Quando eu clamo a Deus?

Quando eu clamo a Deus?

Um chamado próximo durante uma expedição à vela me faz considerar meus hábitos de oração.

5 minutos ·

Meu coração desfaleceu de medo quando vi o que estava acontecendo. Eu estava no leme de um pequeno veleiro que rapidamente começava a se inclinar com o vento repentino que surgira. Mais e mais a vela estava inclinando-se, aproximando-se perigosamente das ondas enquanto o vento a pegava com força total. "Socorro! Não sei o que fazer! " Eu gritei. Meu amigo, que estava relaxando, de olhos fechados, pulou em pânico, rapidamente assumiu, trabalhando fervorosamente para corrigir meu erro. Lentamente, o veleiro ficou em pé novamente. Essa foi por pouco!

"Se você ora apenas quando está com problemas, você está com problemas!"

Me deparei com essa citação recentemente e ela me lembrou esse incidente antigo. Inexperiente como eu, pensei que estava indo muito bem, sentado orgulhosamente no leme, pensando que estava no controle total. Eu não estava prevendo mudanças bruscas de vento ou outros desafios que surgissem e, simplesmente, fui pego de surpresa. Quando percebi o quanto corria perigo, foi quando gritei por ajuda ao meu amigo que era um marinheiro experiente. Quão diferente teria sido se eu estivesse conversando com ele o tempo todo, mesmo quando a navegação era tranquila, para obter a orientação e o conhecimento necessários sobre como velejar corretamente e como observar o clima inesperado ou possíveis obstáculos. Então eu estaria muito mais preparado.

Relacionamento com Deus

Isso pode ser uma analogia de como é para um cristão. Deus é meu Pai, que só quer o melhor para mim. Por que eu não gostaria de perguntar a ele sobre absolutamente tudo?

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6-7.

Mesmo quando a navegação é tranquila e tudo parece estar indo bem na minha vida, é crucial ter esse contato constante com Deus. Ele se preocupa com os menores detalhes da minha vida. E ele diz que eu posso ir a ele com tudo – todos os meus pedidos – seja um dia "tranquilo" ou um dia difícil. O resultado desse relacionamento constante e firme com Deus é que ele me dará uma paz que protegerá meu coração e minha mente de inquietação e ansiedade.

Então, quando as tempestades da vida chegarem, eu estou preparado, porque tenho o maior mentor de todos, dando a ajuda necessária de que preciso para passar ileso pela tempestade. Ele está por perto, pronto e ansioso para me ajudar quando eu entrar em momentos de dificuldade.

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:16.

Deus é minha linha de vida

Por que às vezes sou tão lento em pedir ajuda a Deus? Especialmente quando sei que a ajuda de que preciso está disponível, se eu tiver a coragem de pedir. Às vezes, depois de passar por uma situação particularmente difícil, olhei para trás e desejei ter procurado a Deus muito antes. Então eu poderia ter conseguido paz em meu coração muito mais cedo, em vez de arrastá-la até que meu problema fosse tão grande que eu não tivesse mais para onde procurar, a não ser clamar a Deus por ajuda. Eu deveria estar em conexão com ele desde o início.

Se eu realmente entendo o quanto Deus me ama e segue a minha vida com precisão, apenas esperando para me ajudar, então não é difícil para mim retribuir esse amor. Isso significa que meus pensamentos vão automaticamente para ele, tanto em tempos de paz quanto em tempos de turbulência. Torna-se tão natural quanto respirar. Ele é minha linha de vida.

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmos 46:1.

Definitivamente, Deus está lá para ajudar quando eu choro em tempos difíceis, acredito nisso. Mas existe uma maneira melhor de viver. Eu não deveria estar esperando problemas antes de telefonar para quem me criou e tem um futuro bom para mim.

Uma conversa constante

Quão melhor é ter uma conversa constante com meu Pai atencioso, redentor da minha alma! Isso não significa necessariamente que eu preciso largar tudo o que estou fazendo e cair de joelhos, mas é um desejo e um suspiro oculto no coração, uma oração silenciosa a Deus, um pensamento de gratidão, uma renovação em minha mente dia a dia.

Imagine ser alguém que possa sair da cama todas as manhãs com esse toque no meu coração: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.”. Salmo 118: 24 Com essa mentalidade, sei que meu amigo Jesus está caminhando ao meu lado durante todo o dia, com toda a ajuda necessária para viver uma vida completamente feliz!

“Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo…” Salmos 55:16-18.

esta postagem está disponível em

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.