Um vencedor em sua própria vida

Um vencedor em sua própria vida

Você é chamado para governar sobre o pecado, não o contrário. Mas como?

4 minutos ·

A Bíblia tem uma mensagem para você que deseja ser um vencedor em sua própria vida. Você é chamado para governar sobre o pecado e não permitir que ele governe sobre você. Isso é possível se você lutar da maneira certa.

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” Efésios 6:13.

Na Bíblia você pode ler muito sobre a batalha - uma batalha espiritual entre o mal e o bem. Aqui, a vida cristã é descrita como uma guerra travada dentro de mim - uma batalha contra o pecado que habita em mim. Lá eu uso armas espirituais, conforme descrito em Efésios 6: 10-17.

A estratégia para vencer o pecado que quer surgir em mim é simples, mas ainda exige tudo de mim. Se eu for a Deus com as mãos vazias, completamente cansado de minhas próprias reações, pensamentos e concupiscências, então estou na posição certa para receber ajuda.

É uma grande ajuda nomear meus inimigos - e admitir qual é o verdadeiro problema. Talvez eu esteja atormentado por ciúme, e esses pensamentos irritam-se dentro de mim. Deus me conhece, e já sabe sobre isso, mas eu preciso reconhecer isso por mim mesmo e por Deus para ser capaz de lutar contra isso de maneira adequada. Com golpes focados e certeiros, luto muito melhor. "Terei vitória sobre o ciúme e não vou ceder até que todos os pensamentos de ciúme estejam mortos e enterrados!"

A atitude mental correta e o objetivo em vista

Tenho uma grande vantagem se me armar com a mesma mente que José teve quando a esposa de Potifar tentou seduzi-lo. “como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?” Gênesis 39:9.

Se eu tiver essa atitude mental, não serei influenciado. Quando surge um pensamento impuro e eu realmente quero explorá-lo mais, eu desfiro um golpe: Não! Eu não vou falhar com Deus! Quando sinto o ciúme se espalhando pelo meu corpo, e a hipocrisia está clamando por atenção ... Não! Eu sei que isso não é de Deus, mas é o pecado em mim que quer poder. Mas o pensamento é “condenado à morte” e eu venci. Eu não pequei.

É apenas um pequeno sofrimento, em comparação com a glória eterna que aguarda um dos guerreiros de Deus.

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.” 1 Pedro 5:10.

“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor.” Filipenses 3:8.

Na fé e confiança em Deus

Davi, o pastor, não parecia ser um guerreiro. Ele tinha estado nos campos durante toda sua vida, cuidando das ovelhas. No entanto, ele venceu Golias, embora Golias fosse muito maior e mais forte do que ele, visto com olhos humanos e lógica. Davi era superior porque lutou com plena fé e confiança na ajuda e no poder de Deus, em vez de confiar que venceria Golias com sua própria astúcia e força.

Mesmo que minha batalha não seja contra inimigos físicos, posso pensar em Davi quando sinto que a tentação e a batalha que estou enfrentando são tão grandes que mal consigo enxergar além disso. Quando meu “Golias” pessoal, como desânimo, inveja ou qualquer outro pecado, está parado ali zombando de mim e quer me deixar desanimado. Então preciso lembrar quem tenho comigo na batalha; Alguém que está pronto com um exército de anjos atrás de mim.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” Isaías 41:10.

Golias cai novamente

Quando eu acredito em Deus de todo o meu coração, posso lutar contra o pecado com espírito de fé. Mesmo que o inimigo seja grande e forte, eu sei que o poder de Deus é mais forte. É por isso que posso lutar, certo da vitória, sem medo ou desânimo. Golias cai novamente. Eu sou um vencedor em minha própria vida, e cada pecado que deseja surgir encontra um guerreiro - pronto para a batalha.

Ainda estou tentado a pecar, a seguir meus próprios desejos. Mas, com a ajuda de Deus e uma mente decidida, posso governar sobre eles, e não o contrário.

“Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti.” Deuteronômio 28:7.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.