O que você faria se Jesus pedisse a você que desistisse de tudo?

O que você faria se Jesus pedisse a você que desistisse de tudo?

Poderia ter sido muito diferente para o “jovem rico” se ele tivesse desistido de tudo por amor a Jesus.

4 minutos ·

Eu sempre pensei sobre a história do "jovem rico". (Marcos 10: 17-22) Ele era um jovem que conhecia as leis e tinha tido o cuidado de mantê-las. Mas a história mostra que ele sentiu em seu coração que havia algo mais que ele precisava dar para ser perfeito. E quando Jesus apontou, ele sabia exatamente o que era.

Há uma lição incrível escondida lá para nós. Quando o jovem perguntou o que ele precisava fazer para herdar a vida eterna e se ajoelhou diante de Jesus, está escrito que Jesus olhou para ele e o amou. Jesus viu que esse jovem tinha um coração reto e que realmente vivera bem. Então Ele lhe disse a verdade – o que você precisa fazer é desistir de todas as suas posses e vir me seguir. Foi um teste – o teste final para ver se o jovem amava a Jesus acima de tudo. Mas ele simplesmente não podia fazer isso. Ele foi embora triste, porque ele sabia que era a verdade e ele não tinha o poder para fazê-lo. E tenho certeza de que Jesus também estava triste.

Como isso poderia ter terminado

Eu sempre pensei em outra maneira pela qual essa história poderia ter terminado. O jovem rico sabia que as palavras de Jesus eram verdadeiras. Se ele tivesse ficado por um momento, e se humilhado, e pedido a Jesus por ajuda, então a história teria sido muito diferente para ele. Se ele tivesse dito: “Jesus, eu sei que você está certo. Preciso desistir de tudo que possuo e quero segui-lo; Eu quero ser seu discípulo ”, então tenho certeza de que Jesus o teria ajudado.

Jesus prometeu que, se ele desistisse de suas posses terrenas, ele teria um tesouro no céu. Se ele tivesse feito isso, então ele teria que colocar sua confiança em Deus, em vez de suas próprias habilidades e posses. Mas então ele teria experimentado que Deus poderia dar-lhe muito mais do que ele tinha que desistir. Ele teria recebido uma alegria que era independente de seus bens terrenos, mas baseada em uma garantia de que ele estava vivendo uma vida que era completamente agradável a Deus, e que ele tinha um lugar na eternidade.

Eu acho que todos nós chegamos a esse momento em nossas vidas, onde temos que escolher dar algo para provar que amamos a Deus mais do que qualquer coisa nesta terra. Nem sempre é dinheiro ou riquezas. Talvez seja um relacionamento, nosso tempo, nossos planos para o futuro ou muitas outras coisas. Essas coisas não são necessariamente "pecado", mas talvez haja algo que queremos manter por nós mesmos, embora sintamos que a vontade de Deus para nós é desistir para que Ele nos conduza à vida eterna. Então nós temos que fazer uma escolha, se nós humildemente reconhecemos a verdade e com a ajuda de Deus, o que sentimos é certo.

Vale a pena desistir de tudo

Depois que o jovem rico saiu e os discípulos ainda estavam com Ele, Jesus pensou em como seria difícil desistir de tudo. Mas em Marcos 10:29, Ele deu um vislumbre do que acontece quando alguém entrega tudo por amor a ele. “E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna
.”

Pode parecer uma escolha difícil. Com o nosso raciocínio, pode parecer que todo o nosso mundo vai entrar em colapso. Mas eu tenho experimentado que quando faço o que sei que está bem no meu coração, então eu tenho uma tremenda paz e descanso, mesmo no meio da situação. Ele diz em João 8:32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”. É exatamente assim que acontece para aqueles que tomam uma posição quando são solicitados. Eles sentem que são livres – livres para falar a verdade, livres para fazer o que sabem ser certo e livre para ajudar os outros que estão próximos.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.