Sadraque, Mesaque e Abed-Nego: nada poderia motivá-los a pecar

Sadraque, Mesaque e Abed-Nego: nada poderia motivá-los a pecar

Posso dizer que nada poderia me motivar a pecar conscientemente?

6 minutos ·

Se você cresceu indo para a Escola Dominical, você conhecerá bem a história de Sadraque, Mesaque e Abed-Nego. Três homens tementes a Deus recusaram-se a se curvar diante de um ídolo e acabaram sendo lançados em uma "fornalha de fogo ardente". Ainda assim, você pode dizer que tem a mesma atitude quando se trata de ceder à pressão de seu corpo de pecado para fazer coisas que você sabe que são erradas?

Sadraque, Mesaque e Abednego: exemplos para nós hoje

Foi uma ordem direta do rei: “Ordena-se a vós, ó povos… prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.” Daniel 3:4-6.

Mas Sadraque, Mesaque e Abednego não seriam condenados a pecar dessa maneira. Estes eram jovens judeus que foram educados sob o mandamento, “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura…  Não te encurvarás a elas nem as servirás.” Êxodo 20:3-5. Então, quando eles foram apresentados com a opção de pecar ou serem jogados no fogo, realmente não havia escolha para eles. “Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.” Daniel 3:17.

Quantas pessoas têm esse tipo de zelo quando se trata de se recusar a pecar? Quantas pessoas estão dispostas a suportar qualquer coisa, em vez de pecar? Essa história de milhares de anos atrás pode se aplicar diretamente às nossas vidas hoje. Nós também podemos ter uma fé em Deus que sabe, sem sombra de dúvida, que se estivermos dispostos a sofrer qualquer coisa por sua causa, a fim de que sua vontade seja feita na terra como no céu, então ele nos conduzirá através de qualquer fogo que temos que suportar.

O fogo que nos prova e nos purifica

“Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? ... Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.” Daniel 3:24-25.

Pode ser que queiramos evitar aquelas situações que vão provocar um incêndio em nossas vidas, quando temos que perder algo de nós mesmos. Talvez tenhamos que desistir de nossa própria honra e “perder prestígio” diante das pessoas. Talvez tenhamos que realmente fazer um sacrifício para fazer a vontade de Deus, ou talvez tenhamos uma situação difícil de suportar. Essas coisas são o nosso fogo que devemos suportar. Este é o fogo que nos prova e nos purifica.

“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;.” 1 Pedro 1:6-7.

Se aceitarmos o fogo; se suportamos com alegria, para que possamos ser purificados do pecado em nossa carne e para que a vontade de Deus seja feita em vez da nossa, então não estaremos sozinhos no fogo! O Filho de Deus está conosco, assim como estava com Sadraque, Mesaque e Abed-Nego. Ele está sempre conosco para nos ajudar a perseverar, vencer e passar ilesos e mais puros do que éramos no início da tribulação. Ele mesmo suportou provas de fogo quando esteve na terra, suportando os sofrimentos que isso trouxe. Agora é a nossa vez de "participar dos sofrimentos de Cristo", para que nossa fé possa se tornar genuína!

Nem mesmo o cheiro de fogo!

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” 1 Pedro 4:12-13.

Se permitirmos que o raciocínio e as opiniões humanas dêem todos os tipos de desculpas por não termos realmente que passar pelo fogo, encontrando maneiras de contorná-lo, perderemos a oportunidade de ser purificados daquilo que está em nós que não é de Deus. Quando Sadraque, Mesaque e Abed-Nego estavam na fornalha, o fogo estava tão quente que queimava as cordas que os prendiam nos corpos, mas eles próprios nem mesmo foram chamuscados. Eles nem cheiravam a fogo! (Daniel 3:27)

Pode ser a mesma coisa para nós. Se permitirmos que o fogo de Deus faça sua obra em nós, então as cordas do pecado que nos prendem serão queimadas, enquanto podemos passar pela provação sem nem mesmo sentir o cheiro de fumaça sobre nós. Em outras palavras, não reclamamos e ficamos amargurados com o julgamento. Esse é o "cheiro de fumaça" que permite que todos saibam o que você está passando. Em vez disso, podemos sair do fogo, tendo suportado a situação diante da face de Deus sozinhos, e permanecer em um espírito de gratidão, descanso, alegria e paz - sem nenhum "cheiro de fogo" sobre nós.

A fé de Sadraque, Mesaque e Abednego

O fim de sua fé foi que Deus foi glorificado! A fé deles falava alto sobre o Deus Todo-Poderoso, o operador de milagres, o libertador daqueles que crêem nele. Sua fé passou ao longo da história, inspirando e encorajando muitos a crer em Deus.

Vamos todos ter a fé de Sadraque, Mesaque e Abednego.

(Você pode ler toda a história de Sadraque, Mesaque e Abednego em Daniel 3.)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.