Samuel: Como ouvir a voz de Deus

Samuel: Como ouvir a voz de Deus

Samuel era especial desde a infância. Sua história nos mostra a importância de ouvir a voz de Deus e obedecê-la a todo custo.

5 minutos ·

O sumo sacerdote Eli já era velho quando Samuel foi servir e morar com ele no templo. Embora seus filhos devessem assumir o sacerdócio quando Eli morreu, eles não tinham interesse em servir a Deus. Em vez disso, eles trataram as leis e rituais judaicos com desprezo e Eli não tinha força ou vontade para puni-los por sua maldade. (1 Samuel 2: 12-17) Como resultado, Deus não foi capaz de se comunicar de coração a coração com Eli da maneira que ele fazia com os outros, como Moisés.

Quando o pequeno Samuel chegou ao templo, Deus estava prestando muita atenção. A mãe de Samuel prometera levar Samuel ao templo para que ele pudesse servir a Deus desde a infância. Deus se lembrava disso, e estava apenas esperando o momento certo para falar com Samuel de uma maneira que ele não era capaz de fazer com Eli e seus filhos.

Deus encontrou um coração puro em Samuel

O que tornou este jovem tão especial que Deus quis falar com ele? Está escrito que a palavra do Senhor era rara naqueles dias e não havia revelação generalizada. (1 Samuel 3: 1) Deus havia avisado a Eli que sua casa seria derrubada, dizendo: “Vou levantar para mim um sacerdote fiel que fará de acordo com o que está em meu coração e em minha mente. Edificarei para ele uma casa segura, e ele andará perante o meu ungido para sempre. ”1 Samuel 2:35. Ele estava procurando por alguém com um coração puro, e Ele encontrou isto em Samuel.

Quando Deus o chamou à noite, é claro que Samuel achou que fosse Eli. Ele estava acostumado a obedecer, então ele se levantou imediatamente. Isso aconteceu três vezes e, finalmente, Eli entendeu que Deus estava tentando falar com o menino. Então ele disse a Samuel que quando ele ouvisse a voz novamente deveria responder: “Fala, Senhor, porque o teu servo está escutando.” (1 Samuel 3)

Eu sempre pensei sobre Samuel e sua resposta simples. Eu percebo como é importante estar atento quando Deus está tentando falar comigo. No tempo de Samuel, foram os profetas ou sacerdotes que foram mediadores entre Deus e o homem, mas agora Deus pode falar-nos diretamente pelo Seu Espírito Santo. A Bíblia contém as leis e a sabedoria de Deus. Por exemplo, está escrito em João 14:21 que,“… Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” Então, se eu tiver primeiro a Palavra de Deus, e então obedecê-la, então eu receberei o Espírito Santo. Como sou fiel, posso aprender a ouvir essa voz em meu coração cada vez mais e isso pode me guiar em minha vida diária.

Um relacionamento de coração para coração com Deus

Quando Deus falou com Samuel pela primeira vez, Ele teve uma tarefa importante para ele realizar; um teste para provar sua fidelidade. Está escrito que Samuel teve medo de dizer a Eli o que Deus havia dito. (1 Samuel 3:15) Mas Eli queria ouvi-lo, então Samuel lhe disse: Deus estava pronto para cumprir suas promessas contra Eli e seus filhos, e estabelecer Samuel como um profeta para seu povo.

Samuel tinha um coração puro, mas Deus precisava testá-lo nessa situação. Também é o mesmo para nós. Deus nos envia tarefas que provam nossa fidelidade. Eles podem parecer difíceis – talvez Deus nos peça para contar a verdade a alguém, como Samuel, mesmo sabendo que a outra pessoa pode não querer ouvi-la. Mas se eu quero provar que eu amo a Deus acima de tudo, então eu preciso obedecer, quando Deus fala em meu coração. Quanto mais rápido eu obedeço, melhor o resultado.

Os lugares na Bíblia onde Samuel é mencionado nos mostram que ele preservou um coração puro durante toda a sua vida, e como resultado ele sempre ouviu a voz de Deus. Quando Ele orou em nome do povo, Deus sempre ouviu.

É o pecado que nos separa de Deus. Se não estivermos dispostos a nos humilharmos sob a vontade de Deus, a obedecê-lo e a destruir o poder do pecado em nossas vidas, experimentaremos que estamos afastados da graça de Deus, como Eli era. Mas se mantivermos nosso coração puro, podemos também ter este relacionamento de coração a coração com Deus, para que Ele possa falar conosco. Então nós também podemos ser cooperadores de trabalho com Ele como Samuel estava em seu tempo!

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.