Qual é o resultado da salvação?

Qual é o resultado da salvação?

Você sabe quais são realmente os resultados fantásticos da salvação?

5 minutos ·

O apóstolo Paulo nos diz para "assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;". (Filipenses 2:12) Mas o que essa obra produz? Você sabe quais são realmente os resultados fantásticos da santificação?

Paulo escreve que existem diferentes partes ou estágios da salvação: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” Romanos 5 : 10 A salvação começa com o grande presente do perdão dos pecados através do sacrifício de Jesus quando ele morreu por nossa causa. Esse pagamento pelos pecados que cometemos nos permite reconciliar com Deus.

Após a reconciliação com Deus pela morte de Jesus, vem a salvação pela vida de Jesus, e é nessa salvação que devemos trabalhar como discípulos de Jesus, que seguem os seus passos. Este é um processo em que, negando as concupiscências pecaminosas que habitam nossa natureza, participamos cada vez mais da vida de Jesus. Esse processo de salvação também é chamado de santificação.

A glória da natureza de Deus

Para que possamos receber sua vida e sua natureza, Deus precisa nos liderar de muitas maneiras surpreendentes em todos os tipos de circunstâncias. Ele nos dobra através de sofrimentos e nos purifica na fornalha da aflição, e por meio disso aprendemos a conhecer seu bom caminho e vontade para nós. Se, em tudo o que nos encontrar, estivermos sob sua boa e poderosa orientação no caminho da glória, o resultado será, como está escrito, que as aflições serão leves e momentâneas e produzirão para nós um peso eterno de glória mui excelente. (2 Coríntios 4:17) Podemos olhar com esperança a alegria que nos espera, como Jesus fez, e louvar a Deus por tudo no caminho da glória.

Aqueles que crerem e forem obedientes ao evangelho de Jesus receberão seu poder e glória em suas vidas, e quando Jesus voltar, ele provará o quão glorioso e admirável esses santos realmente são. Não temos mais glória em nossas vidas do que as palavras de Deus em que acreditamos e obedecemos. Mas esta é a verdadeira glória, uma glória radiante e eterna!

Perfeição

O resultado da salvação através de várias provações também é que nos tornamos perfeitos e completos, sem falta. Este é um tremendo resultado de nossa vida na terra.

Podemos dizer que somos perfeitos e completos quando fomos tentados e vencemos em certas áreas de nossas circunstâncias – isto é, onde encontramos a vontade de Deus e a cumprimos. No entanto, em todas as outras áreas em que não fomos julgados, ainda não aprendemos a conhecer a vontade de Deus na verdade; nessas áreas, não estamos completos. Um novo teste nos leva a um caminho mais completo. Nos faltam menos depois de termos resistido ao teste. Portanto, devemos considerar tudo como alegria quando uma nova prova aparecer!

Está escrito que Jesus deve “apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Efésios 5:27. Que resultado glorioso! Podemos nos tornar perfeitos, sem manchas ou rugas, se, nas muitas provações da vida, somos totalmente moldados por sofrimentos da mesma maneira que nosso autor da salvação. Que dia será quando Jesus buscar a igreja – aqueles de nós que foram almas caídas que estavam dispostos a ser salvos, a quem Jesus deu a vitória e a quem ele santificou! A noiva de Jesus será um rebanho que ele pôde levar à sua própria vida de glória e perfeição no meio das trevas e maldades do mundo. Eles louvarão e agradecerão a Deus por toda a eternidade, de gratidão por esse grande e abençoado resultado.

Um assento em lugares celestiais

“E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” Efésios 2:6-7.

Recebemos muitas promessas como resultado da salvação e obediência à Palavra de Deus. Entre outras coisas, a Palavra de Deus promete que nos sentaremos juntos com Jesus em seu trono, assim como ele mesmo se sentou com o Pai em seu trono. (Apocalipse 3:21, Hebreus 2: 5)

Nesta posição exaltada em Cristo, não temos motivos para estar ansiosos pelo futuro. Ele foi eternamente assegurado e cercado por sua bondade e cuidado em todas as situações da vida. “Certamente a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para sempre. ”Salmo 23: 6. É assim que nosso futuro se parece, se permitirmos que Deus nos salve e nos santifique enquanto estamos aqui nesta terra!

É uma realidade que Cristo um dia virá com fogo flamejante para se vingar de todos aqueles que não foram obedientes ao seu evangelho. Mas com a mesma certeza, aqueles que forem obedientes serão glorificados e honrados por toda a eternidade. Que estejamos entre eles. (2 Tessalonicenses 1: 6-10)

Este artigo contém trechos retirados do livreto “A Nova Aliança e o Mistério da Ilegalidade” de Sigurd Bratlie (Skjulte Skatters Forlag, junho de 1952); e os seguintes artigos formam o artigo periódico da BCC "Tesouros Escondidos:" "Perfeito e Completo", de Sigurd Bratlie (fevereiro de 1954); “A caminho da glória”, de Aksel J. Smith (junho de 1953), “Glorioso e admirado”, de Aksel J. Smith (maio de 1954).
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.