Você é obra de Deus, criada em Cristo Jesus

Você é obra de Deus, criada em Cristo Jesus

Você foi intencionalmente criado por Deus para boas obras e agora vive em um tempo especial de graça.

5 minutos ·

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10.

Quem é obra de Deus?

Todos "nós" que fazem parte da obra de Deus são abençoados. Nós lemos quem são esses "nós" no começo do capítulo. Eles são aqueles que foram vivificados com Cristo. Eles costumavam ser transgressores que cometeram pecado, e que uma vez seguiram as tendências deste mundo e o espírito que agora está trabalhando nos ímpios. Eles cederam às luxúrias de sua carne e cumpriram os desejos pecaminosos da carne e da mente. Mas isso não é mais como eles vivem. Deus que é rico em misericórdia cuida deles em Seu grande amor. Agora eles foram acordados para uma nova vida pela fé em Jesus Cristo, para fazer novas e boas obras que são inventadas pelo Espírito Santo.

Eles estão cansados de seguir seus desejos e estão plenamente convencidos de que somente a boa e aceitável vontade de Deus pode ser para o bem deles e para o lucro eterno deles. Estes são os “nós” que temos oportunidades tão grandes e abundantes, sendo obra de Deus em Suas mãos..

Um acabamento diferente

Aqueles que vivem de acordo com os desejos da carne e da mente são também uma obra. Eles são formados e moldados pelo espírito do ambiente em que vivem – por tudo que vêem, leem e ouvem. A sabedoria deste mundo é permeada pela inveja e todos os tipos de más intrigas.

No entanto, este não é o caso quando se trata da sabedoria de Deus. É puro e bom, e aqueles que são formados e moldados por essa sabedoria para serem instrumentos de honra, para o tempo e a eternidade, são abençoados. Eles são cortados e esculpidos pela palavra e pela vontade de Deus, de modo que se encaixem exatamente na posição que receberão no mundo vindouro. Eles estão unidos no mesmo Espírito e mente que os santos sempre tiveram. Se Paulo e os outros apóstolos aparecessem de repente entre esses “nós” hoje, eles se encaixariam perfeitamente com eles.

As pequenas coisas da vida

Esses "nós" são rejeitados pelos homens, mas são escolhidos por Deus e preciosos. (1 Pedro 2: 4) Eles são santificados para serem pessoas especiais de Deus, zelosos pelas boas obras que Deus prepara para eles desde a manhã até a tarde. Cada pequeno trabalho é muito precioso e tem significado para a eternidade. Quando eles estão despertos para o seu chamado exaltado de ser obra de Deus, todas as suas tarefas diárias são imediatamente levantadas para o alto e chão sagrado. Então eles vêem que todas as pequenas coisas da vida diária são de fato grandes e santas coisas que foram bem preparadas por Deus. Todas as adversidades e provações da vida são intervenções boas e amorosas de Deus para o nosso bem-estar eterno.

Quando podemos ver isso, é difícil ficar desanimado e abatido. Deus nos recebeu para que, nos séculos vindouros, ele pudesse mostrar as riquezas excedentes de sua graça em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. (Efésios 2: 7)

“Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.” Deuteronômio 32:4-5.

Deus é infinitamente bom e só quer fazer o bem para nós com a sua palavra e a sua vontade. Mas se formos teimosos e desobedientes, acabaremos fora de sua obra gloriosa e perfeita e ficaremos com a nossa vergonha por toda a eternidade.

O tempo da graça

Ainda é o tempo da graça e temos a oportunidade de estar juntos nesta obra de Deus que logo chegará a uma conclusão. Mas é preciso uma separação radical das coisas do mundo e uma completa entrega para que Deus possa nos moldar. Devemos estar muito atentos aos portais do nosso coração através dos nossos olhos e ouvidos. O que vemos e ouvimos nos impressiona e contribuirá para formar nossa mente e caráter. Devemos, portanto, ser cuidadosos com o que lemos, ouvimos, observamos, para que não enchamos nossos corações com todos os tipos de idéias humanas. Vivemos em um mundo perverso e perigoso, e devemos estar atentos para que não sejamos formados e moldados pelo espírito e opiniões dos tempos, mas pela palavra de Deus.

Paulo exortou Timóteo a prestar atenção a tudo que fosse puro, verdadeiro e honrado. Ele exortou-o a ser diligente para ler as Escrituras. Ele deveria meditar na palavra de Deus e viver nela para que seu progresso fosse evidente para todos.


Esta é uma versão adaptada de um artigo que foi publicado pela primeira vez sob o título “Sua obra” no periódico Skjulte Skatter (Tesouros Escondidos) de BCC, em março de 1955.
© Direitos autorais Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.