Onde Deus tem sua morada na Terra hoje?

Onde Deus tem sua morada na Terra hoje?

Deus deseja que sua morada esteja no coração das pessoas onde ele pode fazer sua obra.

6 minutos ·

Deus quer contato com as pessoas

“Mas, na verdade, habitaria Deus na terra?” Essa foi a pergunta que o rei Salomão fez, e ele continua, “Eis que os céus e até o céu dos céus te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado!” 1 Reis 8:27.

Deus criou pessoas à sua própria imagem para que ele pudesse ter contato aqui na Terra. No entanto, eles romperam esse contato com Deus pecando e foram banidos de diante de sua face. Contudo, Deus os amou e, usando Moisés, construiu um tabernáculo a partir do qual podia liderar as pessoas com suas santas leis e mandamentos. Os vários itens do tabernáculo eram feitos de ouro puro, incluindo o propiciatório e os dois querubins que guardavam o propiciatório. Entre esses querubins, ao lado do propiciatório, Deus falou com Arão sobre o que ele deveria dizer ao povo de Israel. (Êxodo 25:22.) Nessas ocasiões, Arão sempre estava vestido com roupas sagradas e limpas. (Êxodo 28.) Nessa pureza e santidade, Deus poderia ter contato com a terra. Uma corrente de bênçãos e glória fluiu do tabernáculo para todos aqueles que ordenaram suas vidas de acordo com a palavra de Deus.

Uma morada para Deus na terra: nosso coração

No entanto, Deus não queria morar em uma casa feita com mãos; Deus queria ter sua habitação no coração das pessoas onde ele pudesse fazer sua obra. “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos.’” Isaías 57:15. Deus somente levantará sua morada e fará sua abundante obra em tais corações.

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Coríntios 3:16. Pense na segurança, na força e na alegria de ter essa garantia, sabendo que nosso coração é uma morada para tudo que é bom e nobre! A maioria dos corações é uma morada para tudo o que é mau e impuro.

“Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.’” João 14:23. Vemos que eles somente habitarão em nossos corações com base em um relacionamento amoroso profundo e sincero. Depois de terem feito sua morada dentro de nós, rios de bênçãos fluirão de nossa vida.

“Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;.” Colossenses 1:27. Este tem sido um grande mistério em todas as idades. O usual é orar a Jesus pelo perdão dos pecados, mas há poucos que têm Jesus morando como um poder e uma glória sempre presentes. “… vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração…”
 Efésios 3:16-17.

Deus em nossos corações pela fé

“Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu (isto é, a trazer do alto a Cristo)? Ou: Quem descerá ao abismo (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)? Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,…” Romanos 10:6-8.

No que diz respeito à maioria das pessoas, Cristo está no alto e muito longe, mas podemos colocá-lo em nossos corações pela fé. Ele fala conosco pelo seu Espírito e torna sua palavra viva e gloriosa para nós. Não se trata de “Você deve e você precisa”, mas somos dos eleitos a quem foi concedido viver de acordo com a sua palavra. Ele nos fortalece com o poder de seu Espírito em nosso homem interior, de acordo com a glória de suas riquezas, com o resultado de que é absolutamente possível fazer sua vontade com alegria. Ele nos enche de todo desejo de fazer o bem, e sua plenitude habita em nós em uma medida crescente.

“Uma morada para Deus sobre duas pernas”

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.” Efésios 2:20-22.

Tornamo-nos tão pequenas moradas de Deus sobre duas pernas, que andam por aí neste mundo mal e escuro e revelam luz, vida e natureza de Deus. O próprio Jesus é a principal pedra angular, que nos deu instruções para este edifício glorioso e eterno. Essas instruções são negar a si mesmo em todas as coisas e dizer: “Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade“. (Lucas 9:23; Hebreus 10: 9.)

Nesse espírito, somos unidos aos apóstolos, profetas e todos os santos para ser um templo sagrado no Senhor. Todo mundo que está neste edifício está firmemente unido na mesma mente e no mesmo julgamento. (1 Coríntios 1: 8-10.) Isso não é algo que acontece depois da volta de Jesus, mas é algo que já existe agora. Neste edifício, não há quem se oponha. A casa estará terminada quando a trombeta tocar. Então todas essas pequenas casas sobre duas pernas serão unidas e levantadas para serem um templo eterno e glorioso. Portanto, “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração…” Provérbios 4:23.

Não demore no pagamento do preço: “Abandone tudo!” para estar como uma pedra viva neste edifício.

Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez sob o título “Deus realmente habita na terra?” no periódico Tesouros Escondidos (Skjulte Skatter) da BCC em julho de 1971.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.