Ore para ser preenchido com todo desejo pelo que é bom

Ore para ser preenchido com todo desejo pelo que é bom

Precisamos orar para sermos preenchidos com todos os desejos pelo bem quando, por natureza, queremos o contrário.

5 minutos ·

Uma situação recente me fez fazer uma pergunta muito importante: o que faço quando sou tentada a pecar e percebo que não tenho vontade de vencê-lo? Que seria muito mais fácil pecar nisso. Eu quero fazer minha própria vontade. Eu quero seguir meu próprio caminho.

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.” Romanos 7:18.

Argumentos razoáveis

Sem dúvida, todos nós fomos tentados a fazer coisas que sabemos que já estão erradas. A tentação pode ser muito forte; os argumentos com os quais Satanás se apresenta, sob o pretexto de "ser razoável", podem parecer bastante convincentes. O pecado para que somos tentados pode começar a parecer menos pecaminoso.

Talvez alguém tenha dito ou feito algo ofensivo e eu sinto que, se eu oro e venço a tentação de ofender, então alguém “vai se safar”. Então eles podem nunca saber o quanto me machucaram! Ou talvez esteja tentado a preguiça e a viver por mim mesma - prefiro perder meu tempo em atividades vazias no momento em que sei que há coisas mais importantes a fazer. Aí entram os argumentos: não é tão ruim, só um pouquinho e depois vou parar; Eu preciso poder relaxar, etc.

Estes são apenas alguns exemplos. Existem muitas situações em que encontramos o pecado em nossa carne e percebemos que não queremos abandonar nossa própria vontade. Em momentos como esse, preciso orar para ser capaz de vencer, mas acho que nem consigo começar a orar porque quero tanto fazer o que sou tentado! Não quero orar, porque sei que não poderei fazer o que quero! Tenho dificuldade em me humilhar e admitir que é, de fato, pecado!

Encontrando a chave

Então me deparei com um trecho de um livro sobre Esther Smith, uma mulher de incrível fé:

“… em certas situações e com certas pessoas, talvez vejamos que não estamos cheios de todo desejo pelo que é bom. Então, com toda a simplicidade, podemos simplesmente orar: 'Querido Deus, encha-me de todo desejo pelo que é bom!' Sei que essa é uma oração de acordo com a vontade de Deus, e posso acreditar que recebi pelo que tenho orado, como está escrito: 'E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.  E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.’ 1 João 5:14-15.

Ensine as crianças a orar para que possam ser preenchidas com todo desejo pelo que é bom. Devemos aprender cada vez mais a trabalhar em conjunto com Deus nesta luta - nosso trabalho deve ser paralelo ao trabalho de Deus. Jesus ora por nós dia e noite, e devemos nos fundir com suas orações por nós e pela igreja.”¹

É muito claro e simples para mim que, por natureza, não estou cheia de "todo desejo pelo que é bom". Há algo em mim que ainda quer viver por mim mesma, e se eu não tomar cuidado, uma pequena quantidade de pecado pode começar a dominar toda a minha vida. Eu sei o que preciso fazer; Oro: “Querido Jesus, por favor me ajude a querer desistir disso por sua causa; Eu sei que está errado, mas sou tão fraca como humana e minha carne quer ser satisfeita. Por favor, ajude meu coração a desejar fazer a coisa certa. Por favor, me ajude a querer desistir. Por favor, preencha-me com todo desejo pelo que é bom.

Um verso que é especialmente bom para mim é de Marcos 9:24: “Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade.” Depois de orar, estou cheia de fé e poder para vencer. Isso não significa que, de repente, terei vontade de desistir da minha própria vontade. Não, isso significa que eu sei que Deus me dará forças para fazê-lo, apesar de como me sinto, e ajo pela fé.

Teoria versus realidade

É fácil - e bom e necessário - querer desistir da minha própria vontade e fazer a vontade de Deus. (Hebreus 10: 7-9) Podemos desejá-lo de uma maneira muito abrangente. Teoricamente, eu odeio o pecado, e quero muito vencê-lo, mas é quando entro nessas situações que de repente eu encontro - aqui está, essa é a minha vontade e, como se vê, eu realmente não quero desistir.

O próprio Jesus nos diz: "O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mateus 26:41. Mas a boa notícia é que não confio em mim e em minha carne miserável para obter força. Não, quando falho, sei que tenho uma fonte de força para extrair aquilo que é mais poderoso que o pecado em minha carne. Quando eu me humilho para ir à fonte e pedir a ajuda de que preciso, não resta dúvida de que vou recebê-la.

¹ Trecho de “Oração é uma arma secreta”, publicado pela primeira vez em norueguês por Skjulte Skatters Forlag, 2012.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.