Quem me livrará do corpo desta morte?

Quem me livrará do corpo desta morte?

A lei do pecado em teu próprio corpo leva você cativo, como aconteceu com Paulo? Você quer ser livre? Leia isso!

7 minutos ·

“Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” Romanos 7:24.

O que é o corpo da morte?

O corpo da morte é, antes de mais nada, aquele corpo que terá uma morte natural, se Jesus não vier antes e transformar o nosso corpo mortal.

Paulo viu outra lei em seus membros guerreando contra a lei de sua mente e levando-o cativo à lei do pecado, que estava em seus membros. Esta lei do pecado residia em seu corpo de morte. (Romanos 7:23)

Eu sou levado em cativeiro. Você só pode ser capturado por seus inimigos. O Espírito cobiça contra a carne, e a carne cobiça contra o Espírito. Nesta batalha (na qual devo sempre estar do lado do Espírito), às vezes sou levado cativo pela lei do pecado em meus membros. Embora eu sirva a lei de Deus com a minha mente, essa outra lei em meus membros me carrega junto com ela, e faço coisas que nunca desejaria fazer: faço o que odeio. (Romanos 7: 15,18)

Como posso ser liberto da lei do pecado?

Vendo que de fato sou levado cativo pela lei do pecado que está em meus membros, como me tornarei livre novamente? Não fui eu com as minhas melhores intenções que fiz aquelas coisas que eu não queria fazer – foi o pecado em mim que se tornou forte demais para mim e me levou em cativeiro. Esta captura e as ações resultantes são chamadas “ações do corpo.” (Romanos 8:13) Eles devem ser mortos pelo Espírito e então viveremos. Mas se vivermos de acordo com a carne, isto é, se vivermos segundo a carne com a mente, morreremos. É por isso que não estamos em dívida com a carne – não devemos nada à carne. Romanos 8:12

Paulo pergunta: “Quem me livrará do corpo desta morte?” Certamente não há outro senão Deus que possa libertar-nos disso, seja através da transformação quando Cristo retornar ou quando morrermos em Cristo..

Miserável homem que eu sou!” Fazendo o que você não quero fazer

Se alguém se atreve a dizer: "Eu não sirvo a lei do pecado com a minha carne!" Eu só posso responder: "Você é incrivelmente ignorante em relação a isso, e em segundo lugar, eu diria que você está cedendo a coisas que você não tem consciência. Ninguém pode servir a lei de Deus com sua carne, e onde você ainda não tem vida e luz, você deve necessariamente servir a lei do pecado com sua carne. Você não quer fazer isso, mas sua carne, na qual não mora nada de bom, obriga você a fazer coisas que não quer fazer. E tudo isso é apesar de você servir a lei de Deus com sua mente.

Aqui, a vigilância no Espírito é uma grande ajuda, para que você possa encontrar seus “atos do corpo” e julgá-los. Através disto você é continuamente transformado através da renovação da sua mente, para que você possa provar o que é essa boa e aceitável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12: 2) Ou, como está escrito em Efésios 4: 23-25: “… E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.’”

As ações do corpo vêm mesmo de “pessoas boas”

Aqui, temos exemplos das ações do corpo, que devem ser mortas pelo Espírito: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe,… E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,.” Efésios 4:29-31.

Você pode dizer: “Tais coisas podem vir de um filho de Deus?” Sim, elas ocorrem diariamente, mas as pessoas estão dormindo e são cegas, de modo que não podem ver essas coisas por si mesmas. Por outro lado, outros podem ver essas coisas claramente, e freqüentemente falam sobre elas pelas costas. Assim, eles, por sua vez, tornam-se caluniadores. Os efésios foram selados com o Espírito Santo. (Efésios 4:30) E, no entanto, tais coisas reinavam na igreja – se não entre todas elas, pelo menos na maioria delas. Temos exemplos suficientes nas igrejas hoje também.

Qual é a causa disso? É o pecado nos membros das pessoas que os leva em cativeiro em maior ou menor grau. O próprio Paulo foi levado em cativeiro, então ele teve que gritar: “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” Romanos 7:24.

Uma vez que é assim que as coisas ficaram e não poderiam ser de outra forma, ele diz: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.” Romanos 7:25. Ninguém mais pode fazer melhor que isso. A carne não pode ser obediente à lei de Deus. Então, se servirmos a lei de Deus com a nossa mente, Ele não exige mais nada de nós. Quando nós, além disso – também com nossa mente – matamos os atos do corpo pelo Espírito, somos libertos do que nos mantém cativos. Aqui temos um conhecimento profundo do bem e do mal, do certo e do errado.

Esta é a razão pela qual não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. Pois a lei do Espírito da vida me libertou (isto é, minha mente) da lei do pecado e da morte. (Romanos 8: 1-2)

Como posso levar as obras do corpo á morte?

Ande na luz – liberta-se da lei do pecado neste “corpo da morte”

Eu não sirvo à lei do pecado com a minha mente, e se o pecado não for permitido amadurecer dentro de mim, também não poderá trazer a morte. A lei do Espírito da vida me libertou dessas duas leis. No entanto, eu não estou livre da outra lei em meus membros, o que me leva cativo sob a lei do pecado que está em meus membros. Eu só serei libertado desta lei, um pouco de cada vez, andando na luz como Ele está na luz. Então o sangue de Cristo me purificará de todo pecado. Andar na luz significa que eu ando em juízo. Então vamos matar os feitos do corpo pelo Espírito. Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós. (1 João 1: 7-8)

Alguns podem dizer: “Esse é um ensinamento complicado!” Não, é bastante simples e direto – para aqueles que meditam na lei do Senhor dia e noite. Para aqueles que servem as leis de Deus com sua mente, isso é simples e fácil. Deus nos chamou para este ministério nestes dias de nossa permanência na terra, enquanto residimos temporariamente neste "corpo da morte".

Este artigo foi traduzido do norueguês e é uma versão adaptada do artigo “O corpo da morte”, publicado pela primeira vez no periódico Skjulte Skatter (Tesouros Escondidos) do BCC, em novembro de 1934.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.