O que podemos aprender com essas mulheres da Bíblia

O que podemos aprender com essas mulheres da Bíblia

Cinco mulheres inspiradoras da Bíblia.

6 minutos ·

Essas mulheres tementes a Deus viviam em sociedades e tempos completamente diferentes de nós. Mas podemos aprender surpreendentemente muito com elas.

Lóide e Eunice

Pilares no templo de Deus

Lóide e Eunice não viviam em um momento de paz, quando as mulheres eram independentes ou podiam ter uma carreira. Elas eram cristãs judias do primeiro século. Elas viveram sob o domínio romano, numa época em que judeus e cristãos eram perseguidos, escravizados e dispersos.

Paulo as mencionou como mãe e avó de Timóteo em suas cartas e mencionou especificamente que a fé genuína residia nelas. Isso indica que Lóide permaneceu temente a Deus durante esses tempos difíceis, e criou a filha Eunice para fazer o mesmo. Elas não somente provaram que sua fé era genuína ao longo dos anos, mas eram exemplos pessoais de piedade e justiça para Timóteo, e sua fidelidade se refletiu em sua vida mais tarde. (2 Timóteo 1: 5)

Hoje enfrentamos situações completamente diferentes de Lóide e Eunice, mas é como lidamos com nossa própria situação que importa. Nós também lidamos com nossas preocupações e pressões de forma que nossos entes queridos possam testemunhar nossa fé inabalável? Permanecemos tementes a Deus em nossas vidas diárias, para que as pessoas que vivem perto de nós possam aprender com nossos exemplos, dia após dia? Se fizermos isso, também nos tornaremos pilares no templo de Deus e edificaremos Sua igreja ensinando os outros a fazerem o mesmo.

Ana a profetisa

Espalhando conforto e esperança

A profetisa Ana era uma mulher que vivia perto de Deus. Ela perdeu o marido quando era jovem e dedicou sua vida somente a Deus. Está escrito que, aos 84 anos de idade, ela testemunhou Jesus chegando ao templo, quando seus pais o trouxeram a Jerusalém como um bebê para apresentá-lo ao Senhor. Por causa de sua profunda conexão pessoal com Deus, ela entendeu imediatamente que as profecias sobre a vinda do Messias foram cumpridas. Isso por si só é extraordinário, porque nem os mais respeitados rabinos e sacerdotes da época entendiam quem era Jesus. Ana tornou-se uma das poucas pessoas que podiam dar esperança a pessoas que esperavam ansiosamente pela vinda do seu Salvador e Redentor – o Messias. (Lucas 2: 36-38)

Independentemente do papel que temos na sociedade, todos nós temos as mesmas oportunidades para ouvir e entender a vontade de Deus. Ana serviu no templo em Jerusalém dia e noite. Hoje, também podemos viver perto de Deus dia e noite em nosso coração, independentemente de onde estamos e do que estamos fazendo. Deus prometeu estar perto daqueles que vivem perto dele. (Tiago 4: 8) Então poderemos entender sua vontade. E nós também podemos estar no lugar certo na hora certa, quando Deus precisa que espalhemos alegria, esperança e consolo aos necessitados.

Maria, mãe de Jesus

Uma mulher que entendeu o coração de Deus

Muitos de nós podem se perguntar por que Maria foi escolhida por Deus para gerar e criar Seu Filho. A própria Maria, por outro lado, parecia estar bem ciente do motivo. Podemos ver isso a partir de sua resposta quando o anjo anunciou a notícia para ela. “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” Ela entendeu que Deus a escolheu porque ela tinha pensamentos pequenos sobre si mesma. Ela então louvou a Deus: “Porque atentou na baixeza de sua serva; … Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.
Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.” Lucas 1:38,46-52.

Nós também nos concentramos em ter pensamentos baixos sobre nós mesmos, como Maria fez? Ter pensamentos pequenos sobre nós mesmos não significa que devemos ter baixa auto-estima ou duvidar de que Deus nos ama. Significa que reconhecemos que tudo o que alcançamos na vida é pela graça de Deus e que não nos orgulhamos de nossa própria força. Humildade também significa que não duvidamos de Deus com as tarefas que Ele nos dá na vida, mas as cumprimos com reverência e fé. Deus precisa de obreiros que estejam ativos em Seu plano de salvação para a humanidade. Mas, como Maria, devemos entender que Deus só pode confiar a Sua obra aos humildes e dar-lhes graça para completar as tarefas que Ele preparou para eles.

Débora

Ter fé e ação

Débora foi a quarta juíza dos israelitas após a morte de Josué. Enquanto a maioria das pessoas cometeu o mal contra Deus e adorou ídolos, Débora foi fiel a Deus. Quando a guerra contra os cananeus chegou, ela entendeu que Israel deveria ir para a guerra, apesar de estarem em menor número. Baraque, que liderou o exército israelita, não tinha fé para enfrentar os inimigos com seus 10 mil homens. Mas, ele entendeu que Débora tinha uma fé e poder de Deus que ele não possuía. Por isso ele disse a Débora: “Se você for comigo, então irei; mas se você não for comigo, eu não irei!

Débora acompanhou-o com fé em Deus. Mas, quando estavam prestes a enfrentar o comandante cananeu Sísera com seus 900 carros de ferro, Baraque hesitou novamente. Débora então disse: “Até! Pois este é o dia em que o Senhor entregou Sísera em sua mão. O Senhor não saiu antes de você? ”Ela estava convencida de que a vitória seria deles, pelo que Deus operou em seu coração. Portanto, ela entrou em ação sem dúvida ou hesitação. Juntamente com Baraque, ela liderou as tropas israelitas mal equipadas para uma grande vitória. E a terra teve descanso por 40 anos. (Juízes 4)

Deus continua a trabalhar em nós hoje, de acordo com Sua boa vontade, assim como fez com Débora. Talvez sintamos que há algo que devemos dizer e fazer pelos outros, ou há algo que devemos abandonar. Somos tentados a hesitar quando não temos certeza de qual será o resultado. Mas com a mesma fé que Débora, precisamos agir e obedecer à vontade de Deus. Então, experimentaremos que Deus, que iniciara o bom trabalho, certamente o completará! (Filipenses 1: 6)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.