Semeadura e colheita: fazer as escolhas certas

Semeadura e colheita: fazer as escolhas certas

A vida é cheia de escolhas. Você colherá o que você semear – por isso, escolha a vida!

5 minutos ·

Deus disse a Moisés, “tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” Deuteronômio 30:19.

A vida é cheia de escolhas. Está escrito em Provérbios para " pondera o caminho dos teus pés, e … retira o teu pé do mal". Provérbios 4: 26-27. Precisamos pensar sobre nossas escolhas e quais são as conseqüências de nossas escolhas. Eles podem levar à corrupção, ou à vida eterna.

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.“ Gálatas 6:7-8.

Você decide na hora da tentação

Tudo na vida vai exatamente de acordo com o que está escrito na Palavra de Deus. Não há exceções. Esta é uma lei da vida que afeta todos, seja um crente ou um não-crente. Você colherá o que você semeia. Toda a corrupção que está no mundo vem dos desejos. (2 Pedro 1: 4) Tiago pergunta: "De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? "Tiago 4: 1.

Todo pecado começa na vida de pensamentos. Quando uma tentação surge como um pensamento, e eu concordar com isso, dá origem ao pecado; e quando o pecado está crescido (praticado), ele produz a morte. (Tiago 1: 14-15) Esta morte é o salário do pecado; uma morte espiritual, onde a consciência de alguém se endurece e não se pode discernir entre o bem e o mal. Essa pessoa vive no pecado.

Está escrito sobre os prazeres passageiros do pecado que Moisés rejeitou. O que as pessoas não contam é que depois que o prazer do pecado passar, a colheita da corrupção seguirá. É colhida em dificuldades conjugais e divórcio. É colhida com dificuldades financeiras. É colhida na vida de pensamentos com imagens de comportamento pecador passado. Outro pode ser atormentado com pensamentos de arrependimento, ansiedade, suspeita, falta de alegria, amargura, descontentamento e todo tipo de más lembranças. Mas Jesus pode nos libertar de tudo isso e nos libertar! (João 8: 34-36)

A Palavra de Deus é a solução

Podemos vencer mesmo quando temos que colher, tomando uma batalha na vida de pensamentos, levando os pensamentos cativos e trazendo-os para a obediência de Cristo. (2 Coríntios 10: 3-5) Esses pensamentos devem ser cumpridos com um "não" firme e inabalável e, em seguida, trazendo nossos pensamentos, o mais rápido possível para a Palavra de Deus e na fé, obedecendo à Palavra. Paulo escreve em conexão com a ansiedade para meditar em tudo o que é nobre, puro, adorável, de boa fama, virtude e qualquer coisa digna de louvor. (Filipenses 4: 8) Ao longo do tempo, pode-se descansar da colheita na vida de pensamentos.

Está escrito sobre ser endurecido através do engano do pecado. (Hebreus 3:13) O pecado pode ser enganador e Satanás pode fazê-lo parecer como algo muito atraente apelando ao nosso raciocínio. Apenas olhe ao redor e você verá o fruto de tal decepção. Você verá o salário do pecado. Os políticos, os animadores, as estrelas dos esportes e as pessoas na sua esfera diária são expostos e colhem a corrupção. Eles são abaixados por causa do orgulho.

Escolha vida!

Por que não escolher a vida e evitar todo esse sofrimento e miséria desnecessários? Semeie no Espírito e colha a vida eterna. Paulo escreve em romanos que o espírito é a vida e a paz. (Romanos 8: 6) Se andarmos no Espírito, não cumpriremos os desejos da carne. (Gálatas 5: 16-17) Há uma batalha na vida de pensamentos. O Espírito cobiça contra a carne e a carne contra o Espírito. Eles são contrários um ao outro. Mas, através do poder de um Espírito eterno, podemos vencer esses desejos da carne! Paulo escreve que, se cedermos às obras da carne, não herdaremos o reino de Deus. Esse reino consiste em justiça, paz e alegria no Espírito Santo, que são frutos da vida vencida.

Paulo também lista os frutos do Espírito. "… amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança…." Gálatas 5: 22-23. E ele exortou Timóteo a fugir das coisas do mundo e lutar a luta da fé e apoderar-se da vida eterna. (1 Timóteo 6: 11-12) Jesus também lutou nesta luta. Essa batalha resultou na perfeição como resultado da aprendizagem da obediência nos sofrimentos. (Hebreus 5: 8) Toda a plenitude de Deus veio a habitar em Seu espírito. Ele abriu esse caminho para que nós o seguíssemos. É uma luta que vale a pena lutar. Então, em suas situações diárias escolha a vida! Você não vai se arrepender.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.