Você conhece o potencial de longo alcance de ter uma esperança viva?

Você conhece o potencial de longo alcance de ter uma esperança viva?

Na Páscoa, lembramo-nos especialmente das tremendas possibilidades que a ressurreição de Jesus nos deu!

4 minutos ·
https://cristianismoativo.org/wp-content/uploads/2019/04/1900-Do-you-know-the-dynamic-potential-of-having-a-living-hope_PUBL.mp3

(Clique para ouvir uma gravação deste artigo: “Você conhece o potencial de longo alcance de ter uma esperança viva?”)

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,.” 1 Pedro 1:3.

Nós recebemos uma esperança viva através da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Temos imensas possibilidades como resultado da obra que Jesus terminou nos dias da Sua carne; possibilidades que não existiam no Antigo Pacto.

Viva esperança = novas possibilidades!

A lei na Antiga Aliança era apenas uma sombra dessas possibilidades. O que é essa esperança, eles não tinham ela na Antiga Aliança? É Cristo em você, a esperança da glória! (Colossenses 1:27) Jesus consagrou um caminho novo e vivo para nós através da carne, para que Jesus pudesse habitar em nossos corações pela fé e nós, com todos os santos, pudéssemos ser preenchidos com toda a plenitude de Deus. (Hebreus 10:20; Efésios 3: 16-21) Podemos, pelo poder do Espírito Santo, ser feitos conforme à imagem de Jesus Cristo. (Romanos 8:29) Que futuro e esperança viva temos! (Jeremias 29:11)

Na Antiga Aliança, o povo de Israel podia receber o perdão dos pecados através dos sacrifícios exigidos pela lei. A lei era fraca; só poderia julgar o pecado depois de ter sido cometido. Foi apenas um impedimento para o pecado. Não poderia lidar com o "homem forte" que habitava dentro do corpo, que é nossa vontade – nossas concupiscências e desejos. Jesus entrou na casa do homem forte (o corpo) e venceu o homem forte e o matou. (Marcos 3:27; Lucas 11: 21-22)

"Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:3-4.

Jesus foi tentado em todos os pontos, assim como nós, mas nunca pecou! (Hebreus 2: 17-18; Hebreus 4:15) É por isso que, quando Ele morreu, a sepultura não pôde segurá-lo. Ele foi aperfeiçoado e ressuscitou dos mortos. Ele tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. (Hebreus 5: 9) Sua vida pode se manifestar em nossa carne se seguirmos Seus passos. (2 Coríntios 4: 10-11, 1 Pedro 2: 21-22) Temos um trono de graça ao qual podemos ir com ousadia no momento da tentação de obter a ajuda (poder) de que precisamos para vencer e combater o bom combate da fé que leva à vida eterna. (Hebreus 4:16) É um processo vitalício de santificação pelo Espírito, obter a vitória sobre o pecado consciente e, à medida que obtemos luz, matando nosso pecado interior.

Pense nas possibilidades:

  • Alguém que é atormentado por raiva, pode se tornar paciente e pacífico.
  • Aquele que é atormentado por desejos impuros, pode chegar à pureza.
  • Aquele que procura a honra dos homem, pode começar a estimar os outros melhor do que a si mesmo, e não se preocupar consigo mesmo.
  • Alguém que é forte e arrogante, pode se tornar gentil e manso.
  • Aquele que está ansioso e preocupado, pode descansar em Deus.
  • Aquele que é teimoso por natureza, pode ser facilmente solícito.
  • Aquele que é orgulhoso e arrogante, pode tornar-se manso e humilde de coração.
  • Quem quer ser grande, pode se tornar pequeno aos seus próprios olhos e servo de todos.
  • Aquele que ama o dinheiro e é mesquinho, pode se tornar um doador alegre.
  • Aquele que está descontente e crítico pode ficar cheio de gratidão.

“Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” 2 Pedro 1:3-4.

Tudo por causa da vida vitoriosa e ressurreição de Jesus Cristo, a Palavra de Deus pode ser vivida e se tornar carne em nós através da fé e obediência no poder do Espírito Santo! Isso é esperança viva! Isso nos dá algo pelo que lutar e dá um sentido real à saudação: "Feliz Páscoa!"

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.