 5: 7; 1 Pedro 4: 1) Mas o que encontramos agora é o que era impossível antes – vencer o pecado, por exemplo quando se trata de pensamentos impuros – é agora possível porque temos ajuda do Espírito Santo.

Através do Espírito Santo, nosso próprio espírito tem conexão com Deus. Através do Espírito Santo, descobrimos qual é a vontade de Deus para nossas vidas e, através do Espírito Santo, vemos como realizar essa vontade.

Nada seria possível sem que o Pai primeiro pusesse o desejo do bem em nosso coração e voltasse nosso coração para Ele, sem Jesus ter primeiro descido à terra e aberto o caminho de volta ao Pai, que havia sido fechado desde que as primeiras pessoas pecaram e foram expulsos do jardim do Éden. Nada seria possível sem o Espírito Santo habitar em nós para nos guiar no caminho. (Romanos 8: 26-27)

Mas porque tudo isso é uma realidade, até o céu não é o limite para o que podemos realizar. O Espírito Santo nos conduz à libertação do pecado, à natureza divina, à incorruptibilidade, ao poder em nossos espíritos, a estabelecer-se em Cristo e tornar-se irmãos e herdeiros com Cristo por toda a eternidade e além de qualquer coisa que possamos imaginar.

“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” Romanos 15:13.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.