Tenho que mudar minha personalidade para ser como Cristo?

Tenho que mudar minha personalidade para ser como Cristo?

A vida de um cristão inclui mudanças, mas devo deixar de ser "eu?"

5 minutos ·

A vida de um cristão inclui mudanças, mas devo deixar de ser “eu?”

Não há dúvida de que a vida de um cristão inclui mudanças. A Bíblia fala sobre uma vida de transformação completa e absoluta. Como cristãos, devemos ser conformados à imagem de Jesus Cristo. (Romanos 8:29) Não há chamado maior do que este!

Mas, o que isso realmente significa em um sentido prático? Temos que mudar nossas personalidades: nosso senso de humor e todas as nossas qualidades naturais, a fim de ser como Cristo?

Somos indivíduos em Cristo

O próprio Deus é aquele que nos formou. Ele nos ama como somos e deu a cada um de nós nossa personalidade e um conjunto de qualidades que são individuais e exclusivas para nós. Não temos que mudar nossa personalidade para sermos conforme à imagem de Cristo (Romanos 8:29), mas somos chamados a segui-lo e servi-lo como indivíduos únicos. “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” 1 Coríntios 12:4-6.

No entanto, independentemente da personalidade que tenhamos, não é tão difícil ver que algo em nós nos impede de seguir o exemplo de pureza completa de Jesus. Paulo escreveu: “Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.” Romanos 7:21.

Nós temos uma natureza corrompida

Não é natural que respondamos às nossas situações e aos outros com a pureza que está em Cristo. Uma observação sarcástica, por exemplo, considerada inofensiva, pode facilmente ser motivada por verdadeiro desprezo por outra pessoa, irritação ou desejo de sempre ter a última palavra em uma conversa. Da mesma forma, outras coisas que fazemos regularmente, assim como nossos pensamentos e palavras podem estar contaminados com intenções impuras, temor de homens, ansiedade, ciúme, orgulho, egoísmo, etc. Essas coisas não fazem parte de nossa personalidade, mas são as tendências para o pecado (“pecado na carne”) que toda pessoa herdou ao nascer.

A Bíblia nos diz que isso resulta da queda. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus no Jardim do Éden, o pecado envenenou sua natureza humana. A humanidade foi entregue às concupiscências e desejos de sua carne natural corrompida e o pecado prevaleceu nos pensamentos e mentes das pessoas. (Gênesis 6: 5)

Purificando-nos

No entanto, Jesus veio para nos oferecer uma saída desta natureza pecaminosa: um caminho para a pureza completa, para segui-lo e ser semelhante à sua imagem! João escreve que todos aqueles que esperam ser como Cristo se purificam, assim como Cristo é puro. (1 João 3: 3)

Se quisermos ser como Jesus, então nos purificamos ou negamos tudo o que vai contra a boa e perfeita vontade de Deus, em obediência à verdade. (1 Pedro 1:22) Nada deve ser usado como escudo ou desculpa para que o pecado reine em nossa vida. Precisamos usar a Palavra de Deus para julgar nossos pensamentos, palavras e ações e nos separar de todo pecado!

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12.

Em outras palavras, usamos a Palavra de Deus para julgar nossos pensamentos e ações e rejeitamos conscientemente (ou nos purificamos de) tudo que tem sua raiz no pecado. Ao fazer isso, estamos imitando Jesus, o primeiro ser humano em quem Deus foi capaz de condenar o pecado na carne, quando Jesus negou a concupiscência do pecado que ele encontrou em sua própria natureza humana. (Romanos 8: 3)

Livre para servir a Deus assim como somos

Tornar-se como Cristo exige que nos purifiquemos em obediência à Palavra de Deus. Seguimos o exemplo de Jesus de condenar o pecado em nossa própria carne. Ao fazer isso, nos tornamos como ele! Ficamos livres de coisas como medo do homem, ansiedade, ciúme, impureza, orgulho e egoísmo e aumentamos as virtudes de Jesus a cada dia.

O pecado não liga mais e restringe nossos pensamentos e ações! Somos livres para ser nós mesmos e podemos confiar no que fazemos e dizemos de coração puro, não importa a personalidade que possuamos.

Deus preparou obras para cada um de nós. Em Efésios 2:10 está escrito: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Da mesma forma, existem coisas que somente você e sua personalidade podem realizar e é o desejo de Deus que ele possa usar você e sua personalidade para realizar uma variedade de boas obras! Quando cada um de nós se purificar em obediência à Palavra de Deus, nos tornaremos mais e mais semelhantes a Cristo. Não apenas isso, também nos tornaremos cada vez mais livres para ser um indivíduo em Cristo, assim como Deus planejou.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.