Se somos salvos pela fé, então o que é fé?

Se somos salvos pela fé, então o que é fé?

É quase impossível colocar o significado da fé em poucas palavras, mas algumas coisas são fundamentais para entender o conceito.

6 minutos ·

O que é fé? Isso pode parecer uma questão carregada, já que a fé não é algo visível ou tangível, e pode de fato significar coisas diferentes para pessoas diferentes! Podemos perguntar mais especificamente, o que a fé significa para um cristão? É quase impossível colocar o significado da fé em poucas palavras, mas algumas coisas são fundamentais para entender o conceito.

Fé é escolher a crer

Antes de tudo, a fé cristã professa uma crença sem reservas na Bíblia, a Palavra de Deus para a humanidade – verdadeira, testada e imutável. Fé é também confiança plena e sem reservas em Deus, em Seu amor por mim e em Seu poder para me ajudar, seja qual for o meu caminho na vida.. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6.

Fé é uma escolha. Eu preciso de fé para me tornar um cristão. Eu escolhi crer em Jesus Cristo, que Ele morreu pelos meus pecados, e que crendo Nele, meus pecados serão perdoados. A promessa é clara. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. É a fé em uma pessoa que salva uma alma crente, não a fé em uma filosofia particular ou um código de regras.

Todo cristão concordará que a salvação é um dom, não algo que alcançamos por nossos próprios esforços.  “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;.” Efésios 2:8-9. Reconhecer o meu pecado e arrepender-se dele é o primeiro e vital passo. Mas ainda não consigo me salvar! “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23. Para receber este presente, devo crer e aceitar pessoalmente no dom de Deus para mim em Seu Filho. O perdão dos pecados é um começo maravilhoso e traz grande alegria a todo verdadeiro crente em Jesus. Não é pouca coisa ter o fardo e a culpa do pecado removidos da minha consciência!

O que vem depois?

Então eu sou salvo pela graça através de um ato de fé. Eu escolho crer. Então o que? Ainda preciso de fé? Sim! Se eu quero viver uma vida que agrada ao Salvador em quem creio. Embora a culpa do pecado tenha desaparecido, o pecado que habita em minha natureza ainda será a causa de muitas tentações. O próximo versículo de Efésios 2 nos diz quais são os pensamentos de Deus para nós depois de nossa experiência inicial de salvação. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10. Então Deus tem algo muito maior, e ainda mais maravilhoso em mente para nós depois que crermos nele para o perdão.

Também está escrito em Romanos 5:10: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”   A vida de Jesus foi uma vida de ação. “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” Hebreus 5:8. Para ser salvo por Sua vida, preciso de uma fé que me leve à ação. Paulo chama isso de obediência à fé. (Romanos 1: 5)

Jesus é o nosso grande precursor e o autor e consumador da nossa fé. (Hebreus 12: 2) Todos os heróis da fé na antiga aliança agiram em sua fé. Eles fizeram alguma coisa. Cada um deles creu – e agiu! Pela fé Noé preparou uma arca, pela fé Abraão obedeceu, e assim por diante. (Hebreus 11)

Vá para a ação!

João escreve simplesmente: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” João 1:4. É nessa luz da vida de Jesus que eu preciso andar – entrar em ação! Se eu realmente quiser obedecer às boas leis da vida de Deus encontradas em Sua Palavra, logo me encontrarei em uma batalha, uma batalha contra o pecado que a luz revela. Este é o bom combate da fé!

Para vencer essa batalha, preciso crer em um poder fora de mim, no poder do Espírito Santo, em Jesus que prometeu que pode me salvar completamente. (Hebreus 7:25) Essa salvação contínua é uma obra de fé. Não tem nada a ver com meus sentimentos, que podem subir e descer como um ioiô. Mas quando eu creio em Deus, e coloco meu coração para obedecer, mesmo contra meus sentimentos ou meu entendimento humano, então Deus também entra em ação! Ele envia graça e ajuda em tempo de necessidade, e toda honra pela salvação ganha pertence a Ele!

A fé abre a porta para uma vida vitoriosa! Pela fé, podemos realmente vencer como Ele venceu! “…e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1 João 5:4. Eu acredito em seu poder para salvar. Eu creio que quando eu tomo minha cruz e nego a mim mesmo como Jesus fez, ou como as escrituras também dizem, “crucificado com Cristo,” eu serei vitorioso sobre o pecado e o ego. “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20.

A fé é um bem precioso! Como dissemos para começar, não é visível nem tangível. No entanto, Jesus disse para o hesitante Tomé: “Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” João 20:29. Pedro escreve sobre esta bem-aventurança também.  “… Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” 1 Pedro 1:8-9. O resultado de uma fé viva é visível e tangível! Os discípulos viram e tocaram em Jesus, e nosso chamado como cristãos é chegar a essa mesma vida alegre e gloriosa – pela fé!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.