Que tipo de crente você é?

Que tipo de crente você é?

A igreja pode ser composta de incrédulos, crentes e crentes verdadeiros. Qual deles é você?

Ouvi dizer uma vez que existem diferentes tipos de crentes na igreja – o incrédulo, o crente e o verdadeiro crente. Pareceu estranho ouvir a princípio, mas, analisando mais profundamente essa afirmação, e lendo 1 Coríntios 10: 1-13, faz todo o sentido. Nesse exemplo, eles estavam todos sob as bênçãos, milagres e obras maravilhosas, e “… beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo,” (versículo 4), e ainda assim Deus não estava muito satisfeito com a maioria deles!!

Quando Paulo lista as diferentes irregularidades existentes em 1 Coríntios 10, essa frase é frequentemente repetida, “… como alguns deles fizeram.”

Então, surge a pergunta: que tipo de crente sou eu? Eu estou contado entre os "alguns" mencionados lá? Sou de opinião mista; duvidoso, talvez?

“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos,” Paulo escreve  em 2 Coríntios 13: 5. Isso é uma coisa boa a se fazer sempre! Podemos então ter a oportunidade de fazer algumas mudanças importantes em nossas vidas, a fim de aproveitar ao máximo nosso tempo na terra, e não sermos arrastados pela multidão errada!

Não seja incrédulo

A descrença é uma falta de fé, uma recusa em aceitar a Palavra de Deus como está escrita. Tomemos, por exemplo, as palavras de Pedro: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” 2 Pedro 1:3-4.

Apenas pense, Jesus, por seu poder divino, nos deu a possibilidade de participar da natureza divina! Realizamos plenamente as promessas extremamente grandes e preciosas que nos foram dadas para alcançar esta terra? Nossa natureza humana, que é tão previsível em suas reações aos muitos problemas da vida, pode ser transformada em piedosa. Como essa palavra nos afeta? Duvidamos que possa ser realmente o nosso caso, pessoalmente? Ou acreditamos nisso e agimos de acordo? Se estamos cansados do modo como nossa própria natureza nos causa tanta miséria em nossos relacionamentos e tristeza para aqueles com quem nos relacionamos, então temos essa esperança!

Que a descrença e a incredulidade não nos impeçam de habitar na terra da natureza de Deus – cheia de alegria e paz, uma vida de realização e abundância, transbordando do fruto da bondade e do amor fraternal – “… muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,.” Efésios 3:20.

Toda incredulidade é inútil e pecaminosa. Jesus dá um mandamento simples a Tomé, que veio a Jesus para ver suas feridas, “não sejas incrédulo, mas crente.!” João 20:27.

Cuidado com o fermento dos fariseus

Fazer-se cristão também não funciona; é uma coisa horrível! Jesus adverte fortemente contra: "Cuidado com o fermento dos fariseus, que é hipocrisia." Mateus 16: 6. Quão fácil é cair em hipocrisia em nosso zelo. Essa hipocrisia é contagiosa e pode afetar toda uma multidão ou grupo de colegas.

Como podemos tomar cuidado ou acordar com isso? Crendo e praticando esta Palavra, “… Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo,…” 1 Pedro 2:1-2. Cortando pela raiz todas as tendências que temos de agir, para ser visto e elogiado por outros como os fariseus, fingindo ser algo que não somos e tantos outros hábitos falsos que aprendemos. Em vez disso, fazemos o que está escrito em Colossenses 3: 22-23 e servimos “… não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.”

Seja um verdadeiro crente

O desafio é ser um verdadeiro crente e levar Deus a sério em sua Palavra. Ao fazer isso, um mundo inteiro de áreas emocionantes e fabulosas se abre! É um mundo de bênção eterna. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória…” João 1:14. Pense no que uma simples crença, ou fé, pode realizar.

É um trabalho real acreditar de uma maneira simples e infantil! Em todas as circunstâncias da vida, especialmente quando confrontados com nossas próprias dúvidas, reclamações e descrenças, tendemos a seguir nossos próprios sentimentos e compreensão humana. Até os discípulos clamaram, “Senhor, aumenta nossa fé!” quando foram desafiados a perdoarem mais. (Lucas 17:5) Temos que lutar muito para acreditar e estar sempre atentos a tudo em nós que clama, “Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” João 6:60.

Em vez de dúvida, ou pretensão hipócrita, que não leva a lugar algum, encha-se do espírito de Josué e Calebe, que eram verdadeiros crentes e foram recompensados com uma herança na terra prometida para si e suas famílias.

Você também pode pedir e receber esse mesmo poderoso espírito de fé!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.