Por que você nunca mais precisa ser desencorajado

Por que você nunca mais precisa ser desencorajado

Saiba quais armas estão à sua disposição para que o desânimo possa ser apenas história em sua vida.

8 minutos ·

De onde o desânimo e a dúvida realmente vêm

Todo desânimo e desespero vêm de uma só fonte, e essa fonte é pecado. Aquele que não peca de maneira alguma pode ficar desanimado. No entanto, não é necessário desanimar, mesmo se você pecou. Não está escrito: "Desencorajado é o homem cujo pecado é perdoado". Pelo contrário: "Bem-aventurado o homem cujos pecados são perdoados" (Romanos 4: 7).

O desânimo vem antes do pecado e depois da dúvida. O que duvidamos? Que o pecado é perdoado no mesmo segundo em que foi confessado; que é totalmente perdoado e esquecido por toda a eternidade; que Deus nos ama da mesma forma, embora tenhamos pecado; que temos o direito de ser ousados da mesma forma; que é proveitoso orar, etc., etc.

De onde vem a dúvida? Vem do nosso adversário o diabo, o mentiroso. Por que você acredita nele? Você o procura? Você confia nele? É a palavra dele que você esconde e guarda em seu coração? Quem ele salvou e fez feliz?

Depois de você ter ficado desanimado, então o que? Então você perdeu o resto do seu poder para resistir. Consequentemente, o pecado tem ainda mais poder sobre você. Embora tenha sido apenas o único pecado que fez com que você ficasse desanimado, ele se torna uma série inteira de pecados – um período no qual o pecado domina sobre você de várias maneiras, um pecado sendo acrescentado ao outro.

Uma luta de fé

No entanto, nem uma única alma precisa viver dessa maneira. Todos podem aprender a combater a luta da fé, a andar na ousadia da fé – e com boa coragem em todas as circunstâncias, mesmo que tenha caído.

A luta da fé pode ser dividida em duas partes. A primeira parte é andar fielmente no Espírito e pela fé hora após hora, observando e lutando para que não cedas ao pecado em qualquer tentação, para que não preenchas nenhum dos desejos da carne, de modo que nenhum pecado de qualquer espécie é concebido. (Gálatas 5:16; Tiago 1:15) Então podemos ter certeza de que o desânimo é mantido e que Satanás é vencido. Conseqüentemente, ele não pode entrar por uma fenda na armadura através da qual ele pode atirar seus dardos inflamados.

A outra parte da luta da fé é vencer Satanás, o acusador, e expulsá-lo depois que pecarmos. Esta última parte é a parte mais importante, como é mais comum, e o que precisamos para aprender a resistir a Satanás.

Satanás, o acusador, é um mentiroso

Quando pecamos, Satanás está lá para nos acusar e censurar. "Então você fez isso de novo", diz ele. "Infelizmente, é assim", diz a alma. “Você não é um completamente inútil?” Continua Satanás. "Sim, parece que sim", diz ele. "E você nunca será nada," Satanás prossegue. "Não, eu nunca vou", geme a alma. "Que negócio você tem indo à igreja?", Ele questiona. "Eu acho que é completamente inútil", ele concorda. Se você for à igreja, Satanás diz: “Não é apropriado que você ore.” “Sim, você está certo.” “Nem você pode cantar em voz alta porque então as pessoas podem pensar que você tem vitória”, diz Satanás. . "Sim, isso é verdade", diz a alma.

O acusador fala como se fosse um apóstolo da verdade. Não creia nele! Não foi verdade o que ele disse? Não, longe disso! Primeiro de tudo, o que ele disse foi falso. Em segundo lugar, a essência disso era uma mentira, mesmo que fosse verdade de acordo com a letra; e em terceiro lugar, e tudo o que ele não disse?

Então eu gostaria de lhe fazer esta pergunta: você não tem alguma verdade para contar a ele? Não é uma única palavra de Deus? Você não tem uma única arma? Não, você não! Você era um pobre guerreiro! Você não era nenhum guerreiro! Você se rendeu ao inimigo imediatamente. Você não deu um único golpe com a sua espada para a salvação da sua alma ou para o seu capitão! Você voluntariamente deu ao adversário suas mãos e deixou que ele pegasse suas armas e colocasse algemas em você para que ele pudesse fazer o que ele queria com você.

