Perdoar o passado e as pessoas que me machucam

Perdoar o passado e as pessoas que me machucam

Um testemunho poderoso sobre o poder do perdão e a cura disponível através da fé na Palavra de Deus.

6 minutos

Memórias de infância – duram a vida inteira. As imagens em minha mente são vívidas e claras, ligadas a como eu estava me sentindo naquele exato momento de uma experiência positiva ou negativa. A sensação da areia sob meus pés descalços no caminho que levava a um portão rijo e arqueado que levava à felicidade da infância: uma noite de verão perfeita ao entardecer. Minha bicicleta de 5 velocidades deixando um rastro de poeira. E as lembranças sombrias estão lá – mais facilmente rastejando para a superfície; mais proeminente e assertivo.

Tensão e raiva não eram estranhas para mim. Infelizmente, violência, ansiedade e medo seguiram seu rastro terrível. Gritar era comum, e meu modo de luta ou fuga estava preso na posição "ligado".

As paredes da minha segurança e confiança foram derrubadas. Consequentemente, eu também temia a Deus, de uma maneira prejudicial, e o pensamento de Jesus retornando me aterrorizava. Tudo o que imaginei era fogo e enxofre, e um poço de lava. Minha reação automática se eu fiz algo errado foi: Deus terminou comigo; Ele estava com raiva de mim, fim da história.

Então, como adulto, eu sempre ouvi os versículos em Jeremias 29:11. “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Esse versículo que ouvi tantas vezes voltou para mim durante os tempos difíceis e mudou a maneira como vejo meu relacionamento com Deus.

Segurando uma posição de perdão

Quando adolescente, relacionamentos tensos, discussões e violência atingiram seu auge na minha vida. Eu estava acabada. Exausta. Questionando a vida e questionando minha existência, olhei para uma ponte – minha mente corria com idéias suicidas, me perguntando, qual é o sentido da vida?

Somente foi quando eu experimentei amor e carinho genuínos de um amigo íntimo que eu fui capaz de me abrir e começar a me curar e fui incentivada a perdoar.

Em meu coração e mente, decidi perdoar o passado e as pessoas que haviam me machucado profundamente. Não sabendo realmente na época o que isso exigia de mim, ou o caminho que havia pela frente, mas isso se tornou um ponto de virada. Foi um pequeno começo, uma decisão. Foi contra tudo em mim. Eu queria mentir em uma poça de autopiedade, e fiquei tentado a ficar com tanta raiva e ódio, e não foi sem luta. Quando criança, sempre aprendi sobre o perdão: Jesus perdoou aqueles que o perseguiam. Ele não retribuiu o mal pelo mal, mas com bondade amor e misericórdia. "Eu perdoo você." É fácil dizer, mas Deus sempre me ajuda a me apegar à minha decisão.

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;.” Mateus 6:14. Deus é misericordioso comigo, não devo ser o mesmo com os outros? Mesmo aqueles que me machucaram e me trataram injustamente? Estou longe de ser perfeita, e Jesus me perdoou quando errei. Eu tive que pensar sobre essas coisas.

Eu nunca quero sair dessa decisão de perdoar – ou deixar a amargura entrar. A auto-piedade está tão perto. Muitas vezes sinto vontade de gritar: por que eu? Porque isso? Tantos "porquês". Por mais doloroso que seja, olhar para trás e questionar todos os detalhes da minha infância – escolho acreditar que Deus planejou perfeitamente minha vida, e ele nunca comete erros. Quando o fim da minha vida chegar, Deus poderá dizer – olha, ela fez! Sem desculpas.

Eu também experimentei que Deus é incrivelmente bom. Pequenas decisões que parecem insignificantes podem ter um enorme impacto sobre o meu caminho. Deus me deu graça para evitar tomar más decisões. Acredito que ele tem a mão sobre a minha vida e que muitos estão orando por mim.

A oração é fundamental

Percebo cada vez mais a necessidade de oração. Orar por força – força para aguentar, e não ceder aos pensamentos. Os pensamentos sombrios, os pensamentos tristes. Se eu me humilhar e orar, a tempestade passará. Eu sei que sim. A tempestade sempre passa. A Palavra de Deus pode ser uma âncora para minha alma. Meus sentimentos não são a verdade e estou aprendendo a confiar em Deus e não em mim. Não ceder aos sintomas, emoções e sentimentos. Para me lembrar "isso é tudo o que são – sentimentos". Eles não precisam governar. Às vezes, todo o meu corpo está contra mim, mas não precisa mudar meu desejo! Um desejo que acredito que Deus colocou em meu coração. Meu desejo de servi-lo, de ser boa, de perdoar.

O perdão é contínuo para mim. Não cabe a mim julgar, odiar ou condenar aqueles que me prejudicaram. Depende de Deus, ele é justo. (Deuteronômio 32: 4) No entanto, cabe a mim viver minha vida agora no presente! Eu posso ser a mudança para as gerações depois de mim! Tenho tanta esperança para o futuro – que, ao permitir que Deus transforme minha vida da maneira que sou, ninguém terá que experimentar o que fiz. “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Colossenses 3:13. Minha esperança é que outros possam provar bondade, amor e misericórdia de mim. Eles são tratados com mãos quentes e podem experimentar um pedaço do céu. Como eu sou quando outras pessoas me conhecem? Quem eles conhecem? Eu quero transformação na minha vida!

esta postagem está disponível em

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.