Pão ou pedras?

Pão ou pedras?

Quando oramos, às vezes sentimos que o que recebemos não é o que pedimos. Deus realmente dá pedras quando pedimos pão?

5 minutos ·

Vários anos atrás, eu orei muito por alguém que amava e que não resultou como eu esperava. Então, para encurtar a história, fiquei muito zangada com Deus e me enfureci bastante com os punhos cerrados e as lágrimas escorrendo pelas minhas bochechas. Eu orei tanto e por tanto tempo e acreditei que tudo iria bem. Eu estava tão brava com o resultado que senti que Deus me decepcionou; Acho que o acusei de ser cruel. Eu posso até ter citado capítulo e versículo para mostrar a Ele que Ele não cumpriu suas promessas. Parte de mim entendeu que esse não era o jeito certo de fazer isso, mas eu simplesmente não conseguia parar minhas emoções.

Então, alguns meses depois, fui convidada a orar por outra pessoa. Então eu fiz. Eu orei de vez em quando durante toda a noite; Foi uma noite longa. E, no entanto, para todos os efeitos, minhas orações não afetaram a situação nem um pouco.

Desta vez, senti que não era culpa de Deus – era minha. Havia algo de errado com minhas orações, minha fé, minha vida? Por alguma razão, Deus não estava respondendo minhas orações. Talvez Deus não gostasse muito de mim. E, no entanto, pensei que estava vivendo como discípulo; Eu pensei que eu tinha uma fé viva. Por que minhas orações estavam entregando pedras quando eu orei, e não o pão que me foi prometido?

Deus só dá pão

“E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra … Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11:9-13.

Então, eu tive que ponderar como conciliar minha experiência pessoal – senti que tinha recebido pedras – com um fato que eu sabia no fundo do meu coração que era verdade porque estava escrito na Palavra de Deus, a saber:

Deus só dá pão; Ele nunca dá pedras.

Então, por que minhas orações não foram respondidas da maneira que eu esperava que elas fossem?

Para as pessoas pelas quais eu tinha orado, não tinha pensado muito no processo que Ele queria que essas pessoas passassem. É verdade que aprendemos a nos aproximar de Deus quando sofremos. Quando eu olho para as provações mais severas da minha vida, agora estou em posição de dizer (mão no coração) que estou feliz por tê-las e não sentiria falta delas por nada. Aprendi mais sobre mim mesma e sobre a bondade de Deus quando estava sofrendo do que quando as coisas aconteceram realmente bem.

Quando clamo a Deus no meio das provações, ele me encontra com a Sua Palavra. Esta Palavra faz um caminho reto para os meus pés e dá uma luz no meu caminho. Não tira o sofrimento, mas, se eu o seguir com total confiança e fizer morrer a minha própria vontade nestas circunstâncias, então receberei o poder do Espírito para suportar, consolar, regozijar, esperar, sofrer muito e ser gentil.

Nas provações, obtemos esse alimento; nós temos acesso a essa nova vida. Esse alimento espiritual pode certamente ser descrito como pão.

Como devo orar?

O que posso orar é para que as pessoas que eu amo ganhem força e fé através de suas provações. Eu posso orar para que eles reajam de maneira piedosa e que eles sejam libertados de suas naturezas sob as pressões e tristezas de suas provações.

Porque aspectos de nossa natureza humana podem ser escondidos de nossa visão – o desejo de honra pode ser revelado e pode ser rejeitado com força; Da mesma forma inveja, agitação, amargura, ressentimentos, falta de fé e muito mais. Quanto melhor receber poder e discernimento em nossos espíritos, e não apenas uma mudança em nossas circunstâncias terrenas.

E, em vez de pedir a Deus para intervir e remover suas provações, eu mesmo terei que aprender a ajudar a suportar os fardos e o sofrimento dos outros. Terei que aprender a consolar e aconselhar, a compartilhar a dor e edificar as pessoas com fé. Isso é trabalho e pode ser doloroso.

Quando Jesus orou para que a prova fosse removida dele “se possível”, Ele não queria ser crucificado, mas acima de tudo Seus próprios sentimentos eram esse fato primordial – Ele queria fazer a vontade de Deus e aceitar o sofrimento que Ele tinha que passar.

Então, quando Deus não responde às nossas orações por nós mesmos e pelos outros da maneira que esperamos que Ele faça, quando Ele não liberta as pessoas de seus sofrimentos e provações ou dor ou mágoa ou faz com que tudo "vá bem", eu encontrei algo …

Estamos recebendo oferenda de pão, não pedras.

E para aquelas duas pessoas que eu tentei desesperadamente tirar de suas provações? Depois de um pouco de sofrimento, luta e batalha, ambos emergiram com sua fé em Deus mais profunda e sua confiança nele mais forte do que nunca.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.