Um mestre em ajudar!

Um mestre em ajudar!

A Bíblia fala sobre a vitória sobre o pecado. Muitas pessoas contam com Jesus para perdoar seus pecados – mas e a vitória sobre o pecado?

5 minutos ·

Jesus, o grande e bom Mestre, está sempre pronto para nos ajudar. A maioria das pessoas pensa que Ele está sempre pronto para nos perdoar nossos pecados, e que podemos chegar a Ele quando estamos doentes ou tivermos outras dificuldades. No entanto, quando se trata de uma ajuda real que o grande e bom Mestre quer nos dar – vitória sobre o pecado que habita em nós – Ele é deixado praticamente de lado.

“Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.’” Isaías 63:1.

Um discípulo quer se tornar como seu Mestre

Havia muitos que seguiram Jesus por causa dos sinais e das maravilhas que Ele realizou, mas apenas alguns se tornaram Seus discípulos fiéis que queriam aprender a se tornar como seu Mestre. Estes estavam dispostos a ser salvos e a serem ajudados a chegar ao trono do Pai.

Jesus falou aos discípulos sobre a justiça, e se desejamos de todo o coração evitar todos os tipos de injustiça, tanto pequenos como grandes, experimentaremos que Ele é poderoso para salvar e é um Mestre para nos ajudar.

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;” Mateus 5:3. Somente aqueles que são pobres em espírito, que têm fome e sede de justiça, e que lutam por si mesmos podem ser ajudados a avançar no caminho novo e vivo.

Você precisa de seu pecado?

A maioria das pessoas não precisa seriamente de seus pecados. Eles não estão muito preocupados se cometerem um pouco de injustiça ou usar palavras falsas e inexatas, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. (Tiago 1:26) Eles contam com perdão, mas não ajudam a vencer o pecado.

Se nos conscientizarmos de que algum pecado ainda tem poder sobre nós – por exemplo, raiva, amargura, ansiedade e desânimo – então devemos ser muito necessários para que se torne uma questão de vida e morte para ganhar a vitória. Nós também devemos ter essa necessidade em nossos corações porque não somos como nosso Mestre.

“Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” Hebreus 2:18.

Não é pecado ser tentado; No entanto, é durante as tentações que nossos gritos de ajuda devem alcançar Aquele que é um Mestre para ajudar. Ele mesmo foi tentado, mas Ele sempre procurou a ajuda de Seu Pai celestial para que Ele nunca pecou em tentação ou em uma provação. Se Ele tivesse cedido a tentação, uma vez, o diabo teria participado nele, e a morte teria tido poder sobre Ele, assim como acontece com todas as outras pessoas.

Salvação para aqueles que lhe obedecem

Houve um grito de ajuda no coração de Jesus: “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;” Hebreus 5:7-9.

Esta batalha de todo coração, com gritos e lágrimas veemente, e com orações e súplicas, foi uma batalha para nos salvar a todos da morte e da perdição eternas. Que grande e glorioso se torna nosso Mestre celestial! Ele foi vitorioso! A morte e o inferno não puderam mantê-lo! A vitória foi conquistada pela obediência e fidelidade nas tentações da vida, e Ele é o autor da salvação eterna para todos aqueles que lhe obedecem. No entanto, ele não pode nos ajudar nem nos salvar se somos desobedientes ou teimosos.

Este grande e bom Mestre merece nosso amor e obediência. Não deixemos Ele estar sozinho com toda a salvação e ajuda que Ele tem disponível para nós.

Torne-se um ajudante

Também nos tornamos verdadeiros ajudantes e guias, na medida em que estivermos dispostos a ser ajudados e guiados. Existe uma enorme necessidade para essas pessoas em todos os lugares. Eles não exigem, mas ajudam e dão! Eles estão dispostos a ser ajudados para que eles possam prestar ajuda! Eles são as pessoas mais úteis na Terra.


Esta é uma versão editada de um artigo que foi publicado pela primeira vez em norueguês no periódico "Skjulte Skatter" (Tesouros Escondidos) de BCC em dezembro de 1968.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.