Por que Deus permite o sofrimento?

Por que Deus permite o sofrimento?

Deus precisava provar que o caminho do pecado só levaria ao sofrimento.

12 minutos ·

Como pode um Deus que é todo amoroso e todo poderoso permitir o sofrimento na Terra? Deus não pode intervir e criar um mundo onde não existe sofrimento? Ele não pode tirar a dor?

Esta é uma pergunta difícil e também muito comum. A fim de compreender algumas das grandes questões que cercam este tema, temos de olhar para o plano de Deus como um todo.

Para começar, Deus fez um mundo sem sofrimento. Este foi o céu e a terra, antes da queda. Todos os anjos e tudo o que tinham sido criadas viviam em harmonia com Deus. Havia paz. Alegria. Perfeição. Ele foi exatamente como Deus quis que fosse.

No entanto, Satanás, um dos anjos, escolheu ir contra isso e fazer o seu próprio caminho. Ele ficou exaltado, imaginando que ele poderia ser igual ou melhor do que Deus. Este foi o primeiro pecado, causando a separação entre Deus e Satanás. O caminho de Satanás estava fora da bênção de Deus e, portanto, o amaldiçoou.

A criação de Deus foi perfeita. Adão e Eva, os primeiros povos, receberam uma vontade livre, mas eles eram puros e, portanto, teve contato direto e comunhão com Deus. Satanás estava cheio de mal e queria destruir esta harmonia. Era a sua opinião de que, dada a escolha, as pessoas preferem o pecado do que obedecer a Deus. Deus poderia ter simplesmente calado, ou até mesmo mudado de idéia à força, mas ele tem muito respeito pelo livre arbítrio, mesmo o livre arbítrio de quem opta por desobedecer. Então, ao invés de forçar Satanás voltar para a luz, Deus precisava provar que o caminho do pecado só levaria ao sofrimento.

A causa do sofrimento na terra

Quando Deus criou a terra, sua intenção era de que seria uma extensão da paz e da harmonia dos céus. No entanto, Satanás foi permitido o acesso à terra, e ele tentou Eva no Jardim do Éden. Quando Satanás ofereceu a Eva uma escolha de seguir o caminho de Deus ou o caminho do pecado, Deus tinha esperança que ela iria escolher seu caminho. Tudo o que Deus queria era que as pessoas sejam felizes e Ele sabia que a única maneira para eles serem obedientes. Infelizmente, ela escolheu a acreditar caminho de Satanás – o caminho da maldição, e ela convenceu Adão a fazer o mesmo. Por causa do Seu imenso respeito por livre arbítrio, Deus teve de recuar e deixar Adão e Eva colher as conseqüências de suas ações.

Todo o sofrimento, toda a dor, e cada lágrima que foi derramado sobre a terra ou é um resultado direto ou indireto do pecado. Mesmo desastres naturais acontecem porque o mundo foi amaldiçoado. (Ver Romanos 8: 20-21) O pecado contaminou tudo. E tornou-se cada vez pior com o passar do tempo. Quando uma pessoa pecou, ele colheu sofrimento, aqueles ao redor dele sofreram, a terra em si sofreu. A natureza do próprio mundo tornou-se contaminados com espinhos e abrolhos. Isso não foi um Deus vingativo lançando ao mar sobre as punições. Este foi um resultado natural das leis que Deus tinha feito muito antes mesmo de ter criado a terra. Ele sabia que pecar trazia sofrimento. É por isso que Ele tenta tão difícilmente nos cuidar a não fazê-lo.

Por que Deus não faz nada para parar o sofrimento?

