O segredo simples para permanecer humilde

O segredo simples para permanecer humilde

Este versículo é como um contrato entre mim e Deus: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."

6 minutos ·

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” 1 Pedro 5:5-6. O que isso realmente significa na minha vida cotidiana?

Pessoalmente, descobri que estou constante e consistentemente muito alto em meus próprios pensamentos. Aqui estão alguns exemplos de narrativas que podem passar pela minha cabeça: “Estou certo; Eu sei que meu jeito é o jeito certo. " "Essa pessoa realmente precisa parar e ouvir meu ponto de vista agora." “Por que eles sempre fazem ou dizem isso ou aquilo? Isso apenas mostra que eles estão pensando tudo errado. " Posso ficar tão absorto nesses pensamentos ditos normais e naturais, que é difícil para mim ver que todos eles mostram o quão orgulhoso eu realmente sou!

Eu tenho deficiências

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum …” Romanos 7:18. A Bíblia nos diz que todo ser humano nasceu com uma natureza, também conhecida como carne, e Paulo reconhece em suas cartas que nada de bom pode vir dessa natureza.

Encontraremos coisas em nossa carne que são contra a vontade de Deus. Por exemplo, o desejo por dinheiro, poder ou sucesso neste mundo são opostos à vontade de Deus, que é seguir o caminho para baixo. (Mateus 11: 28-30.) Ou coisas que são mais obviamente contra a vontade Dele, como raiva, irritação e julgamentos severos ou crítica aos outros. Embora seja normal ter esses pensamentos e tendências, Paulo escreve em Romanos 7 que odeia essas coisas quando as vê. Visto que todo o desejo de Paulo era fazer apenas a vontade de Deus, este capítulo nos dá algumas dicas sobre essa luta. Mas não estamos presos nisso! Jesus abriu um caminho para nós, e Paulo ainda escreve, “De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Romanos 8:12.

O Espírito de Deus fala conosco como uma voz mansa e tranquila, e aponta áreas em nossas vidas que não se alinham com o que realmente significa ser um cristão. Assim que Deus mostrar essas coisas para mim e eu puder vê-las com mais clareza, posso fazer algo a respeito. Posso orar a Deus pedindo ajuda para decidir discordar desses pensamentos que são motivados por minha própria vontade e desejos e, em vez disso, escolher fazer a palavra de Deus e o que sei ser a Sua vontade; isso é, em última análise, o que significa me humilhar. À medida que continuo caminhando neste caminho, fico cada vez mais livre de minha própria vontade, desejos e tendências - que odeio porque são contrários ao que Deus deseja.

Para mim, tudo isso significa que preciso me submeter a Deus e esperar Nele. Eu não posso andar por aí com pensamentos orgulhosos e exaltados sobre mim mesmo se eu entender que "dentro de mim, isso está dentro da minha carne, não habita bem algum". Claro, isso não significa que eu deva ficar desanimado ou deprimido com isso, uma vez que certamente não é a vontade de Deus para mim. Em vez disso, Deus quer fazer um milagre completo dentro de mim - mostrando-me áreas que precisam mudar e dando-me toda a graça e ajuda de que preciso para me livrar dessas coisas. Ser humilde significa me submeter a Deus durante todo esse processo, confiando na maneira como Ele trabalha comigo para me mostrar essas diferentes áreas, e confiando Nele para me dar toda a graça e ajuda de que preciso para fazer as coisas de forma diferente.

Outros também têm deficiências

Com o passar do tempo, percebo que há muitas coisas em minha carne que não agradam a Deus. Começo a perceber o quão incrivelmente paciente, longânimo e misericordioso Deus tem sido comigo! Paulo escreve: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Romanos 8: 1. Eu também tenho que mostrar essa mesma atitude de misericórdia e compaixão para com os outros.

Pode parecer óbvio para mim que o que outras pessoas estão fazendo ou dizendo está errado e eu posso imediatamente pensar que sei como eles devem consertar, mas o Espírito de Deus não funciona assim. Em vez disso, Ele me ensina a ser paciente e suportar as deficiências dos outros com longanimidade, humildade e misericórdia. É por isso que recebemos o mandamento simples do Sermão da Montanha: "Não julgueis, para que não sejais julgados". Mateus 7: 1-2. Jesus disse essas palavras perfeitas que eram tão cheias de sabedoria, e imagine como o mundo seria muito mais pacífico se todos levassem a sério essas palavras e as fizessem! Enquanto isso, o Espírito me mostra minhas próprias deficiências, minha impaciência, meus pensamentos de julgamento e orgulho, e Ele me mostra o caminho para vencê-los.

Em minhas situações, preciso traçar um círculo ao meu redor e me concentrar em minha própria santificação, em primeiro lugar. Então, se eu ver coisas nos outros e for capaz de me dirigir a elas com um amor completo e total, pode ser uma bênção para mim dizer algo. Mas é uma questão diferente se eu apenas estou descobrindo suas deficiências e erros por irritação, aborrecimento ou altivez.

Em geral, o orgulho pode ser uma coisa muito oculta. Percebo isso em como penso sobre mim, como penso sobre os outros e quanto espaço dou a Deus para trabalhar em minha vida. Mas este versículo é como um contrato entre mim e Deus: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." Se eu realmente não pensar duas vezes nas coisas e continuar a circular com todos esses pensamentos que reconheço como orgulho, então Deus vai resistir a mim. Isso é uma coisa incrivelmente perigosa, para Deus retirar Sua graça da minha vida, porque eu não estava disposto a me humilhar. Mas se eu me submeter a Deus em tudo - reconhecer que Ele é minha cabeça e meu líder, me deu tudo e vai me dar toda a ajuda de que preciso - então com certeza terei graça sobre minha vida! Estou tão animado para ir mais longe neste caminho simples!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.