Sentindo-se culpado por ser tentado?

Sentindo-se culpado por ser tentado?

Tentação não é nada para se sentir culpado. Aqui está o porquê …

5 minutos ·

Você não é mal porque é tentado a ver coisas impuras.

Você não é uma mãe horrível porque se sente tentada a gritar com seus filhos por impaciência ou frustração.

Você não está condenado porque é tentado a duvidar.

Você é tentado porque …

Essas tentações vêm como resultado do pecado em sua carne, e não é porque algo está errado com você que você tem pecado em sua carne.

“Não veio sobre vós tentação, senão humana …” 1 Coríntios 10:13.

É por causa da queda que toda a humanidade tem essas paixões e desejos inatos que nos tentam a pecar.

Mas a intenção é que devemos governar nossa carne, não que ela deva dominar sobre nós! (Gênesis 4: 7) Não devemos ser escravos do pecado, cedendo aos sentimentos que isso causa e que se levantam em nós. Pensamentos impuros, irritação, dúvida, essas coisas não devem nos prender.

Quando, por exemplo, você se sente impaciente e fica tentado a gritar com seus filhos, saiba que você não pecou naquele momento! Você pode sentir que tem, porque uma tentação vem como um sentimento de que você gostaria de fazer alguma coisa. Mas contanto que você odeie essa impaciência e resista à tentação de gritar com seus filhos, contanto que você não concorde conscientemente em permitir que a impaciência governe suas ações, e permita que palavras e comportamentos severos saiam de você, então você está vencendo, mesmo que o sentimento de impaciência continue por um tempo.

Uma lista na tentação:

Há duas coisas que são importantes quando você experimenta essas fortes tentações.

  1. Use a Palavra de Deus como uma espada contra o diabo, que vem para tentar convencê-lo a ceder à tentação. "Vai se sentir bem", ele diz a você. Ou “Eles merecem”. No jardim do Éden ele disse a Eva: “Deus realmente disse …?” E a convenceu de que o que ela realmente sabia que estava errado não seria realmente desobediência a Deus. Mas quando Jesus, nosso exemplo e líder, foi tentado no deserto, Ele disse: “Fora com você, Satanás! Pois está escrito … ”E Ele usou a Palavra de Deus para enviar o diabo a todos.

E para ter uma Palavra de Deus para usar no momento em que você precisa, então você precisa estar preparado antes mesmo de chegar ao momento em que é tentado. Você precisa conhecer a Sua Palavra. “Escondi a tua palavra no meu coração”, escreveu o salmista, “para que eu não peque contra ti”. Salmos 119: 11. Esconda a Sua Palavra no seu coração também, para que você a tenha quando precisar!

  1. Vá ao trono da graça para obter misericórdia e graça para ajudar em seu tempo de necessidade. (Hebreus 4:16) Seu tempo de necessidade é o tempo em que você é tentado. Então você pode orar para receber ajuda para vencer a tentação. E essa ajuda não é que a tentação desapareça e que você não se sinta mais impaciente, mas receba força e poder para resistir à tentação até que ela seja totalmente vencida.

Leitura adicional: Como obter ajuda quando você mais precisa

Aprendendo com a tentação

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” 1 João 2:1.

Se você cair, então você pode se arrepender e ser perdoado. O trono da graça também é para isso. Mas a intenção não é que você deva cair repetidamente. Lembre-se, você deve governar sobre o pecado! Se você cair, então a intenção é que você aprenda com seus erros e faça melhor da próxima vez. Que você se prepare antes de ser tentado, então você pode ter certeza que vai vencer!

Pode levar tempo até você chegar à vitória. Quando você reconhece a verdade sobre si mesmo – por exemplo, que você tem uma tendência a ficar impaciente – e toma a decisão de vencer isso, isso não significa que você magicamente deixará de ser tentado a isso. O que isso significa é que você será tentado, e você pode até cair novamente antes de chegar à vitória. Mas se você continuar a lutar, firme em sua fé, buscando ajuda na Palavra de Deus e em oração, você, pouco a pouco, finalmente vencerá tudo. Você será transformado e renovado e onde a impaciência e a frustração costumavam ser parte de sua natureza, a paciência e a longanimidade gradualmente crescerão e a substituirão. Essa é a graça incrível que temos em Cristo Jesus.

Essa é a fé que você tem que manter enquanto você ainda está no estágio de lutar para vencer. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.