Pode um cristão perder a sua salvação?

Pode um cristão perder a sua salvação?

Ser um cristão, segundo o significado correto da escritura, significa teu um novo significado na vida – um sentido que quer servir a Deus. Isso é o começo da salvação. Mas, pode um cristão perder a sua salvação?

3 minutos ·

Quando uma pessoa se converte e se torna um cristão, ele recebe um novo sentido. O velho sentido da vida, era viver a si mesmo e suas paixões – o novo sentido é, amar a Deus a fim de agradar-lhe. Com isso começa a salvação.

Paulo fala disso em efésios 4, 22-24: „… vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.“ O velho homem é o velho significado, e o novo homem é nosso novo significado da vida.

Paulo também escreve em romanos 6,6: „Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado.“ É muito importante estar ciente disso. Salvação não significa apenas que recebemos perdão dos pecados através da morte de Jesus na cruz, por nós. Salvação significa também, que nosso velho homem foi com ele crucificado. Isso faz com que seja possível viver uma nova vida (Versículo 4).

A cruz – a força da salvação

Paulo escreve em Filipenses 3, 17-19: „Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. “ Eles não foram inimigos da cruz enquanto recebiam o perdão dos pecados, através da oferta de Jesus. Mas eles foram inimigos da cruz quando estavam na vez de crucificar seu velho homem juntamente com Jesus. Talvez tenham se convertido uma vez, e recebido um novo sentido, mas eles tornaram novamente para seu sentido velho, e aceitaram novamente o amor ao mundo.

Podemos ler em 2 Timóteo 3,5 daqueles que tem uma aparência de temor a Deus, mas negam a sua eficácia. A força está na cruz, já que a cruz é o poder de Deus para a salvação (Romanos 1,16). A cruz prende nosso velho homem, assim que podemos na nova vida – nas virtudes de Cristo – crescer e aumentar. Uma forma exterior de religiosidade, que esconde o velho sentido, o qual ama o mundo e as paixões, é horrível aos olhos de Deus. Contra essa hipocrisia Jesus lutou intesivamente.

Perder a salvação – ancorado na salvação

Se alguém retorna para o velho sentido, amando o mundo e goza suas paiões, ele naturalmente perde a salvação. Um sentido desses não cabe no reino de Deus. Mas se eles verdadeiramente se arrependem, e tornam a Deus, podem ganhar a salvação novamente. Mas eles perderam tempo muito valioso, nos quais as virtudes poderiam ter crescido e aumentado. Deixe-nos então, estarmos ancorados firmemente no novo sentido, e permanecer nele.

„Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.“ Colossenses 2,6-7.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.