Como é possível orar sem cessar?

Como é possível orar sem cessar?

Não precisamos seguir nossas vidas, trabalhar e passar tempo com a família e os amigos? O que Paulo quis dizer com “orar sem cessar”?

3 minutos ·

Em 1 Tessalonicenses 5:17, Paulo incentiva os tessalonicenses a "orar sem cessar". Ele também menciona em vários outros lugares em suas cartas que ele está orando sem cessar por pessoas diferentes que ele conheceu em suas viagens.

O que Paulo quis dizer com essa exortação? Como é possível orar sempre ou orar noite e dia por alguém continuamente? Não precisamos seguir nossas vidas diárias, trabalhar, comer e passar tempo com a família e os amigos? Paulo esperava que passássemos todo o tempo ajoelhados em oração, mesmo à noite, quando precisamos dormir?

Em Mateus 6: 6, Jesus disse às pessoas como orar. “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”

Você pode orar sem cessar durante a vida cotidiana?

Este lugar secreto também pode estar no meu coração e nos meus pensamentos. Como faço coisas diferentes durante o dia, a questão é onde estão meus pensamentos. Em Efésios 4:17, Paulo escreve sobre aqueles que andam na "futilidade de suas mentes". Isso significa que eles não têm controle sobre seus pensamentos. Eles são apenas espalhados e gastos nas coisas da terra, e não têm valor eterno. Este é o estado natural do homem – focar nas coisas terrenas e visíveis.

Mas e se eu optar por investir meus pensamentos em orar pelos outros, em orar por mim e pensar em como posso usar meu tempo para abençoar, em vez de gastar tudo comigo mesmo? É preciso treinamento e esforço consciente para trabalhar com meus pensamentos, para que eu os use nas coisas celestiais. Mas posso fazer isso mesmo no meio da minha vida diária, quando estou livre para pensar, mas cumprindo minhas outras tarefas. Dessa maneira, eu posso orar sem cessar.

Em Romanos 8:26, Paulo escreve: “porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

Quando eu tenho o Espírito Santo vivendo em mim, também tenho uma necessidade constante de me transformar da maneira como nasci. Por exemplo, talvez eu veja nas minhas relações com as pessoas que sou naturalmente dura com elas. Mas é meu desejo que quando falo, bondade e amor possam surgir em vez de palavras duras. Assim, enquanto passo o dia e vejo como sou em relação às pessoas, posso sentir dentro deste refrão constante: "Por favor, liberte-me da minha natureza pecaminosa, ajude-me a vencer, para que eu possa ser uma bênção para os outros". Então eu também posso ter esse gemido interior junto com o Espírito Santo, que também ora por mim. Mesmo quando estou dormindo, o Espírito continua a interceder por mim, porque conhece o desejo do meu coração.

Diz que Jesus clamou com veementes lágrimas e clamor àquele que foi capaz de salvá-lo da morte e foi ouvido por causa de seu temor á Deus. (Hebreus 5: 7) Quando tenho esse temor á Deus, entendo o valor e a seriedade da vida, e sinto que Deus está próximo e que ele ouve minhas orações e responde a essa necessidade em meu coração.

Você pode estar interessado em ler mais em nossa página de tópico sobre oração, e nos artigos sugeridos abaixo:

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.