Qual é o significado de ter Jesus como Sumo Sacerdote?

Qual é o significado de ter Jesus como Sumo Sacerdote?

Ter Jesus como nosso Sumo Sacerdote tem efeitos de longo alcance para nossas vidas. Leitura essencial para todos os discípulos!

8 minutos ·

“Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;.” Hebreus 5:1.

Jesus como Sumo Sacerdote: Um homem com o poder de uma vida infinita

Precisamos diferenciar entre Jesus como expiação pelos nossos pecados e Jesus como Sumo Sacerdote ou Mediador de um novo pacto. Os ímpios precisam de Jesus como expiação pelo pecado, enquanto os que foram salvos precisam dele como sumo sacerdote e defensor.

Para se tornar uma expiação e sumo sacerdote, Jesus teve que participar da mesma carne e sangue que as crianças que Ele veio salvar. (Hebreus 2:14) “Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.” Hebreus 2:16. Para salvar os homens, Jesus teve que experimentar o que era ser um homem. Portanto, também esta escrito, “… Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”
 Filipenses 2:7-8.

Na terra, os sumos sacerdotes eram designados de acordo com a lei de um mandamento carnal. Porque eles eram mortais, havia muitos deles. Mas Jesus, que foi concebido pelo Espírito Santo, tinha "o poder de uma vida sem fim" dentro dele desde o nascimento. Essa vida nunca havia sido em carne e osso. É por isso que Jesus veio com o reino dos céus nele. João Batista não possuía esse reino interior, embora ele fosse o maior nascido das mulheres; então até o menor no reino dos céus é maior do que ele.

A primeira vez que o poder de uma vida sem fim se manifestou em carne foi quando Jesus veio à Terra. (Hebreus 7:16) Em outras palavras, foi manifestado no corpo de um homem. Enquanto Jesus permanecesse aqui na terra, Ele era o único que tinha o reino dos céus habitando nele. É por isso que Ele poderia dizer que o reino dos céus está próximo. Através da ajuda do “poder de uma vida sem fim”, Jesus iniciou uma batalha contra as tentações que vinham da carne que Ele voluntariamente tomara sobre Si. Ele sempre disse não às coisas que vinham de si e sim a tudo que era divino. Ele tinha dentro de si o poder necessário para realizar isso.

Não obstante, na maior parte do tempo foi uma batalha pesada e difícil, porque está escrito que com veementes gritos e lágrimas Ele ofereceu orações e súplicas àquele que poderia salvá-lo da morte. Nos dias de Sua carne Ele lutou contra todas as exigências que vieram de Sua carne humana, e Ele obteve uma vitória tão completa que até mesmo Sua carne poderia descansar em esperança. Sua alma não foi deixada no inferno; nem a Sua carne viu corrupção. (Atos 2: 25-31) Assim, Jesus é a única pessoa que obteve uma vitória completa sobre cada exigência da carne, sobre toda tentação e sobre todo pecado. O poder de uma vida sem fim tornou isso possível.

O Espírito Santo – o Ajudante – o poder da vida eterna

Jesus possuía a herança e queria transmiti-la aos filhos, mas o testamento só se tornou válido depois de sua morte, uma vez que não estava em vigor enquanto estava vivo. Esta é a razão pela qual Jesus teve que partir, para que o Ajudador, o Espírito Santo, pudesse vir. Então, no Dia de Pentecostes, Ele enviou o Espírito com tanta força que Ele veio como um vento impetuoso e encheu toda a casa onde os discípulos estavam sentados. (Atos 2: 2)

Este foi o mesmo Espírito que Jesus teve nos dias da Sua carne, e Ele Se ofereceu no poder deste Espírito eterno. Ele passou por tribulações e sofrimentos de todo tipo. (Hebreus 4:15) Jesus teve que tomar sobre Si a carne e o sangue e ser tentado e provado como nós, para que Ele possa nos ajudar em nossas provações. As Escrituras testificam em muitos lugares disso. (Hebreus 2: 16-18; Filipenses 2: 16-18; Romanos 8: 3; Hebreus 10: 5)

