Tornando-se mais do que apenas uma pessoa “melhor”

Tornando-se mais do que apenas uma pessoa “melhor”

Eu estava constantemente reagindo às coisas de uma maneira que eu odiava. Eis como encontrei a solução.

6 minutos ·

Eu sempre fui uma “boa garota” quando criança. Mas, à medida que envelheci, senti que havia mais na vida do que apenas ser “boa”. Comecei a sentir que faltava algo, um desejo de ser melhor. Algo estava me dizendo que a vida tem que ser algo mais profundo do que apenas dinheiro, sucesso, conhecimento ou tornar-se a melhor no que quer que eu esteja.

E tornou-se muito mais para mim agora.

Eu queria uma vida genuína e autêntica

No final da adolescência e no início dos vinte anos, experimentei alguns momentos difíceis e provações pessoais, mas também tive muito sucesso. Até ganhei um prêmio nacional em design de interiores aos 22 anos! Lembro que, nas reuniões da equipe, eles falavam sobre ser um líder forte, retribuir e muitas outras coisas benéficas, mas senti que algo estava faltando.

Superficialmente, eu estava vivendo uma vida boa, mas o que realmente queria era uma vida autêntica e genuína, também nas áreas que ninguém mais podia ver. E eu sabia que ainda não tinha. Para dizer a verdade, por dentro eu estava muito estressada, ansiosa e exigente com os outros. Isso realmente me deixou muito infeliz, e minha reação foi que eu me tornei realmente mandona e dura. Pude ver o efeito que tive sobre outras pessoas e tentei melhorar, mas por dentro ainda estava cheio de todas essas coisas que me deixaram infeliz.

Eu realmente sou uma pessoa estressada, nervosa e ansiosa por natureza. Tornou-se tão claro para mim que, ao deixar esses sentimentos me controlar, eu também estava cedendo a outras coisas, como irritação e impaciência com outras pessoas. Eu estava deixando esses sentimentos de ansiedade tomarem conta de mim e esquecendo de confiar em Deus. Estava vindo entre mim e meu desejo de ser boa para as pessoas. Por mais que tentasse, sempre acabava reagindo de uma maneira que odiava. Vi que minha inquietação interna estava me impedindo de ser verdadeiramente feliz.

Eu sabia que havia uma maneira de as coisas serem diferentes. Na igreja, vi tantos bons exemplos: pessoas que eu conhecia estavam em provações, mas ainda estavam em repouso, gentis e boas com os outros. Eu senti que elas eram exemplos de como Jesus teria sido. Eu queria ter isso! Eu também queria ser misericordiosa e descansar nas minhas situações.

Finalmente percebi que não podia mudar e que não podia ser verdadeiramente feliz apenas tentando ser “melhor” por conta própria. O que eu realmente precisava era pedir ajuda a Deus para ser livre.

Aprendendo a orar

Lembrei-me da história de Jesus sobre o fariseu e o coletor de impostos. O fariseu estava onde todos podiam vê-lo e ele disse: “Graças a Deus eu não sou como esse pobre cobrador de impostos aqui”. Mas o pobre cobrador de impostos estava necessitado diante de Deus, orando: “Deus, tenha misericórdia de mim, pecador!” Talvez ele nem pudesse dizer em palavras qual era sua necessidade. (Lucas 18: 9-14.) É assim que me sinto a maior parte da minha vida. Muitas vezes minha oração é apenas o clamor do meu coração, mesmo que eu não possa colocar essa necessidade em palavras. Mas sei que Deus ouve minhas orações quando meu desejo é verdadeiro e genuíno, assim como com o cobrador de impostos da história. Eu tenho que ir a Deus sabendo que não posso vencer com minhas próprias forças, mas que estou desesperadamente confiante em sua ajuda.

Na minha necessidade e desejo, aprendi a realmente orar. Foi quando as coisas começaram a mudar. Quando eu parei de tentar controlar tudo e entreguei a Deus, foi aí que eu tive paz. Eu sei que Deus ouve minhas orações. Eu sei que ele responde. Nem sempre da maneira que eu esperava, mas ele me dá graça e força. É aprender a aceitar o plano de Deus para minha vida, em vez de tentar forçar todos os planos que tenho para mim.

Então, minha oração tem sido que Deus me ajude a vencer essas coisas interiores, e então as coisas externas também se encaixam. Ainda é algo que ainda estou trabalhando; Não estou perto de ser perfeita nessas coisas. Mas sei que, com a ajuda de Deus, estou sendo aperfeiçoada. Não sou mais controlada pelo estresse e pela ansiedade e, quando terminar completamente com elas, essa será a minha maior vitória!

“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.” Filipenses 3:12.

Eu posso ser transformada!

Agora administro meu próprio negócio, e os dias podem ser loucos. Mas em todas as minhas situações, Deus está me ensinando. Um verso que frequentemente vem a mim é: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus“. Salmos 46:10. Aprendi a depositar toda a minha confiança nele, a saber que ele está em pleno controle. Quando escolho colocar todos os detalhes da minha vida nas mãos de Deus, posso ser grata e feliz pelos outros e pelas situações e desafios da vida. Entendi que não preciso apenas tentar ser uma pessoa melhor, mas que posso me transformar interiormente; Eu posso me tornar como Jesus, que mostrou apenas bondade, amor e misericórdia em todas as situações!

A vida é tão significativa agora. Agora eu entendo que o desejo e a falta que eu sentia por dentro era o próprio Jesus me chamando para ser como ele! Sei que isso é verdade porque viver com esse objetivo me deixou absolutamente, verdadeiramente, profundamente feliz.

Claro, existem outras coisas que me fazem feliz, como música, arte, flores etc. Mas, no final, todas essas coisas são apenas temporárias. Verdadeira e duradoura felicidade e paz vêm de ter um relacionamento pessoal com Jesus e buscar as coisas que têm valor eterno.

“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Tiago 1: 2-4.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.