Por que a sabedoria é um tesouro?

Por que a sabedoria é um tesouro?

Como a sabedoria é definida? O que ser sábio realmente faz por nós?

5 minutos ·

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria.” Provérbios 3:13.

Eu poderia escrever uma longa lista de versículos na Bíblia que falam da sabedoria como um tesouro, como algo a seguir. Mas qual é o apelo da sabedoria e por que é tão valioso?

A sabedoria é temer a Deus e fazer o que é agradável para ele. Eu ganho sabedoria à medida que me liberto de ver e responder às situações da vida de acordo com minhas tendências naturais, que são influenciadas pelo pecado. Em vez disso, aprendo a ver e responder de acordo com a vontade de Deus. Isso acontece quando não estou interessado em procurar o meu próprio, ou em ter o meu próprio. (Tiago 3: 13-18) Então, ajo apenas por amor e desejo de viver em retidão diante da face de Deus, com intenções purificadas de qualquer forma de busca do meu próprio benefício ou conforto. Quando a sabedoria guia todos os meus caminhos, a vontade de Deus é feita na Terra, como no céu. Então não há pecado para arruinar minha experiência de vida, e minhas possibilidades estão abertas. Fazer a vontade de Deus é sábio, porque significa que as coisas são feitas da melhor maneira possível, com o melhor resultado possível.

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5.

A Palavra de Deus ensina sabedoria

Aprendo sabedoria da Palavra de Deus, dos mandamentos escritos nas Escrituras. Talvez alguém tenha dito algo negativo sobre mim, ou sobre alguém com quem me importo, e minha reação é retaliar com raiva. Isso é sabedoria? Não, esta é uma reação puramente humana, baseada apenas no meu senso natural de autopreservação. "A ira repousa no íntimo dos tolos." Eclesiastes 7: 9. Mas Jesus disse: "Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.". Lucas 6:28. Isso é sabedoria, que se torna evidente quando você vê o resultado de ser obediente às palavras de Jesus! Reagir de acordo com a Palavra de Deus faz com que a justiça e a bênção prevaleçam. Por outro lado, responder de acordo com o pecado em minha carne apenas faz com que as coisas más cresçam e apodreçam, levando à profunda infelicidade de todos os envolvidos.

No entanto, essas palavras são apenas conhecimento para mim até que eu tenha vencido pessoalmente o pecado através do poder de Deus em obediência ao que está escrito. Quando venci a amargura, o ódio, a ofensa, o rancor, a maledicência, etc., então a benignidade, a bondade, o amor e a mansidão se tornam virtudes que possuo como minha própria natureza. Então as palavras de Jesus se tornam sabedoria para mim, não apenas conhecimento. Não é apenas algo que eu sei, mas algo que experimentei e ganhei como um tesouro pessoal.

A sabedoria revela o grande mistério da vida: que viver por mim e pelos meus próprios interesses não satisfaz, enquanto viver inteiramente para Deus e em obediência à sua Palavra traz alegria, paz e vida em abundância.

“Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata! Provérbios 16:16.

O futuro só fica melhor

Eu posso crescer constantemente em sabedoria, desde que siga o caminho que Deus estabeleceu para minha vida apenas com o desejo de fazer a vontade de Deus.

Crescer em sabedoria significa que sou libertado da indiscrição e das reações tolas e de fazer coisas "no calor do momento" das quais mais tarde me arrependo. Isso significa que paro de agir de maneira prejudicial para mim e para as pessoas com quem interajo na minha vida. A sabedoria me permite ver claramente, saber a maneira correta de falar e agir, conhecer o conselho certo a dar quando os outros precisam de ajuda e amor, ver a verdade de um assunto e julgar entre o certo e o errado. Eu me torno diligente – as coisas que faço assumem significado e propósito. A sabedoria nos dá compreensão dos mistérios da vida. Torna a vida clara, simples e direta, em vez de confusa, ansiosa e duvidosa. Essa sabedoria vem de me humilhar, admitir que não há sabedoria em meu próprio entendimento e buscar continuamente as coisas de Deus.

Crescer em sabedoria significa progredir no caminho de ser transformado a partir de minha própria natureza humana, entendimento humano e reações pecaminosas às virtudes e à imagem de Cristo. (Romanos 8:29) Quanto mais sabedoria ganho, mais desejo, e mais Deus é capaz de me mostrar onde preciso abandonar a loucura da minha própria vontade para me libertar do pecado.

A sabedoria nos liberta da futilidade, falta de sentido, inutilidade, vazio, vaidade, superfluidade e de viver em vão. Dá-nos uma apreciação por tudo que é verdadeiro e nobre; por tudo que é de Deus.

“Feliz é o homem que encontra sabedoria,. …
Os seus caminhos são caminhos de prazeres,
e todas as suas veredas são paz.
Ela é uma árvore de vida para os que lançam mão dela
e feliz é cada um que a retém.”
Provérbios 3:13-18.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.