Os resultados de viver uma vida de vitória sobre o pecado

Os resultados de viver uma vida de vitória sobre o pecado

Nossas vidas não são nossas – nós vivemos para Jesus. E em troca nossas vidas são feitas tão ricas e livres.

7 minutos ·

Viver uma vida vitoriosa tem recompensas que irão beneficiá-lo por agora e por toda a eternidade. O único que perde quando você vence é Satanás, quando você prova com a sua vida que seguir a Jesus neste caminho glorioso é o único caminho certo a seguir.

Estando diante do rosto de Deus

Viver em retidão coloca você em contato direto com Deus e com Jesus. No jardim do Éden, Adão e Eva andaram e conversaram com Deus. Eles tinham uma comunicação boa e aberta com ele. Mas no dia em que pecaram, a primeira coisa que fizeram foi se esconder Dele. O pecado faz você perder sua confiança. Isso faz você temer a Deus da maneira errada. O temor de Deus é temer pecar contra ele. Mas esse medo significa que você tem medo de ter contato com ele, porque sabe que permitiu que algo maligno se interpusesse entre você. Você se sente culpado e condenado, e quer esconder o que você fez dele. Aqueles que vivem em pecado são completamente separados de Deus.

Mas, quando você começa a vencer o pecado, sua confiança retorna! Você tem ousadia para ir diante do rosto de Deus, para buscá-lo. Está escrito que, “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,.”
 Hebreus 10:19-20 Jesus percorreu o caminho através do véu: o caminho de vencer todo o pecado que Ele encontrou ali em Sua carne. Ao fazê-lo, aquele véu, aquela carne que nos separava de Deus, foi dividida em dois. O caminho para Deus foi aberto novamente; estava fechado desde que o pecado entrou no mundo. Que preço Jesus pagou por nós, para que pudéssemos vir diante do rosto de Deus. Isso deve motivá-lo a andar da mesma maneira.

Quando você também segue o caminho através de sua própria carne – o caminho de vencer todo o pecado que você encontra lá – então você adquire coragem para ir e encontrar a Deus. Você pode erguer a cabeça, olhar nos olhos de Deus e ter comunhão com Ele. Porque você sabe que não tem nada a esconder, não tem motivo para se esconder. Isso é o que você obtém desde a primeira vez em que obtém a vitória na tentação. E essa conexão se torna mais e mais forte à medida que você progride no caminho através da carne. Essa comunhão e conexão que você tem com Deus e com Jesus é incomparável. (Filipenses 3:10)

Liberdade e alegria

Viver uma vida de vitória leva à alegria. Você pode ter sido escravo do pecado por anos, e quando descobre que não precisa mais ficar preso a ele, essa é uma alegria verdadeira e libertadora. Isso traz liberdade, paz e descanso. O pecado cria sentimentos malignos. Agitação, ansiedade, medo, etc.

Imagine um homem que assumiu um negócio porque ele enganou e mentiu e prejudicou outras pessoas para chegar a essa posição. Quando ele finalmente tiver o controle, ele poderá sentir satisfação, mas na maior parte do tempo gastará seu tempo em ansiedade e medo de que alguém descubra o que ele fez para chegar lá, ou que alguém faça o mesmo com ele. E quanto tempo seu contentamento com o que ele conseguiu fazer durar? Seu desejo pelo poder ainda está vivo e prosperando.

Imagine, em contraste, se ele estava contente com o seu lugar no negócio, que ele havia vencido o desejo de poder e honra, e em vez disso aprendeu a se contentar (Filipenses 4:11) e trabalhou duro e honestamente para a promoção. Ele experimentaria descanso, paz e segurança, desde que não permitisse que o pecado vivesse. E Deus abençoaria tudo o que ele fez. (Salmo 1: 1-3)

Quando você inicia uma batalha contra algo que Deus aponta em sua carne, isso cria um sofrimento. A carne não quer desistir de algo que faz parte dela há tanto tempo. Mas Deus é rico em graça e misericórdia, e fornece todo o poder que você precisa, e a primeira vez que você obtém vitória sobre isso – não há palavras para descrever a liberdade que você sente!

A batalha leva a algo incomparável

Você pode realmente ter que lutar para desistir desse desejo de poder (por exemplo) ou oque quer que seja, mas depois de ter feito isso, em obediência ao que Deus coloca em seu coração, você experimentará alegria. Quanto mais você pratica a obediência, melhor a vida se torna. Então chegará o dia em que de repente você perceberá: “Ei! Eu costumava ser assim, e agora nem é uma batalha para mim! ”Isso é incomparável alegria, liberdade e descanso do pecado. É um tremendo benefício para você; a vida é boa, rica e completa quando você não é controlado pela sua carne. Uma vez que você experimenta a liberdade, você vai perceber o inferno que era estar amarrado.

Então, no meio de suas situações, você começará a se sentir invencível. Você começará a esperar por essas oportunidades para se tornar ainda mais livre do que te arrasta e te prende. Porque você odeia aquela coisa feia que você vê em sua carne, e você não quer nada mais do que se livrar dela para que você possa chegar a uma vida mais abundante em comunhão com o Pai e o Filho.

Sua vida é abençoada

Quando você reage com bondade, amor e com as virtudes, e não com hábitos e reações pecaminosos, isso tem um tremendo efeito em todos os aspectos de sua vida. Você se torna uma pessoa amorosa, em quem os outros podem ver a vida de Cristo; seus relacionamentos com as pessoas prosperam quando nenhum pecado atrapalha. É um alívio não reagir com desconfiança, irritação, ser ofendido, preocupar-se com o que as pessoas pensam, etc. A vida se torna rica e livre. Você experimenta companheirismo com outras pessoas que estão na mesma batalha. Você forja laços que são inquebráveis quando você tem o mesmo objetivo. Vocês estão juntos formando o corpo de Cristo na terra, e não há nada maior que isso. Então a bênção segue em sua esteira.

“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” 1 Pedro 1:6-9.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.