O que é justiça?

O que é justiça?

Para mim, no meu dia-a-dia, praticar a justiça é fazer a vontade de Deus quando Ele opera em mim.

4 minutos ·

Justiça é caminhar sempre no caminho certo, sem pecar para não ser maculado. Verdadeira justiça é natureza divina. Caminhar sempre no caminho certo; a maneira perfeita para fazer isso.

Isso faz com que a justiça seja inatingível para nós? Não! Pedro diz: “… Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina,…” 2 Pedro 1:4. Em outras palavras, nos é prometido que nós mesmos podemos ter natureza divina – nós mesmos podemos nos tornar justos! Então, temos algo a seguir, e vai levar uma vida inteira para que possamos persegui-lo até que se torne completo em nós. Mas, enquanto isso, podemos ser justos na medida em que temos luz, revelação de Deus e compreensão. Tudo o que temos a fazer é viver em obediência à fé.

“Assim diz o Senhor, o teu Redentor
o Santo de Israel:
‘Eu sou o Senhor teu Deus,
que te ensina o que é útil
e te guia pelo caminho em que deves andar.
Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos
então seria a tua paz como o rio,
e a tua justiça como as ondas do mar!.’”
Isaías 48:17-18

Praticar a justiça

Para mim, no meu dia-a-dia, praticar a justiça é fazer a vontade de Deus quando Ele opera em mim. Como eu sei qual é a vontade de Deus para minha vida? Através do Espírito Santo, quem é meu Ajudador e Guia. Eu devo andar no Espírito e não cumprir as concupiscências da carne. Em outras palavras, devo ser obediente ao Espírito, e isso me levará a não fazer minha própria vontade, mas a vontade do Pai. Então o fruto do Espírito cresce em minha vida. E qual é o fruto do Espírito? Justiça pessoal. Quando eu esvazio minha própria justiça – o pecado em minha carne – o resultado é que a justiça pessoal é substituída.

“(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);.” Efésios 5,9.

O que Deus requer é apenas que eu seja fiel na medida em que tenho luz e na medida em que entendo. Deus não exige mais de mim de que eu seja fiel à luz que tenho. Mas então, como sou fiel em andar na luz, a área de luz para mim pode crescer e aumentar, e posso ter um desenvolvimento glorioso naquilo que é bom. “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18.

Mas não há quem seja justo?

Não há um justo, nem um sequer.” Romanos 3:10. Isso não significa que é assim que temos que permanecer. Nascemos iníquos por natureza, cheios de egoísmo e vontade própria. Temos concupiscência e desejos em nossa carne que nos levam a cumprir nossa vontade, em vez de buscar e fazer a vontade de Deus. Essa é precisamente a razão pela qual temos que buscar a justiça com todos os nossos corações para que possamos nos tornar justos. Esse é o evangelho de Cristo – para que possamos ser santificados e transformados e sermos justificados.

Isto não é para sugerir que nós mesmos fazemos isso. É somente pelo trabalho do Espírito Santo em nossas vidas que podemos fazer qualquer coisa para nos tornar justos. Ele nos convence do pecado que temos de desistir e vencer, e então Ele nos dá o poder para fazê-lo. E à medida que a injustiça é conquistada em nossas vidas, nós na verdade nos tornamos mais amorosos, mais pacientes, mais justos, mais gentis, mais humildes, mais generosos. Em outras palavras, a retidão aumenta! Tudo isso é através do poder do Espírito, mas nós mesmos devemos, pela fé, concordar quando o Espírito nos convence. Nós mesmos temos que ser obedientes aos Seus sussurros e entregar nossas próprias vidas, desistindo de nossa própria vontade, para que a vontade de Deus possa ser feita. Esta é uma obra de fé. (Romanos 8: 12-14)

A fé não tem nada a ver com minha própria força ou com minhas próprias obras humanas. É Deus quem trabalha em mim tanto para querer quanto para fazer, e a glória vai para Deus. Ele pode ser glorificado pela minha fé e pela justiça resultante. (Filipenses 2:13)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.