Uma nova natureza

Uma nova natureza

Nenhum de nós foi criado para pecar. Originalmente nem ainda tínhamos o conhecimento do bem e o mal (Gênesis 3, 5). Como chegou então o pecado?

4 minutos ·

„E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.” (Gênesis 1,31) Nenhum de nós foi criado para pecar. Inicialmente nem tínhamos o conhecimento do bem e do mal (Gênesis 3,5). Como então veio o pecado?

É uma terça-feira a tarde como qualquer outra na minha aula de estudos sociais. Do meu lado a menina desenha homenzinhos, e o menino atrás de mim parece estar dormindo. Nosso professor tinha acabado de fazer a pergunta: „Qual é o melhor regime de governo segundo vocês?“ Silêncio. Ele faz uma nova tentativa. „Uma ditadura é o melhor, talvez uma democracia ou uma república?“ Antes de alguém dizer mesmo sua opinião sobre o tema, ele acrescenta: „Para avaliar como as pessoas deveriam ser dirigidas, devemos fazer a pergunta: „Qual é a natureza inerente das mesmas? O homem é bom ou mau?“ A maioria da sala está inicialmente inseguro. Mas eu me pergunto o que a bíblia diz a esse respeito.

Nenhum de nós foi criado para pecar.

Eu leio em gênesis 1, 31: „E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.” Nenhum de nós foi criado para pecar. Originalmente nem ainda tínhamos o conhecimento do bem e o mal (gênesis 3, 5). Como foi que chegou ao pecado? Eu continuo a leitura, como Deus falou a Adão e Eva no paraíso:

„E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2, 16-17 Porém Satanás, a serpente seduziu Eva a colocar as palavras de Deus em dúvida:

„Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.“ Gênesis 3, 4-6

Dessa maneira satanás podia tentar Eva a não obedecer a Deus. Quando ela e Adão cederam a tentação, receberam uma natureza pecaminosa. Essa natureza pecaminosa toda as demais pessoas herdaram: „E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente …” Gênesis 6,5.

Se todos esses pecados e inclinações pecaminosas provém de mim, existe alguma esperança de que eu posso então viver essa vida, em verdade como cristão?

Também Jesus esclarece quão pecaminosa é a natureza humana depois da queda:

„… Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.“

Marcos 7, 21-22. Se todos esses pecados e inclinações pecaminosas provém de mim, existe alguma esperança de que eu posso então viver essa vida em verdade como cristão?

Exatamente por esse motivo veio Jesus: para me livrar do que tenho por natureza, a fim de fazer algo perfeito, para honra de Deus, em mim.

„Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." Hebreus 4, 15. Jesus veio na forma de natureza pecaminosa (Romanos 8, 3), o que significa que também foi tentado igual a nós. Ele, no entanto, foi fiel ao plano que Deus tinha para com ele, e venceu todas as tentações em sua vida.

Jesus abriu um caminho novo e perfeito para mim; agora posso seguir a ele e obedecer a sua voz em meu coração, ao invés de ser guiado pelas minhas concupiscências, minha soberba ou todas as outras coisas que moram na minha natureza humana. Ele está pronto para me ajudar como está escrito em Hebreus 4, 16: „Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.“ Dessa maneira também posso viver essa vida boa e cheia da vitória, a qual Jesus viveu aqui na terra.

Independente de qual forma de governo domina aqui na terra, eu tenho uma esperança, me tornar igual a Jesus e posso esperar por um novo céu e nova terra, onde mora a justiça (2. Pedro 3, 13). A nova, natureza divina que alcanço através da fidelidade nessa vida, lá será de valor eterno (2. Pedro 1, 3-4).

A nova, natureza divina que alcanço através da fidelidade nessa vida, lá será de valor eterno.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.