O que significa ser salvo perfeitamente?

O que significa ser salvo perfeitamente?

Ser salvo perfeitamente fala de uma salvação muito mais profunda; uma salvação não apenas do salário do pecado, mas das próprias cadeias do pecado.

5 minutos ·

Você acabou de entregar seu coração a Jesus. Você se arrependeu e seus pecados foram perdoados. Em outras palavras, você foi salvo! Salvo do salário do pecado, que é a morte. Jesus Cristo pagou essa dívida por você e agora, porque você acredita nele, você recebeu a vida eterna! (João 3:16) Esse é um dom indescritivelmente grande da graça.

Mas é só isso? Essa é toda a definição do que significa ser salvo? E o que o autor da carta aos Hebreus escreve? “… Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25. O que significa que ele “salvará perfeitamente”?

Ele é capaz de salvar perfeitamente – uma salvação muito mais profunda

Hebreus 7:25 fala de uma salvação muito mais profunda; uma salvação não apenas do salário do pecado, mas das próprias cadeias do pecado. Você pode ser salvo de ser obrigado a cometer pecados repetidas vezes, de precisar de perdão repetidamente! Em outras palavras, você pode ser salvo não apenas do castigo por ceder a explosões de raiva e ira, por exemplo, mas pode ser libertado da raiz da raiva e da ira que está em sua carne. Isso acontece quando você, em obediência aos sussurros do Espírito Santo, nega essas concupiscências na carne. Você toma uma decisão consciente de não ceder a eles, e pelo Espírito os vence antes que eles se transformem em pecado. (Romanos 8:13) Isso não é incrível? E como Jesus sempre vive para fazer intercessão por você, é uma garantia através da ajuda e do poder que você recebe do Espírito Santo, o Ajudador que ele nos enviou.

Quando você é fiel em vencer suas concupiscências sempre que é tentado – coisas como pensamentos impuros, inveja, orgulho -, então, através de uma perseverança fiel, chega ao ponto em que essas concupiscências são completamente vencidas. Pedaço por pedaço, eles serão completamente arrancados e mortos! As virtudes crescerão onde uma vez as concupiscências estavam tão profundamente enraizadas. Isto é o que se entende em Hebreus 7:25 por “salvar perfeitamente”. Não é obra de um momento, mas um processo de fidelidade ao longo da vida.

O processo dessa salvação

Isso é descrito e explicado pelas palavras dos apóstolos e pelas próprias palavras de Jesus:

“… prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus…” Hebreus 6:1. “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:48. “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo … Prossigo para o alvo…” Filipenses 3:12-15. “Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita …” Tiago 1:4.

É assim que você “… assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;”. Não porque você é tão forte e capaz, mas porque com grande expectativa, você espera seu objetivo, o fim de sua fé. Você é obediente a “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar”, e quem lhe dá o poder de fazer! Você pode estar "… Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;". Filipenses 2: 12-13; Filipenses 1: 6.

Se você ainda está fazendo as obras da carne voluntariamente, então você não está no processo de salvação, muito menos sendo salvo perfeitamente. Mas se você estiver caminhando em obediência ao Espírito, vencendo as concupiscências da carne a medida que elas lhe são reveladas, então você ganhará o fruto do Espírito. Coisas como amor, alegria, bondade, autocontrole etc. Então você está no processo que Paulo descreve em Romanos 5:10: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” Seguindo o exemplo de Jesus, você está a caminho de ser salvo perfeitamente.

O fim da vossa fé

Você não entrará na eternidade de mãos vazias, mas com o rico conteúdo do fruto do Espírito em seu espírito! Este é o conteúdo que você ganhou nas várias oportunidades que lhe surgem como provações, tentações e desafios em sua vida cotidiana que trazem à luz o pecado em sua carne. Você será transformado – conformado à imagem do Filho! (Romanos 8: 28-29) Você se tornará participante da natureza divina! (2 Pedro 1: 3-4)

“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Tiago 1:2-4.

“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” 1 Pedro 1:6-9.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.