Nos dias de Sua carne aqui na terra, Jesus recebeu Seu treinamento para se tornar Sumo Sacerdote de acordo com a ordem de Melquisedeque. Os sofrimentos o aperfeiçoaram. Jesus sofreu, sendo tentado. Cada um é tentado quando é atraído por seus próprios desejos que vêm de sua carne. Mas Jesus venceu no poder de um Espírito eterno. Ao longo de toda a sua vida, Ele sofreu a morte na carne. Ele fez isso apresentando Seu corpo como um sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus. Agora somos exortados a fazer a mesma coisa. (Romanos 12: 1)

Jesus: Um sumo sacerdote tirado dentre os homens

O autor da carta aos Hebreus escreve que havia muito a dizer que era difícil de explicar em relação ao treinamento de Jesus para se tornar Sumo Sacerdote, porque eles se tornaram insensíveis à audição. (Hebreus 5: 11-14) Você descobrirá os mais profundos mistérios da educação sumo-sacerdotal de Jesus no mistério de Cristo “manifestado na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos” depois da ressurreição. Pois assim como todo sumo sacerdote dentre os homens é designado para os homens nas coisas referentes a Deus (Hebreus 5: 1), também era necessário que nosso celestial Sumo Sacerdote também fosse tirado dentre os homens. Mas se alguém não tem a carne e o sangue de um homem, ele não é um homem. E se ele não pode ser tentado, ele não é um homem. Mas que Deus seja louvado por termos um Sumo Sacerdote que foi provado em todos os aspectos – todo tipo de tentação – mas sem pecado. Em outras palavras, Ele venceu Sua própria vontade e as tentações que vieram de Sua carne tão completa e perfeitamente que nenhum pecado ou defeito foi encontrado Nele durante a tentação. Isso nem sempre pode ser dito sobre nós em nossas tentações. É por isso que é expressamente mencionado quando se refere a Jesus.

A lei designa homens com fraquezas para ser sacerdotes, “… mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.” Assim, o primeiro mandamento é anulado por causa de sua fraqueza. (Hebreus 7:18, 28)

Quando foi dito: “Tendo sido aperfeiçoado”, claramente houve um tempo nos dias da carne de Jesus quando Ele ainda não estava aperfeiçoado. É por isso que também está escrito que agradou a Deus tornar o Autor da nossa salvação perfeito através dos sofrimentos. (Hebreus 2:10)

Pela mesma razão, somos exortados a dizer que, se realmente sofrermos com Ele, também seremos glorificados com ele. (Romanos 8:17) Os sofrimentos são inevitáveis à medida que trazemos nossa vida de acordo com a Palavra de Deus. Quando praticamos piedade com contentamento e escolhemos sofrer em toda tentação em vez de pecar, então sofremos com Ele. Nestas intensas provações de nossa piedade, Jesus continua sendo nosso fiel Sumo Sacerdote e Mediador.

Mais do que expiação pelo pecado

Essas verdades abençoadas são extremamente preciosas e valiosas para aqueles que acreditam, apesar do fato de que há pessoas que não as entendem. Pessoalmente, estas Palavras de Deus a respeito de Jesus como Sumo Sacerdote e Mediador foram de uso incalculável, conforto e bênção.

O fato é que Jesus só pode começar a servir como Sumo Sacerdote quando uma morte tiver ocorrido sobre os pecados cometidos sob o antigo pacto. (Hebreus 9:15) Só então podemos provar a herança eterna que nos foi prometida. Enquanto ainda não reconhecemos que morremos com Cristo, não podemos nos apegar à Sua vida. Mas a Sua Palavra é Espírito e vida.

A razão pela qual poucas pessoas sabem sobre Jesus como Sumo Sacerdote é porque a maioria das pessoas só quer tê-lo como expiação pelo pecado. As pessoas gastam suas vidas precisando e pedindo perdão. No entanto, em uma vida que é “crucificada com Cristo”, Jesus será manifestado como Sumo Sacerdote. Tudo depende da vida em que vivemos, porque a vida é a luz dos homens.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.