O que é fundamental para o ensino do BCC?

O que é fundamental para o ensino do BCC?

A chave para entender a Igreja Cristã de Brunstad (BCC) é entender o que ensinamos, então fizemos esta explicação simples.

5 minutos

Palavras do próprio Jesus

Na Igreja Cristã de BrunstadBrunstad Christian Church BCC (Brunstad Christian Church BCC), ensinamos que o amor de Deus é revelado por meio dos mandamentos que Jesus nos deu no Sermão da Montanha. Essas são as leis da vida que são dadas para o benefício tanto dos indivíduos quanto da sociedade.

Leia o Sermão da Montanha no Evangelho de Mateus na 

A graça de Jesus para aqueles que acreditam nele também contém o poder de guardar seus mandamentos, e estes, por sua vez, contêm promessas que fazem as pessoas felizes, sem exceção.

Isso tem um efeito positivo em nossos relacionamentos em casa, na igreja e na vida profissional.

E o ponto de partida é o mesmo para todas as pessoas.

Nosso ponto de partida: estávamos perdidos

Nós ensinamos que por causa da queda, todo ser humano nasce com um ser egoísta que está corrompido pelo pecado.

Esse ser egoísta tem um efeito negativo em nossos relacionamentos com outras pessoas e em nossa própria felicidade. Porque todo ser humano está sob o julgamento de Deus sob o pecado, todos precisam ser reconciliados com Deus.

“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer…’” Romanos 3:10.

Perdão e reconciliação

Jesus tornou a reconciliação possível ao sofrer a morte na cruz por causa de todas as pessoas, embora fosse inocente e nunca tivesse pecado. Por causa desse sacrifício, qualquer pessoa que quiser crer em Jesus pode ter seus pecados perdoados e ser reconciliada com Deus.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8.

Um convite pessoal

Proclamamos que a salvação de Jesus não é apenas para o perdão dos pecados e reconciliação com Deus, mas também para nos conduzir a um processo de salvação para toda a vida. Acreditamos que depois de sermos reconciliados com a morte de Jesus, seremos salvos por sua vida.

Em Lucas 9:23, o próprio Jesus explica o que significa ser salvo por sua vida: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.’”

Este é um convite pessoal.

“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” Romanos 5:10.

Mas cada pessoa deve escolher por si mesma se deseja seguir a Jesus.

Jesus falou da cruz antes de ser crucificado no Calvário. Pegar a cruz é algo que deve ser feito todos os dias e faz parte da vida cotidiana de quem segue Jesus.

Paulo testificou que foi crucificado com Cristo.

Desta forma, quem segue o chamado de Jesus experimentará a cruz como uma força que, aos poucos, abole pensamentos e ações que têm um impacto negativo tanto nas relações interpessoais como na nossa relação com Deus.

Esse desenvolvimento leva toda a nossa vida.

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20.

“Crucificado” significa:

Nosso entendimento das palavras de Jesus e Paulo é que nosso ser egoísta e pecaminoso deve, na medida em que estamos cientes disso, ter o controle sobre nossos pensamentos e ações negado. Mais cedo ou mais tarde, o ser que é crucificado morrerá - ele desaparecerá de nossa pessoa.

Um processo para toda a vida

Nós ensinamos que, paralelamente à remoção gradual do ser egoísta e pecaminoso, uma pessoa deve se desenvolver em bons pensamentos e ações, e assim gradualmente absorver o ser que o próprio Jesus teve.

Experiências pessoais

Nosso ensino enfatiza o que experimentamos pessoalmente por meio da obediência aos mandamentos de Jesus e as promessas que vêm com essa obediência.

Isso também nos leva a descansar das preocupações, pois todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.

Todos aqueles que seguem Jesus e tomam sua cruz diariamente irão experimentar pessoalmente o amor e cuidado de Deus, bem como sua disciplina e orientação.

Isso nos fortalece na fé e nos dá certeza na esperança de que as promessas de Deus sejam cumpridas.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28.

Volta de Jesus

Proclamamos que o plano de salvação de Deus será cumprido quando Jesus retornar à terra um dia e julgar os vivos e os mortos de acordo com suas obras.

Nesse dia, todo ser humano reconhecerá que o julgamento é verdadeiro e justo.

Um reino eterno

Deus estabelecerá um reino eterno onde o pecado não mais existe e, portanto, nada destruirá a felicidade humana.

O convite à salvação é, portanto, um convite a ser libertado do poder do pecado, que traz tristeza e infortúnio.

Este reino já começou a se formar dentro daqueles que seguem Jesus. Em uma perspectiva eterna, portanto, as dificuldades e provações humanas têm vida curta e são leves.

Somos convidados a entrar em um verdadeiro e feliz descanso no reino que durará para sempre.

Esse artigo foi publicado pela primeira vez na página oficial de Brunstad Christian Church, bcc.no/en

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.