O que é o batismo do Espírito?

O que é o batismo do Espírito?

O que significa que Jesus vai “batizar com o Espírito Santo e fogo?”

5 minutos ·

João Batista batizou até o perdão dos pecados, mas também proclamou que Jesus viria com um batismo que seria muito mais extenso e profundo. “ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” Mateus 3:11.

O que é o batismo do Espírito Santo?

O batismo do Espírito é uma “imersão do Espírito”. Quando você é batizado com o Espírito Santo, você receberá força, poder e ousadia de Deus para realizar seu trabalho e vencer o pecado em sua própria vida.

Você sabe quando você experimentou o batismo do Espírito Santo. Os discípulos no Pentecostes também sabiam. Eles provavelmente já haviam imaginado de antemão como seria a experiência de ser batizado com o Espírito Santo. E você, querido leitor, que ainda não foi batizado com o Espírito, mas tem um anseio real por isso, provavelmente também está se perguntando como é. A experiência pode ser expressa de várias maneiras. Mas muitas pessoas que foram batizadas com o Espírito poderão se identificar com o que escrevo aqui:

Sua vida é mudada de uma só vez. O poder de Deus freqüentemente passa pelo seu corpo como uma corrente poderosa e o enche de alegria e felicidade infinitas. Os discípulos estavam tão cheios de alegria que as pessoas achavam que estavam embriagadas com vinho novo.

Algumas pessoas têm tanta graça que recebem o batismo do Espírito Santo imediatamente depois de se arrependerem, e às vezes até recebem o dom de línguas. No entanto, este não é necessariamente o caso de todos os que se arrependem. Algumas pessoas precisam passar por um “período seco” antes de serem batizadas com o Espírito. Mas é claro que não há um calendário definido para quando você receber este bendito batismo do Espírito.
É um equívoco comum entre muitos cristãos que você não foi batizado com o Espírito Santo se você não recebeu o dom de línguas. Esse dom geralmente vem depois, e muitos só o recebem depois que um avivamento acontece, e outros ainda recebem dons completamente diferentes.

(O que são dons espirituais?)

Por que eu preciso do batismo do Espírito Santo?

Se você acha que sua vida é seca e pesada, ore pelo batismo do Espírito Santo. Porque você realmente precisa disso se tiver um forte desejo de vencer a inveja, a raiva, etc. Está escrito nas Escrituras que o Espírito é dado àqueles que lhe obedecem. Não é bom esperar para ser batizado com o Espírito Santo enquanto relaxa e peca como quando você não foi convertido. Não, leia na Bíblia, mesmo que pareça seco, e resista à concupiscência de ficar bravo e irritado, por exemplo. Um dia você será batizado com o Espírito Santo! Você, que estava preso pelo temor de homens, tornou-se ousado, assim como Pedro estava no dia de Pentecostes. Um novo dia amanhece. Os versículos secos da Bíblia de repente se tornam vivos para você pela revelação do Espírito, e você pode obter ajuda da Palavra de Deus quando entrar em situações difíceis. Por quê? Porque você foi batizado com o Espírito.

Mas não é a intenção que paremos completamente nessa grande experiência de sermos batizados com o Espírito Santo, e nunca seguir em frente. O poder que nos foi dado pelo batismo do Espírito, que nos tornou tão felizes, deve ser usado para fazer o bem, para que possamos ser colaboradores de Deus na terra.

Jesus queria nos batizar com o Espírito Santo e com fogo. Ao seguirmos o funcionamento do Espírito, devemos sofrer, e foi isso que Jesus quis dizer com o fogo. É o sofrimento que se segue quando fazemos o bem. Assim como quando os discípulos foram instruídos a fazer discípulos de todas as nações. Isso significava que eles tinham que sair de sua zona de conforto e começar a jornada, muitas vezes para lugares que não queriam ir – e isso envolvia tribulação (fogo). Não lhes foi permitido permanecer sentados em silêncio com lembranças do que haviam experimentado no dia de Pentecostes. Não, para as muitas tarefas que aguardavam! Exatamente o mesmo se aplica a nós que estamos vivos agora e recebemos o poder do Espírito dentro de nós.

E embora tenhamos sido batizados com o Espírito Santo, precisamos constantemente de uma nova plenitude. Mesmo que você tenha sido cheio do Espírito Santo, você pode facilmente ser pego pelo mundo em que vivemos e pode perder algo da plenitude do Espírito Santo. É por isso que uma das exortações das Escrituras é: “Enchei-vos do Espírito”. Efésios 5:18. E é isso que acontecerá quando oramos fervorosamente para sermos cheios de novo e praticarmos o que lemos na Bíblia.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.