O que é o contrário de alegria?

O que é o contrário de alegria?

A essa pergunta a maioria das pessoas provavelmente responderiam que, o contrário de alegria é tristeza. Mas isso está certo?

4 minutos ·

Se abrimos a bíblia em 1. Pedro 1/6, podemos ler o seguinte:
"Em que agora vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações." Aqui vemos que, uma pessoa pode sentir a alegria e tristeza ao mesmo tempo. A alegria não é destruída em detrimento da tristeza.

Mas existem duas coisas que não podem estar simultaneamente em uma pessoa, a saber alegria e pecado. Tão logo o pecado entra e passar a ter poder sobre os pensamentos de um homem, a alegria some. Se eu quero ter a alegria de novo, o pecado precisa sair. É necessário uma purificação, primeiro da culpa do pecado, depois do poder do pecado.

Isto também é esclarecido através de uma palabra bíblica em Provérbios 28/13: "O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará  (não tem alegria; tradução norueguesa); mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

Assim o contrário de alegria, como a maioria das pessoas acredita, não é tristeza, porém pecado!

Pecado – uma vida egoísta

A maioria relaciona a palavra pecado com coisas grosseiras como, ódio, assassinato, furto e imoralidade. Mas a bíblia não cita apenas estes pecados. A bíblia também fala do pecado e do egoísmo. " Se alguém quiser vir após mim," diz Jesus em Matheus 16/24, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me"

Sobre Jesus está escrito em 2. Coríntios 5/15, " E ele morreu por todos, para os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."
Aqui está o ponto central do entendimento sobre pecado. Isto é uma vida, onde eu mesmo estou no centro das atenções. Tudo gira em torno de mim e o que é meu, como eu me realizo, qual a impressão que eu causo sobre os outros, etc. Quando faço uma " boa ação", estou preocupado em saber como as pessoas em volta ficaram sabendo disto.

Todo pecado, todas as inclinações e pesos do pecado tem a origem numa vida egoísta. Dessa vida dura em servidão Jesus nos comprou a nós humanos. Devemos receber um novo alvo na nossa vida – Cristo. Agora tudo deve ser em função dele, seus planos, suas coisa e sua vontade. Em Cristo nós somos gerados para boas obras, as quais Deus tem preparado. Nessas obras está guardado o sentido da vida e da minha felicidade, como em uma arca. Isso leva a uma alegria e uma paz que nada e ninguém podem me roubar.

Resposta para os mistérios da vida

E quanto mais eu sou purificado do pecado e egoísmo, Je mehr ich von der Sünde und dem Egoismus gereinigt werde, mais sincera e inabalável se torna a minha alegria de viver. De Jesus nós lemos,  " Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu, com óleo de alegria mais do que a teus companheiros." Hebreus 1/9.  A forte separação no interior entre justiça e injustiça nas minhas próprias decisões e prioridades gera essa alegria de viver inabalável.

Mas então voce diz ser esta a resposta do mistério da vida. Também é verdade. Isto é a chave para todos os mistérios da vida (perguntas). Imagina, poder nesse mundo "mau" viver com uma paz profunda e inabalável, esta paz faz com que esteja sempre 100% satisfeito e feliz em todas as minhas situações da vida, também com os outros que estão a minha volta, e o que ainda possa surgir, porque eu guardo o mistério da fé com uma consciência limpa. 1. Timóteo 3/9. Não é a toa que o evangelho recebe o nome de boa nova! Hebreus 4/2.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.