Segurando na palavra de Deus à beira da morte

Segurando na palavra de Deus à beira da morte

Hospitalizado com COVID-19, os versículos da Bíblia que vinham à sua mente eram algo para Hermen se apegar.

Enquanto estava hospitalizado e isolado na unidade pulmonar nesta primavera, Hermen estava tão doente que mal teve consciência de estar vivo. A atmosfera no departamento era assustadora; os pacientes começaram a entrar em pânico por causa do curso instável e imprevisível da doença. Naqueles dias difíceis e noites longas e sem dormir, Hermen se apegava a versos da palavra de Deus que vinham à mente.

“Hoje, eu e minha esposa fomos passear de bicicleta juntos para poder começar a recuperar a forma física”, diz Hermen com entusiasmo quando nos cumprimentamos em uma vídeo chamada. Sua voz soa animada e é difícil imaginar que ele estava à beira da morte há apenas algumas semanas. “A graça de Deus é o tema recorrente na minha vida”, diz Hermen. “Eu devo tudo a ele.”

“Deus continuou batendo na porta do meu coração”

Hermen cresceu com seis irmãs, e a fé cristã ocupava um lugar central na família. Ele tem boas lembranças da infância e ainda se lembra de como o pai lhes contou histórias vívidas e entusiasmadas. Mas quando ele era adolescente, Hermen seguiu seu próprio caminho, e sua fé da infância ficou em segundo plano.

“É pura graça que Deus continue batendo na porta do meu coração”, diz Hermen enfaticamente. Ele tinha 18 anos quando saiu de férias para o sul da França com um amigo. Não era tudo o que ele imaginara, e Hermen voltou para casa desiludido. “A partir daquele momento, o Espírito de Deus começou a falar comigo poderosamente; era como se Deus me agarrasse pela nuca e dissesse: ‘Hermen, o que você quer da sua vida? Quero mostrar-lhe uma maneira completamente diferente! ‘Pela graça de Deus, pude me arrepender naquele momento. Estou convencido de que também devo essa reviravolta na minha vida às orações dos meus pais. ”

Desejo de uma vida cristã correta

O Hermen recém-convertido sentiu uma grande necessidade de se aprofundar na Bíblia. Ele ansiava pela vida cristã honesta e direita da qual lia ali. Várias vezes por semana, Hermen realizava uma reunião de oração com alguns amigos, freqüentemente na floresta, e oravam para serem cheios do Espírito Santo. “Eu li em João 3: 8 que quem é guiado pelo Espírito Santo é tão flexível quanto o vento, e era exatamente assim que eu queria viver! Como seres humanos, podemos ter uma mente estreita e nos preocupar com formas e aparências inúteis. Mas quando somos inspirados pelo Espírito de Deus, nos tornamos puros e descomplicados e aprendemos a ser flexíveis. Então Deus pode nos usar para viver para a glória de seu nome. ”

Compartilhar a alegria do evangelho

Ele queria compartilhar sua alegria no evangelho que estava lendo na Bíblia com outras pessoas. “Eu amo as pessoas e também queria que outros experimentassem a felicidade que eu havia encontrado através do evangelho. O evangelho pode libertar as pessoas e dar-lhes esperança e luz! A divulgação do evangelho, as boas novas, está muito próxima, começando em casa e com as pessoas próximas a você. ”

Mas seu amor pelas pessoas também trouxe Hermen através das fronteiras internacionais. Suas primeiras viagens foram para a Europa Oriental, e mais tarde ele também viajou para outros continentes, como América do Sul e Ásia. “Se você entrou em contato com pessoas que anseiam por paz e libertação interior, sente-se compelido a visitá-las novamente para fortalecê-las”, diz Hermen, explicando suas muitas jornadas. Ele se emociona quando fala sobre os amigos que fez em todo o mundo, sobre sua fé inabalável, mesmo nos anos em que a comunicação ainda era muito difícil devido às suas condições de vida primitivas.

Infectado com o coronavírus

Nesta primavera, Hermen adoeceu. A princípio, parecia uma gripe leve, mas logo os sintomas pioraram: dor muscular ardente, febre e falta de ar cada vez maior. No final, uma ambulância teve que ser chamada e, a caminho do hospital, ele foi imediatamente colocado em um ventilador. Suas suspeitas foram confirmadas por um teste no hospital: ele havia sido infectado com o coronavírus.

A condição de Hermen se deteriorou rapidamente. A entrega máxima de oxigênio não foi suficiente; ele ainda estava com falta de ar. Na unidade pulmonar, ele recebeu oxigênio através de uma máscara respiratória ativa. “Um capuz é ajustado firmemente em volta da sua cabeça e o ar é soprado em você como um furacão. Não adiantava tentar dormir. Eu tinha tanta dificuldade em respirar e me senti tão mal que mal registrei estar vivo. Mais tarde, ouvi dizer que todos os cinco lóbulos pulmonares estavam inflamados e dificilmente absorviam oxigênio. ”

“Quando o pânico estava ameaçado, me apeguei a versículos da Bíblia”

A atmosfera na unidade era opressiva. “Eu estava em uma enfermaria com dois outros pacientes. Incerteza e medo fizeram as pessoas entrarem em pânico. Ao meu lado estava um homem que tossia muito. Durante uma daquelas noites, a tosse parou subitamente. Ele morreu sem seus entes queridos ao seu redor. Isso também foi muito difícil para a equipe de enfermagem. ”

Naqueles dias e horas difíceis, quando o pânico estava às vezes muito próximo, Hermen se apegava aos versículos da Bíblia que vinham à mente. “A Bíblia é como um tesouro, cheio de ajuda. Não vou listar todos os versículos que me ajudaram porque existem muitos. Mas um verso surpreendente no Salmo 119: 143 muitas vezes retornou aos meus pensamentos: ‘Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.’

“Enquanto estava deitado, pensei nas palavras da Bíblia. Por exemplo, ‘Não estejais inquietos por coisa alguma…’ (Filipenses 4: 6.) Repeti muitas e muitas vezes: ‘inquieto por coisa alguma‘ Notei que, quando essas palavras vieram à mente, elas me ajudaram a controlar minha respiração. Elas me deram paz e se tornaram uma fonte de alegria, um deleite, como está escrito naquele versículo dos Salmos! ”

Mergulhe na palavra de Deus!

“Você pode imaginar como fiquei agradecido por ter lido muito a Bíblia quando era jovem, para que essas palavras me ocorressem e me ajudassem! Eu recomendaria isso a todos os jovens! Quando você é jovem, você tem tempo. Você pode pensar: ‘Ainda tenho anos’, e esse geralmente é o caso. Mas hoje em dia, quando há tanta informação e entretenimento digital em oferta, você pode facilmente deixar seu tempo passar por seus dedos.

“Não há melhor investimento em sua vida do que mergulhar na palavra de Deus. Conscientemente, reserve um tempo para fazer isso, não apenas uma leitura superficial da Bíblia, mas pensando no que isso significa para você pessoalmente. Então esses versículos da Bíblia vêm à sua mente e se tornam uma ajuda para você em todas as circunstâncias. Por estar ocupado com a palavra de Deus dessa maneira, você conhece a Deus! Isso lhe dá uma base sólida em sua vida. ”

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.