Que tipo de sumo sacerdote você tem?

Que tipo de sumo sacerdote você tem?

O entendimento que você tem do Sumo Sacerdote lhe dá a esperança que você confessa.

5 minutos ·

A maioria dos cristãos hoje tem um Sumo Sacerdote que não participou da carne e sangue de que temos participado, um que não foi tentado em todas as coisas como nós somos, e um que, portanto, não pode ter compaixão com a nossa fraqueza ou nos ajudar quando somos tentados. É por isso que eles têm um precursor em cujas etapas eles não podem andar. Portanto, não podem falar dos sofrimentos de Cristo dos quais devemos participar, a fim de nos conformarmos com a Sua morte. Eles não suportam a morte de Jesus em seu corpo para que a vida de Jesus também possa ser manifestada em seu corpo. (Filipenses 3:10, 2 Coríntios 4: 10-11)

Diferente de nós?

Eles têm um Sumo Sacerdote que participou de alguma espécie de carne santa (por exemplo, a carne de Adão antes da queda), Aquele que não foi tentado como nós somos. (Tiago 1:14) Eles têm um Sumo Sacerdote que era o verdadeiro Deus enquanto Ele andava sobre a terra como um homem, Aquele que não experimentou um desenvolvimento nos dias de Sua carne, Aquele no qual nossos pecados foram postos quando o crucificaram no Calvário, que eles chamam de obra do Calvário. Ele foi obediente em nosso lugar, e Ele sofreu e morreu em nosso lugar. Nós não temos que fazer nada a não ser receber a salvação como um presente; Então estamos cobertos pelo Seu sangue para que Deus não nos veja.

Claro que, tendo um Sumo Sacerdote, eles não têm a esperança de vencer como Ele venceu, e, portanto, eles não pregam isso. Pelo contrário, muitos deles dizem que Jesus não pregou o Sermão da Montanha para que pudéssemos fazê-lo, mas sim que venhamos a ver que não poderíamos guardá-lo, razão pela qual precisamos de graça; Ou seja, perdão. (Apocalipse 3:21) Com tal Sumo Sacerdote eles têm, naturalmente, nenhuma base sobre a qual eles podem pregar a santificação ou que eles podem ser participantes da natureza divina. Eles não possuem o conhecimento sobre Cristo para ter recebido tais promessas. (Hebreus 12:14, 2 Pedro 1: 3-4)

Ou como nós?

No entanto, o apóstolo diz que não temos um tal Sumo Sacerdote. Louvado seja Deus e o Filho por isso! Temos um Sumo Sacerdote que "nasceu da descendência de Davi segundo a carne e declarou ser o Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos". Romanos 1: 3-4. Sim, temos um Sumo Sacerdote. “Assim como os filhos participaram de carne e sangue, Ele mesmo participou da mesma maneira, para que pela morte Ele pudesse destruir aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo.” Hebreus 2:14. Em outras palavras, Ele não poderia tornar o diabo impotente por qualquer outro meio.

“Pois em que Ele próprio sofreu, sendo tentado, pode ajudar aqueles que são tentados.” Hebreus 2:18. Em outras palavras, Ele não poderia ajudar aqueles que são tentados de qualquer outra maneira. Sim, temos um Sumo Sacerdote que pode ter compaixão com nossas fraquezas, Aquele que“foi em todos os pontos tentados como somos, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça” Hebreus 4: 15-16. Se não tivéssemos tal Sumo Sacerdote, não poderíamos nos aproximar do trono da graça na esperança de receber graça para ajudar, para que também nós, na hora do julgamento, pudéssemos estar sem pecado. Aqueles que têm outro Sumo Sacerdote vêm ao trono da graça com coragem para receber perdão, porque pecaram. Nós, por outro lado, somos tão ousados, por causa do Sumo Sacerdote que temos, que oramos por graça para vençer como Ele venceu para que possamos estar sem pecado na tentação. (1 João 2: 1-6; 1 João 3: 3)

Temos um Sumo Sacerdote que, nos dias de Sua carne, aprendeu obediência pelas coisas que Ele sofreu, “E tendo sido aperfeiçoado, Ele se tornou o autor da eterna salvação para todos os que O obedecem.” Hebreus 5: 8-9. Portanto, podemos também nós andar em Seus passos "que não cometeu pecado.” Através da morte Ele poderia destruir aquele que tinha o poder da morte. Desta forma, também podemos“no corpo a morte do Senhor Jesus, para que a vida de Jesus também se manifeste em nosso corpo.” 2 Corintios 4:10. “Que nós, tendo morrido aos pecados, vivamos para a justiça.” 1 Pedro 2:24. O sumo sacerdote que a maioria dos religiosos prega cumpriu a lei em nosso lugar, mas aquele que os apóstolos pregavam cumpria a lei “para que a justa exigência da lei possa ser cumprida em nós que não andamos de acordo com a carne, mas de acordo com o Espírito.” Romanos 8:3-4,13.

Por meio da morte de Jesus no Calvário, todo aquele que crê é reconciliado com Deus. Isto é um presente. Mas agora, através da obra que Deus faz conosco em Cristo, estamos sendo criados para as boas obras que Ele preparou para nós. (Efésios 2: 8-10, Hebreus 13: 20-21)

Se temos fé no Sumo Sacerdote que os apóstolos pregavam, então também temos o evangelho dos apóstolos. (2 Tessalonicenses 2: 13-15))

Leia também Hebreus 2: 11-18; Hebreus 4: 14-16; Hebreus 6: 18-20; Hebreus 5: 5-10; Hebreus 10: 5-10,19-22.

Esta é uma versão editada de um artigo que foi publicado pela primeira vez em norueguês no periódico de BCC“Skjulte Skatter” (“Tesouros Escondidos”) em Abril, 1980

© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.