Todos os caminhos levam a Deus?

Todos os caminhos levam a Deus?

Muitas pessoas dizem: "Todos os caminhos levam a Deus". Mas isso está correto?

9 minutos ·

Todas as principais religiões do mundo afirmam ter as respostas para as grandes questões da vida. Eles prometem glória e salvação eternas. Em graus variados, eles exigem que os seguidores se comprometam com um conjunto de valores e máximas. Mas essas religiões me aproximam de Deus? E todas elas levam ao mesmo Deus?

Muitas pessoas acreditam em Deus de uma forma ou de outra. Muitos dizem: "Todos os caminhos levam a Deus". "Não importa em que você acredita, desde que acredite em alguma coisa." “Existe um Deus; o que quer que você acredite, Ele te ama. Mas isso está correto?

As três principais religiões monoteístas do mundo (judaísmo, cristianismo e islamismo) têm muito em comum. Todos eles acreditam em um Deus. Eles acreditam que o mundo foi criado por esse único Deus. Eles prometem glória e salvação eternas, se você se submeter aos seus entendimentos e máximas religiosas.

Outra coisa que eles têm em comum é que todos acreditam que fomos separados de Deus por causa do pecado. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e pecaram, a humanidade foi separada de Deus e, portanto, deve encontrar um caminho de volta para Deus.

Encontro com Deus

No entanto, nossa abordagem para encontrar Deus pode variar muito. Algumas pessoas encontram Deus através de fortes emoções, experiências e sensações. Eles entram em um êxtase emocional para entrar em contato próximo com Deus. Para as igrejas cristãs carismáticas, esse arrebatamento emocional costuma ser uma parte importante do culto, com canções de louvor, falando em línguas, gritos de aleluia, etc. Também os sufis muçulmanos atribuem grande importância a esse arrebatamento emocional como uma abordagem a Deus.

Outras pessoas encontram significado nas máximas, leis e regulamentos. Eles devem agir como "freios" ao pecado e às concupiscências e desejos naturais que, de outra forma, seriam a força motriz em suas vidas. Uma boa vida e bênção deve ser alcançada seguindo um conjunto de leis e regulamentos divinamente inspirados. Aqui encontramos muitos cristãos conservadores, muçulmanos, judeus ortodoxos e seguidores de várias outras religiões.

Outros encontram conforto na graça. A graça é um conceito central e importante, especialmente para os cristãos. Para muitos cristãos, graça significa perdão dos pecados que cometeram, mas também pelos pecados que cometerão. Na Igreja Católica Romana, a confissão desempenha um papel central. Confessando seus pecados a um sacerdote e recebendo intercessão, os pecadores são reconciliados com Deus. Isso faz parte do sacramento da reconciliação e é realizado regularmente.

Mas algumas pessoas não estão satisfeitas com nada disso. Elas buscam uma satisfação mais profunda; elas estão cientes de suas carências. Apesar de fortes sensações e experiências, ou um modo de vida devoto com regras estritas de conduta, eles ainda são os mesmos velhos, com as mesmas concupiscências e tendências pecaminosas. E, apesar da graça e do perdão, eles não estão satisfeitos, pois continuam a viver de acordo com suas próprias concupiscências. O problema do pecado ainda não está resolvido!

Quem é deus E qual é o seu desejo por nós?

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oseias 6:3.

Oseias era um profeta judeu, que tinha um desejo sincero de conhecer a Deus. Com base em sua experiência, ele aprendeu que Deus era aquele que veio em seu auxílio no momento certo, quando o procurou com todo o coração.

“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.’” 1 Samuel 15:22.

Samuel era outro profeta judeu, que claramente tinha um conhecimento profundo do que Deus gostava. Ele pôde testemunhar que Deus amava as pessoas que lhe obedeciam e ouviu o que disse. Mas Deus aparentemente não estava tão preocupado com rituais externos.

Jesus - o caminho e a verdade

Jesus está no centro do cristianismo. Há um amplo consenso de que Ele é uma figura histórica importante que teve enorme influência. Mas ele também é algo mais do que isso?

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.’” João 14:6.

Aqui vemos que Jesus disse a seus discípulos que ele é o único caminho para Deus. Muitos dirão que isso pode levar muito longe. Não existem outros caminhos para Deus além de Jesus?

Jesus disse em Mateus 7:21: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

Aqui vemos que Jesus diz que praticar a vontade de Deus é um dos critérios para entrar no reino dos céus. Jesus continua falando sobre construir sua casa sobre uma rocha e não sobre a areia:

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mateus 7:24-27.

João, um dos discípulos de Jesus, mais tarde descreveu Jesus da seguinte maneira em seu evangelho:

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1:14.

Assim, João pôde testemunhar de Jesus, a quem ele conhecia e viu pessoalmente, que a Palavra que Jesus pregava havia se tornado vida nele. Não eram palavras mortas, mas o que ele viveu e também pregou.

Jesus foi um ser humano como você e eu?

De acordo com a carta aos Hebreus, Jesus veio à Terra como homem, com as mesmas condições que você e eu. Ele era o "Filho do Homem"; Ele foi tentado como nós, mas sofreu, ao invés de ceder ao pecado. Dessa maneira, a Palavra se tornou carne nele, e ele pode abrir um novo caminho para nós, de volta a Deus, onde podemos chegar a uma vida que é agradável a Deus.

“Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” Hebreus 2:17-18.

Mas como Jesus foi capaz de sofrer ao invés de pecar? Em vez de ceder quando foi tentado, sofreu e fez o bem. Você mesmo pode ter tentado repetidamente viver de uma maneira que agrada a Deus, mas experimenta repetidas vezes que fica aquém. Por que isso não aconteceu com Jesus?

Deus nos dará poder

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8.

Por meio do Espírito Santo, Jesus recebeu poder para derrotar o pecado que habitava em sua carne, tudo o que não poderia agradar a Deus. Vencendo todo o mal, ódio, inveja, exigências etc., no poder do Espírito Santo, Jesus poderia agradar a Deus. Em vez do mal, surgiu a bondade! No final de sua vida, Jesus testificou que Deus também daria a seus discípulos esse mesmo poder pelo Espírito Santo, e que, portanto, deveriam ser suas testemunhas em toda a Terra.

Mas o que significa ser uma testemunha de Jesus? É suficiente que eu me professe ser cristão?

As pessoas que devem testemunhar sobre algo, naturalmente testemunham sobre o que viram e experimentaram. Aqueles que pessoalmente vêem e experimentam que as coisas que Jesus lhes ensinou se tornaram realidade em suas próprias vidas, são verdadeiras testemunhas de Jesus. Eles podem testemunhar que as palavras que ele falou quando estava neste mundo realmente não são palavras mortas, mas que são palavras vivas, poderosas, capazes de criar algo novo em um ser humano.

Paulo escreve em Romanos 14:17 que o reino de Deus consiste em "justiça, paz e alegria no Espírito Santo". Ao obedecer e cumprir a Palavra de Deus, nossas vidas serão cada vez mais preenchidas com essas três coisas, e nos tornamos portadores do reino dos céus, e podemos ser uma grande bênção para o próximo.

Professar uma religião não pode me fazer realmente feliz nem me aproximar de Deus. Mas fazer a Palavra de Deus, praticando-a nas minhas situações diárias - isso é adoração genuína e verdadeira, que também dá satisfação real e verdadeira. Isso é seguir os passos de Jesus e nos leva de volta a Deus.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.