Sou cristã porque isso pode ser provado em um livro?

Sou cristã porque isso pode ser provado em um livro?

Como um debate com um não crente me ensinou a conhecer Deus por mim mesma.

5 minutos ·

Eu sempre pensei em mim como sendo uma cristã. Eu cresci em uma família cristã e fui à igreja todos os domingos como um relógio. Quando eu tinha 13 anos, entreguei meu coração a Deus. Esforcei-me ao máximo para ser uma boa cristã, mas enquanto orava e lia minha Bíblia regularmente, não demorou ficar velha para que minha fé fosse questionada e fui forçada a reexaminar as crenças que aprendi desde a infância e a adolescência e determinar o que elas significaram para mim pessoalmente.

O que significa ser cristão?

Quando comecei a faculdade, fiz uma aula de astronomia como uma das minhas disciplinas optativas. Meu professor também ensinou muitas aulas de física na faculdade e era ateu. Ele rapidamente me identificou como cristã e costumava parar a turma para me perguntar o que eu pensava sobre um assunto ou tópico que ele estava discutindo, ou questionava minhas crenças. Depois da aula, ele costumava tentar me envolver em debates animados sobre a evolução. Eu não me importei com suas provocações e brincadeiras, mas ele era tão experiente e confiante em sua própria crença na evolução que me fez querer ser capaz de responder com igual autoridade sob modelo inteligente.

Comecei a pesquisar e ler artigos e livros sobre as duas teorias. Os evolucionistas argumentaram que há mais evidências para apoiar a evolução do que os eventos escritos na Bíblia, enquanto os criacionistas argumentam que a datação por carbono é imprecisa, as lacunas dos fósseis em transição no registro fóssil refutam a evolução, e as formas de vida celular são complexas demais para evoluir por acaso. Ao ler um argumento após o outro, senti-me sendo puxada em duas direções. Uma era uma necessidade competitiva de provar que o cristianismo estava certo; o outro estava com uma pequena voz na minha cabeça dizendo: “Por que isso importa? Ser cristão não tem nada a ver com debates sobre modelo inteligente. O que ser cristão significa para você pessoalmente?

Crer sem ver

Percebi que em todas as minhas pesquisas havia algum tempo desde que peguei minha Bíblia, então peguei e comecei a ler. E enquanto eu lia, um versículo em particular se destacou para mim:

“Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” Mateus 11:25.

O versículo me frustrou. Por que Deus ocultaria as coisas dos sábios e entendidos? Por que os segredos do universo não poderiam ser revelados a todos para que todos soubessem que havia um Deus? A resposta veio a mim assim que me fiz essas perguntas. O cristianismo não seria mais uma vida de fé. As pessoas mais inteligentes que tinham mais conhecimento chegariam mais longe, enquanto outras seriam deixadas na poeira. Em sua infinita sabedoria, Deus usou a fé, e não o conhecimento, como o caminho que volta a Ele, para que ninguém fosse deixado para trás. Por isso Jesus disse a Tomé:

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” João 20:29.

Aproximando-se de Deus

Ao pensar nessas palavras, uma paz tomou conta de mim, e percebi que me aproximo de Deus não lendo livros sobre modelo inteligente, não sendo cristã porque meus amigos e familiares são, mas acreditando em Deus por mim e para mim, sendo obediente à sua Palavra. Por exemplo, em Mateus 5:48, diz sê perfeito, assim como meu Pai no céu é perfeito. Eu posso fazer isso dizendo não quando sou tentada a pecar e orando a Deus por ajuda para fazer a sua vontade, como Jesus fez quando estava na terra. (Hebreus 4:15) Dessa maneira, provo que a Palavra de Deus é verdadeira através da vida que vivo e atraio outros a Deus através do meu exemplo. (1 Timóteo 4:16) Também recebo uma paz e alegria que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar que preenche os lugares vazios do meu coração.

Um relacionamento pessoal com Deus é igual a uma vida feliz

Devolvi todos os livros que havia conferido à biblioteca e, depois da aula seguinte, quando meu professor me impediu de sair para outra discussão animada, me virei para ele com um sorriso. "Você sabe", eu disse, "não sou cristã porque isso pode ser provado em um livro. Eu sou cristã porque quando vivo de acordo com a Palavra de Deus, isso me faz feliz. " Eu esperava que ele combatesse minha afirmação com outro argumento, mas, em vez disso, ele olhou para mim por um momento e depois sorriu.

"Eu respeito isso", disse ele. "Eu só queria ter certeza de que você estava pensando por si mesma e não acreditando em algo só porque é isso que aprendeu." Eu fiquei atordoada. Depois de ouvir seus comentários e brincar durante todo o trimestre, bastou uma simples declaração pessoal de fé de minha parte para encerrar o debate. Continuamos amigos e ele nunca mais questionou minhas crenças. Consegui as melhores notas da turma, mas, mais importante, tomei uma decisão firme que continua a me deixar cada vez mais feliz: uma decisão que não tinha nada a ver com a adoção das crenças dos outros ou com o envolvimento em debates científicos, mas tudo a ver com desenvolvendo meu próprio relacionamento pessoal com Deus.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.