Deus poderia intervir em qualquer ponto e parar o sofrimento. Ele conseguiria segurar a sua mão e nos salvar da dor. Ele é todo poderoso, afinal. Mas se ele fizesse isso, ele nunca seria capaz de provar, sem sombra de dúvida, que Satanás estava errado. Pecado causa o sofrimento. Deus sabe disso. Agora, ele quer provar isso para toda a criação

Ele entristece Deus para assistir a Sua criação sofrer. Ele está ansioso para que isso acabe; Ele está doendo para estender a mão e ajuda-nos. Objetivo final de Deus é parar todo o sofrimento para a eternidade. Ele quer que toda a criação permaneçam juntos em perfeita harmonia como era no início. Mas desta vez ele precisa ter certeza de que ninguém pode trazer o pecado para a nova criação. É por isso que Ele precisa ser capaz de mostrar, sem qualquer sombra de dúvida, que é o pecado sozinho que leva à miséria e sofrimento. E, a fim de obter prova de que Deus tem que jogar pelas regras que Ele mesmo estabeleceu.

O propósito de Deus para com sua criação

A intenção de Deus com nós não é só provar que pecado traz sofrimento. Ainda mais importante é provar que a vida sem pecado traz alegria e paz e harmonia.

"… Esta graça me foi dada: a pregar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo, e para tornar claro para todos a administração deste mistério, que desde os séculos passado foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas. Sua intenção era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor ". Efésios 3: 8-11 .

Este é o resumo do plano de Deus com a humanidade, o golpe final para erradicar contra Satanás. Enviando o seu próprio Filho Jesus à terra como um homem, Ele foi capaz de provar de uma vez por todas que era possível vencer Satanás e sua malandragem. Como ser humano, Jesus foi tentado de todas as maneiras como nós somos, mas em todas as circunstâncias escolheu para fazer a vontade de Deus, em vez de Sua própria, por isso Ele nunca cometeu pecado. (Hebreus 4:15, Hebreus 5: 7-9) "! Está consumado" Quando Jesus foi crucificado e gritou, a vitória foi total. Satanás nunca tinha sido capaz de assumir o controle do espírito de Jesus, que poderia voltar para Deus perfeito e cheio de natureza divina.

Mas não parou por aí. Jesus fez isso para que pudesse mostrar o caminho para os outros. Agora Deus está formando uma noiva para Jesus Cristo, que irá mostrar, através de uma vida pura e santa como Ele fez, que a vitória sobre o pecado traz a verdadeira, alegria e paz eternas. Esta é a igreja, por quem multiforme sabedoria de Deus será revelado a toda a criação.

E esta alegria não é simplesmente uma recompensa de chegarmos na eternidade. Começa agora.

Assim, mesmo que Deus deixa a terra colhem os frutos do pecado, Ele realmente está, muito mais interessado em deixar aqueles que optam por servir a Ele colher os benefícios disso.

 Sofrendo em carne

Todo mundo sofre. E o sofrimento que uma pessoa passa na terra não é necessariamente proporcional à quantidade de pecados que cometeram. No entanto, os discípulos de Jesus Cristo, servos de Deus, sabem  usar este sofrimento para sua vantagem.

Em 1 Pedro 4: 1 diz: "Portanto, uma vez que Cristo sofreu por nós na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento, pois aquele que sofreu na carne já cessou do pecado." O sofrimento físico em si, obviamente, não faz pôr fim ao pecado. Pelo contrário, quando as pessoas experimentam dor,  perda e tragédia, o pecado dentro de si manifesta e eles são tentados a se sentir irritado, amargo, desanimado. Mas um discípulo faz o que seu Mestre, Jesus fez: ele leva esses pensamentos, nega-lhes, e coloca-los à morte. E um pouco de pecado morre. Isso é chamado de "sofrimento na carne", porque negar a carne para realizar seus desejos é o mesmo que negar a sua auto vontade, e isso é doloroso. Isto é o que Jesus fez quando Ele estava na terra, e é a vontade de Deus para nós. No entanto, o resultado é que o pecado é vencido, e é substituído por virtude.

