Por que o evangelho de Jesus pode ser melhor descrito como "o caminho"?

Por que o evangelho de Jesus pode ser melhor descrito como "o caminho"?

O fato de o evangelho ser descrito como um “caminho” indica que não é algo passivo.

6 minutos ·

Uma descrição do evangelho: o caminho da salvação

Quando você escreve um artigo ou livro, atribui-lhe um título, e este título expressa a essência do conteúdo do artigo ou do livro. O título diz do que se trata.

Se descrevêssemos o conteúdo do evangelho de Jesus com toda a brevidade, poderíamos dizê-lo com muitas palavras diferentes. É particularmente interessante ver que, nos primeiros tempos, era bastante comum descrevê-lo como um "caminho".

“Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.’” Atos 16:17. Essa garota tinha um espírito de adivinhação. Esse espírito sabia a verdade e o descreveu como "o caminho da salvação". E quando eles descreveram em que Apolo foi instruído, lemos: “No caminho do Senhor”. Atos 18:25.

“Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles…” Atos 19:9. “E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.” Atos 19:23. “E persegui este caminho até à morte…” Atos 22:4. “Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais…” Atos 24:14. “Então Félix, havendo ouvido estas coisas, lhes pôs dilação, dizendo: Havendo-me informado melhor deste Caminho…” Atos 24:22.

Descrever o evangelho como um meio de salvação é bastante apropriado. Na verdade, não havia "caminho" na antiga aliança. Eles sacrificaram e pecaram, sacrificaram e pecaram, e não fizeram nenhum progresso. (Hebreus 10: 1-4) O que Jesus fez, em poucas palavras, foi "consagrar um caminho".

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,…”
 Hebreus 10:19-20.

O próprio Jesus disse que o caminho que leva à vida é estreito. De um modo geral, os crentes não pensam em termos de caminho. No entanto, eles pensam em “experiências”, bênçãos e expiação, e é por isso que não há desenvolvimento, nem progresso, nem crescimento.

Perdido na selva

Podemos ter uma ideia do grande significado de Jesus ter consagrado um caminho, se imaginarmos estar no meio de uma selva, sem saber o caminho. Se houver um grupo de pessoas, elas sempre discutirão sobre a direção em que devem seguir, sobre a doutrina, o método de trabalho e quem deve ser o líder. No entanto, se um dos que estão na selva encontra um caminho, ele clama e todos recebem esperança. Isso acaba com as dúvidas e toda a confusão.

Paulo diz, “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum…” Romanos 7:18. Nossa carne pode ser comparada a uma grande selva. Paulo escreve mais: “Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.” Romanos 7:5. Apenas algumas pessoas encontraram o caminho para sair desta selva, e Tiago pergunta se sabemos de onde vêm todas as guerras e pelejas. “Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” Tiago. 4:1-3.

Oh, como os cristãos têm lutado e tentado, durante eras, sair desta selva de paixões, contendas e confusão. Eles leram a oração de Jesus para que todos os que nele creem sejam um, assim como ele e o Pai são um. Eles falam muito da unidade e tentaram realizá-la por meio de reuniões ecumênicas, mas a situação não melhorou.

Israel recebeu a lei como auxílio nesta selva. Foi uma tremenda ajuda para eles manterem os animais de rapina à distância ou agirem como um freio ao pecado. A lei poderia punir o pecado depois de cometido, mas eles não podiam descansar [do pecado] através da lei. A lei era impotente por causa da carne.

“Porquanto o que era impossível à lei… Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;…” Romanos 8:3. Só então as pessoas receberam verdadeira ajuda na selva. Deus levou seu Filho para fora da selva, e seu Filho foi obediente. Lemos o que Jesus aprendeu nos dias de sua carne: “aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” Hebreus 5:7-9.

De um modo geral, os crentes esperam uma bênção – algo maravilhoso que sobrevenha a eles – para que possam sair desta selva. Eles estão esperando para serem "apanhados", assim como Filipe. (Atos 8:39) Mas devemos seguir o caminho exatamente como Jesus disse: tome sua cruz diariamente e negue a si mesmo, armando-vos com o mesmo pensamento, “que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;.” 1 Pedro 4:1-2.

Encontrando a saída

Jesus não pode ir esse caminho por nós, mas ele o consagrou para nós. Jesus se ofereceu no poder do Espírito eterno. As cento e vinte almas na sala superior foram batizadas com o mesmo Espírito – e somos batizados com o mesmo Espírito para ser o corpo de Cristo. (Atos 2: 1-4; 1 Coríntios 12:13) Por esse Espírito, podemos levar as obras do corpo á morte. Ponha-os à morte! Crucifique a carne com suas paixões e concupiscências! Então haverá descanso. Isso é chamado de morte de Jesus, que sempre carregamos em nosso corpo. Esse morrer acaba com o pecado na carne – os animais na selva – e as virtudes de Cristo se manifestam em nosso corpo. (2 Coríntios 4:10)

Então teremos encontrado o caminho para sair da selva: o caminho da salvação. Os primeiros cristãos ficaram tão entusiasmados com esse novo e vivo caminho que falavam muito sobre ele e o evangelho foi definido apenas por estas palavras: “o caminho do Senhor”, “o caminho da salvação” ou “o caminho de Deus. " Devemos ser guiados pelo Espírito dessa maneira. É impossível seguir esse caminho sem ser obediente.

Esta é verdadeiramente uma vida real, vivendo a vida de Jesus com uma carne mortal na qual nada de bom habita, no meio de pessoas ímpias. Foi o que Jesus fez, e ele nos deu a seguinte promessa: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.”. Apocalipse 3:21.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.