Por quê deveria ter pena de mim mesmo?

Por quê deveria ter pena de mim mesmo?

Quando foi jovem, Page foi diagnosticada com câncer, o que levou à perda da perna…

6 minutos ·

Quando Page tinha nove anos de idade, ela foi diagnosticada com câncer de osso, osteossarcoma, e o tumor que começou em seu joelho esquerdo se espalhou tanto que a amputação era a única escolha. Agora, 15 anos sem câncer, Page fala sobre suas experiências crescendo com uma perna protética.

Eu tinha uma personalidade fácil, então, quando meus pais me falaram a notícia sendo uma menina de nove anos, que minha perna teria que ser amputada, eu realmente não pensei muito sobre isso. Isso pode parecer estranho, mas acredito que foi a graça de Deus que eu consegui colocar tanta confiança nEle e meus pais. Mas quando cresci, comecei a ver como isso afetou minha vida, e tive que lutar para manter essa confiança, de várias formas.

Autorretrato e autocompaixão

Lembro-me de ser uma adolescente e olhar as minhas fotos com amigos e pensar "minha perna realmente se destaca nesta foto, parece realmente horrível." Ou jogando futebol e pensando "se eu não tivesse uma perna protética, então eu poderia realmente ser um jogadora valiosa "

Mas Deus me deu luz real que esses pensamentos eram apenas uma autocompaixão. E a auto compaixão é o inimigo! Ele vem como um pensamento único e se você não continuar a batalha e lutar contra ele e se recusar a ceder, então pode se transformar em um maciço enorme de escuridão que será difícil encontrar o seu caminho para sair.

A autocompaixão faz com que você se torne totalmente envolvido no que deseja e precisa, e pense em como outras pessoas devem tratá-lo. Isso leva a exigir aos outros e a ser cheio de indignação e amargura. Para um cristão, é fácil ver que esse padrão de pensamento não tem nada a ver com os pensamentos de Deus. “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” 2 Timóteo 1:7.

Eu tenho que ver a autocompaixão como o primeiro inimigo. Quando vejo que é algo que é contra a vontade de Deus, posso optar  por detestá-lo com um ódio perfeito (Salmo 139: 21-22). Então, eu posso pegar a armadura de Deus e destruí-la completamente (Deuteronômio 28: 7). Isso ajuda a ver claramente que autocompaixão leva a completa tristeza, vazio e desamparo; na verdade, destruiu bilhões de vidas. Por que você escolheria entregar-se a isso?

Confiança perfeita em Deus

Muitas vezes eu tenho que lidar com manutenção e reparos na minha prótese. Pode acontecer que a dobradiça de metal de repente se encaixe e, em seguida, parece que eu coloco minha vida em espera para  ver a prótese e recuperar as coisas no normal. Situações como esta podem trazer muita ansiedade e preocupação. E se eles não conseguem corrigi-la tão rápido quanto eu acho que eles deveriam? Vou sentir falta do trabalho? E se isso acontecer, ou isso acontece?

Assim como a autocompaixão, preciso reconhecer a ansiedade como inimigo. Este inimigo é uma falta de fé ou confiança em Deus. Jesus disse, “Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
” Mateus 6:32-33. Se eu acreditar neste versículo, e optar por obedecê-lo em fidelidade simples, então encontro repouso. Deus quer que confiamos nele completamente e superemos todas as dúvidas.

Tiago escreve: "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.”  Tiago 1:6-8. Jesus também disse várias vezes “Seja-vos feito segundo a vossa fé.” (Mateus 9:29, Mateus 15:28).

Somente para o meu benefício eterno

Minhas situações específicas foram escolhidas para mim. Se eu dar um passo atrás e olhar para o quadro geral, eu absolutamente posso vê-lo, assim como Paulo expressa isso ao Coríntios: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:17-18. Não é sobre as situações externas que eu tenho enquanto estiver aqui nesta terra, trata-se de encontrar as coisas que são desagradáveis ​​para Deus (os inimigos, como a autocompaixão e a ansiedade) e vencendo-os.

Na eternidade, minhas situações terrenas terão passado, mas o que permanecerá é o que eu ganhei com elas. Ao lutar contra o pecado, as virtudes de Cristo entram em minha vida cada vez mais. Por exemplo, o sacrifício, a generosidade e o amor perfeito virão para a minha vida cada vez mais quando a autocompaixão é condenada à morte. A fé completa e a confiança em Deus virão quando lutar contra toda a ansiedade e dúvida. Isso é o que permanecerá na eternidade – amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, gentileza, autocontrole (Gálatas 5: 22-23). Estou chamado a ter uma plenitude de todas essas coisas na minha vida (Efésios 3:19).

Todos têm situações customizadas que são perfeitas para eles. Talvez você não se encontre nas situações exatas que eu tenho, mas você pensou sobre as suas? Você pode ver que situações em sua própria vida estão trabalhando para seu benefício eterno? Você realmente acredita nisso? Se você fizer isso, então não há nenhuma razão para deixar a autocompaixão, a dúvida, a preocupação ou o desânimo em sua vida!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.