O que é graça na Nova Aliança?

O que é graça na Nova Aliança?

Em Romanos 8, diz que Jesus veio ao mundo por causa do pecado. Ele veio cheio de graça e verdade.

4 minutos ·

A graça na nova aliança

Há uma grande diferença entre o Velho Pacto e o Novo Pacto. Você pode ver que quando Jesus lida com a mulher que foi apanhada em adultério. Eles ficaram em volta dela e queriam apedrejá-la. Na Antiga Aliança, essa seria a punição correta para o pecado dela. Mas então Jesus se curvou para a terra e escreveu no chão. Não sabemos o que Ele escreveu, mas Ele pode muito bem ter escrito: "Não cobiçarás." Porque esse era um dos mandamentos, e quem de seus acusadores poderia alegar ter guardado esse mandamento? Depois que ele escreveu, eles se retiraram, começando pelo mais velho. E então Jesus disse para a mulher, “Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8:11.

Essa é a verdade e a graça da Nova Aliança. Nós não somos condenados pelos nossos pecados, mas devemos ir e não pecar mais!

Por isso, Deus nos deu o Espírito Santo, aquele Espírito em que Jesus viveu e venceu, aquele Espírito que é mais forte que o espírito que está no mundo. E através desse Espírito podemos vencer, assim como ele venceu. E então está escrito que nos sentaremos em tronos junto com Ele! (Apocalipse 3:21)

Um novo caminho de volta para Deus

Então, vemos a razão pela qual Jesus veio à Terra. Na Antiga Aliança, eles não conseguiram vencer o pecado, porque a concupiscência, a cobiça, era interna. A lei só podia lidar com o pecado quando ele saísse do corpo. Não podia fazer nada contra a concupiscência em si. E assim a concupiscência entrou no coração e tornou o coração impuro. Eles precisavam sacrificar e sacrificar para obter perdão. A lei era muito fraca, e é por isso que era inútil quando se tratava de vencer o pecado. (Romanos 8:3)

Mas Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida!” João 14: 6. Ele abriu um novo e vivo caminho para nós caminharmos; um caminho de volta para Deus. A graça na Nova Aliança é que agora podemos chegar a Ele, e podemos obter a vitória sobre o pecado, para que não tenhamos que cair e cair, e cair novamente, e cada vez pedir graça, isto é, o perdão dos pecados.

Quando Jesus deu o Sermão da Montanha e os mandamentos lá, não foi só para que aprendêssemos que somos pecadores. Em Romanos 7 está escrito que o reconhecimento do pecado veio através da lei. Então, precisamos aprender que somos pecadores. Então podemos ir a Jesus e obter o perdão dos pecados. Mas Jesus não morreu apenas pelas nossas transgressões. Ele também foi criado para a nossa justificação. Nós fomos reconciliados pela morte de Jesus, e agora quanto mais seremos salvos por Sua vida?

“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” Romanos 5:10.

Salvo por sua vida

Ser salvo pela vida de Jesus significa que também podemos aprender a viver a vida que Ele viveu. E aqui nós precisamos de graça. O que é graça sem verdade? E para que você quer usar graça se não quiser saber a verdade? Essa verdade, que é que nós vemos o pecado em nossa carne, e nós reconhecemos isto em fé para que possamos vencê-lo pela graça. Precisamos da graça se quisermos guardar os mandamentos apesar dos desejos que temos dentro de nós, para que a vida de Jesus também possa se manifestar em nós.

“Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;.” 2 Coríntios 4:10.

Esse é o mistério da piedade. Aqueles que vencem pela graça veem isso. Então eles se alegram e abençoam os resultados da vida, com a vitória em todas as suas situações.

Quão bom é quando todos os conflitos, divisões e tudo o que é mau estão sob nossos pés, de modo que a força motriz de nossa vida é o amor. Através disso, podemos também chegar a mais conhecimento e mais sabedoria, para que possamos torná-lo melhor e melhor para os outros. Essa é a nossa alegria e nossa glória, como resultado de Jesus ter entregue sua vida por nossa causa. Essa é a graça da Nova Aliança.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.