Armas para lutar

Nós não estamos neste mundo para jogar “policia e ladrão”. Você deve juntar-se para lutar nas linhas de frente e lutar até o derramamento de sangue contra o nosso adversário perverso, tanto por causa de sua própria alma e dos outros. Devemos vestir a armadura de luz e usar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Com isso, podemos sempre dirigir de volta e conquistar Satanás.

Se você pecou e caiu, então levante-se imediatamente e confesse seu pecado. Então você sabe que ele foi apagado de acordo com a Palavra da verdade. (1 João 1: 9) Se Satanás acusar você, você pode vencê-lo com essa Espada. Dê-lhe alguns golpes com 1 João 2: 1-2, e termine com Provérbios 24:16. Lembre a ele que por você foi o Justo crucificado, que ele perdeu a guerra e não tem direito sobre você.

Cristo te ama! Ele defende você. Ele alegremente te perdoa! Seja corajoso; nunca se renda ao inimigo! Diga: “Não desta vez; não, nunca! ”Bem-aventurado o homem cujos pecados são perdoados. Há força e coragem na alegria. Aquele que foi muito perdoado, ama muito.

Vencer e mandar Satanás (o adversário, mentiroso, acusador) embora depois que pecamos é extremamente importante. A melhor coisa, é claro, é ser vitorioso nas tentações, para não pecarmos. Mas se você perder uma rodada, é ainda mais importante ganhar a próxima. A primeira rodada é geralmente sobre um pecado em pensamento, palavra ou ação. Se você perdeu, a guerra sobre ser desencorajado ou cheio de coragem e ousadia voltará imediatamente. Em cada caso, é um ou outro; ou você conquista ou está sendo conquistado.

Em quem você acredita? Quem você segue?

Satanás acusa os eleitos de Deus dia e noite. (Apocalipse 12:10) Mas Cristo intercede por nós dia e noite. (1 João 2: 1) Quem está certo? Quem apresenta seu caso com sinceridade?

Deus não nos deu um espírito de desânimo ou medo. (2 Timóteo 1: 7) De quem você recebeu seu espírito? Para quem você ouviu e abriu seu coração? Quem você obedeceu? Em quem você confiou?

 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7. “Ao qual resisti firmes na fé…” 1 Pedro 5: 9. Para quem você se submeteu? E a quem você resistiu?

“… Não deis lugar ao diabo.” Efésios 4:27. Para quem você se abriu? Para quem você abriu espaço?

Nosso futuro e esperança!

Com tudo o que há em mim, exorto cada alma que deseja acabar com o pecado a qualquer preço para ter bom ânimo! Seja corajoso! Suporte! Se o poderoso Satanás estiver contra você, o Cristo mais poderoso é por você! Obrigado e louvado seja para Deus! A vitória será sua finalmente! O trabalho de Satanás é acusar todos aqueles que caem. A obra de Cristo é interceder e defender, defender e levantar todos os que caem. (Salmo 145: 14; Provérbios 24:16; 1 João 2: 1)

É impossível vencer Satanás com sentimentos, opiniões, intenções, desejos e sonhos! Você tem que dar-lhe golpes com a borda da espada, com as palavras exatas de Deus. Arme-se agora com a Palavra de Deus, que é a verdade, no seu coração e ao seu lado. Sempre tenha suas armas prontas! Lute assim que você estiver ciente da menor oposição contra a verdade em sua mente; use a Espada de uma vez! No entanto, se você pecou e ouviu a voz do acusador acusando-o pelo que fez, você deve respondê-lo: “Mas também sei algo que é verdade”. Então você pode silenciá-lo com versículos adequados das escrituras. Uma, duas ou três palavras da Escritura podem afastá-lo de você, porque ele é o príncipe das trevas, e ele não pode suportar a luz da Palavra de Deus!

Graças e louvor a Deus! Nosso futuro é brilhante e longo e cheio de esperança. Avante, soldados! Para a batalha e para a vitória! Ataque com espadas desembainhadas! Use a Espada do Espírito, que é a Palavra viva, verdadeira e imutável de Deus. Essa é a arma que conquista! Então seu adversário perde a coragem e não você!


Este artigo foi traduzido do norueguês, e é uma versão abreviada de um artigo intitulado "Desencorajamento" que apareceu pela primeira vez no periódico "Tesouros Escondidos" ("Skjulte Skatter") do BCC em fevereiro de 1927.
© Direitos autorais Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.