Quando as pessoas o escolhem conscientemente para sofrer na carne, em vez de pecar e sofrer as conseqüências, então Deus finalmente é capaz de dizer Satanás "Veja, seu caminho não funciona. Pecado só conduz ao sofrimento, mas algumas pessoas estão escolhendo meu caminho. Eles estão escolhendo não pecar. Provou-se uma e outra vez, você não tem terra para ficar! "

E, em seguida, haverá um ajuste de contas

Eternidade

Você pode imaginar a ira de Deus sobre Satanás, então, quando Ele mesmo volta após todos esses milhares de anos, o tempo de julgamento está finalmente em mãos. Depois que Satanás forçou a mão de Deus, Ele teve que assistir a Sua criação sofrer ano após ano, século após século. Esperando com paciência para que as pessoas se voltam para Ele e sejam obedientes à Sua vontade, para que Ele pudesse erradicar o pecado, a longo prazo.

Mas, finalmente, o momento para a paz chegou. Depois de tudo dito e feito, Satanás será lançado no mar de fogo e todo o sofrimento, toda a dor, toda a miséria terá desaparecido para sempre.

Se formos obedientes à vontade de Deus, em vez de nossa própria vontade que está manchada pelo pecado, estamos do lado de Deus e prestativo na realização de Seu plano. O mais que escolhemos para viver em obediência a Deus aqui na terra,  mais rápido o dia do julgamento virá. Quanto mais as pessoas optam por sofrer na carne (condenado à morte o seu pecado) e não obedecer as luxúrias e desejos pecaminosos em si mesmos, mais cedo Jesus vai voltar e colocar um fim a todo o sofrimento.

O que posso fazer?

É difícil sentar e assistir o sofrimento propagando por todo o mundo e não saber o que você pode fazer. Mas aqueles que são fiéis a Deus tem o poder e a responsabilidade de aliviar o sofrimento e tornar o mundo um lugar um pouco melhor onde eles estão.

Nós podemos ser uma bênção para aqueles que nos rodeiam por negar o pecado que tão de perto nos tenta, e que provoca discórdia e infelicidade. Quando estamos inclinados a responder de volta com palavras duras, podemos colocar o pecado à morte e responder suavemente e gentilmente. Quando somos tentados ao egoísmo, podemos praticar a generosidade. Quando vemos a injustiça e a crueldade, podemos ser campeões na justiça e compaixão.

Nós também podemos orar. "A oração eficaz fervorosa de um justo pode muito." Tiago 5:16. A oração é uma tremenda arma contra as trevas deste mundo. Se temos certeza de que estamos a viver em justiça, em seguida, nossas orações têm o poder de ajudar. Podemos orar pela cura, orar por misericórdia, orar para os pobres, para os necessitados, orar por líderes mundiais e governos, rogai por luz, vida e misericórdia para vir ao mundo, tanto quanto possível. Deus ouve essas orações.

E quanto mais vivemos em justiça, quanto mais condenados à morte o nosso pecado, quanto mais lutamos contra a escuridão, então mais rápido o dia do julgamento virá, quando todo o pecado e sofrimento estará acabado para sempre. "Havendo pois de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém sem em santo trato, e piedade. Aguardando, e apressando-vos para o dia da vinda de Deus" 2 Pedro 3: 11-12.

Esse dia está chegando em breve, o dia em que Jesus vai voltar, pronto para buscar Sua noiva, limpo e impecável, tendo escolhido o caminho de Deus por tudo isso.

E então vem o grande final. Satanás será amarrado e jogado no lago de fogo para sempre. (Apocalipse 20:10) Nunca mais ele vai ser capaz de seduzir as pessoas a seguir o seu caminho e causar miséria e sofrimento. Então, Deus vai finalmente ser capaz de criar um novo céu e uma nova terra em perfeita paz e alegria e harmonia para toda a eternidade. Nenhum grito, nenhuma lágrima, nem tristeza. Nenhuma tentação, nenhum pecado, nenhuma discórdia, conflito, ou desobediência. Vamos viver juntos com Deus e Jesus e os santos. Nem um pingo de sofrimento nunca vai existir no universo novamente.

Finalmente, e para sempre, tudo ficará bem.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.