Preciso ir à igreja para ser um cristão?

Preciso ir à igreja para ser um cristão?

Para ser cristão significa seguir a Cristo. Eu realmente preciso ir à igreja para fazer isso?

4 minutos ·

Cristão. Olhe para definições da palavra e você provavelmente vai descobrir que "a pessoa que frequenta a igreja" não se enquadra em nenhuma delas. Ser cristão significa essencialmente ser um seguidor de Cristo. E o que significa seguir a Cristo? O único lugar para olhar para encontrar o verdadeiro significado, é a Bíblia.

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." Mateus 16:24

"Porque foi para isto também fostes chamados, pois também Cristo sofreu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado" (1 Pedro 2: 21-22)

Há muitos mais versos que dizem a mesma coisa. Para ser um verdadeiro seguidor de Cristo é sobre o que acontece no nosso interior. Jesus foi um homem como nós, mas Ele nunca já fez pecado. Devido a isso Ele tornou possível para nós também vencer o pecado. Ser cristão significa que eu estou andando por esse caminho para superar o pecado que estou tentado. Formas e costumes exteriores, as aparências que mantemos diante das pessoas, ou ser membro de uma igreja particular não são as coisas que definem o que é ser cristão.

Você poderia pensar então, é mesmo necessário para ir à igreja? Contanto que eu tenha a Palavra de Deus que me mostra a vida que Jesus viveu, eu não posso simplesmente ser um cristão solitário, seguindo-O no meu próprio?

O corpo de Cristo

Embora isso possa soar teoricamente possível, o apóstolo Paulo usa a ilustração de um "corpo" figurativo para explicar que, se nós realmente queremos progredir, precisamos uns dos outros.

"De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado por todas as juntas, segundo a operação eficaz pelo qual cada parte faz a sua parte, causa o crescimento do corpo para a edificação de si mesmo em amor." Efésios 4:16

Aqui podemos ver que todos os verdadeiros cristãos são membros deste corpo de Cristo (v11-12), e como tal, precisamos uns dos outros para que todos nós possamos progredir no caminho que Ele abriu para nós. Nem todos podemos ter o mesmo papel no organismo, mas quando eu sou fiel e verdadeiramente sigo a Cristo e permaneço firme contra as tentações do pecado que eu encontro na minha vida, então eu estou "fazendo a minha parte." Estou fazendo o crescimento do corpo. É por isso que precisamos nos unir regularmente, para edificar e encorajar uns aos outros para ficar firmes na tentação.

Embora eu saiba que Cristo olha para o coração e que eu posso obter alimento espiritual da Bíblia e outros escritos cristãos, também sei que eu ainda preciso do incentivo que recebo de ir à igreja. Eu sinto isso, especialmente nos momentos em que eu não sou capaz de assistir a todas as reuniões, devido ao trabalho ou escola. Refresca e me eleva para ouvir o evangelho de Cristo pregado por homens fiéis de Deus. E quando eu vejo outros membros do corpo de Cristo, estou fortalecido por saber que há muitas pessoas que lutam a mesma luta de fé que eu. Ouvindo essas pessoas testemunhar sobre a ajuda que recebemos da Palavra de Deus e onde eles ganharam a vitória, me ajuda a obter mais luz e continuar a seguir Cristo no caminho de superar o pecado.

Esta é a esperança que Deus tem para nós, como Paulo escreve:

"Para que não sejamos mais meninos insconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" Efésios 4: 14-15

Não é uma regra, mas sim, uma necessidade

Não existem regras duras e rápidas na Bíblia sobre a frequentar a igreja. No entanto, o autor de Hebreus deixa claro como os membros do corpo de Cristo deve ser.

"Guardemos firme a confissão da nossa esperança, sem vacilar, pois Ele que prometeu é fiel. E vamos considerar uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10: 23-25)

Precisamos confessar a nossa fé um ao outro, motivando assim uns aos outros ao amor e às boas obras!

Um verdadeiro seguidor de Cristo vai achar que eles não precisam de ir à igreja; lá eles recebem ajuda e incentivo e comunhão, aqueles que estão trabalhando para construir esse corpo de Cristo.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.