O que é a igreja sem a mensagem da cruz?

O que é a igreja sem a mensagem da cruz?

Esse entendimento fundamental e central do evangelho cristão é o que dá o crescimento e liga o corpo de Cristo.

6 minutos ·

A mensagem da cruz: A cruz destrói a inimizade

Nada neste mundo causou mais ofensa ou foi uma bênção maior que a cruz. Cristo carregou sua cruz pacientemente, e isso o fez triunfar sobre principados e poderes. Isso lhe deu uma educação de príncipe.

Os judeus há muito nutriram um profundo ódio pelos gentios. Mas pela cruz, Jesus – em sua carne – aboliu essa inimizade e em si mesmo fez um novo homem a partir dos dois, fazendo assim a paz. Ele reconciliou os dois em um corpo com Deus, através da cruz, matando assim a inimizade. (Efésios 2: 14-18)

Se opostos como judeus e gentios se tornaram um naquele corpo, quanto mais dois gentios poderiam derreter juntos no mesmo corpo, que é a igreja? Mas somente a cruz pode fazer isso – nada mais!

A cruz destrói o pecado em nossa carne

Deus ama a cruz; portanto, ele deixou seu Filho unigênito carregar ela toda a sua vida. A cruz pode dar a você uma educação melhor do que as melhores escolas do mundo, porque o treinamento que essas escolas dão apenas ajuda nesta vida; mas o treinamento da cruz nos beneficia nesta vida e na vida futura. O diabo pode aceitar tudo, menos a cruz. É a pior coisa que você pode oferecer aos filhos dele. Eles são todos a favor do bem, desde que possam evitar a cruz. O último bocado da viúva estava unido à cruz, assim ela deu mais do que todos aqueles que deram da abundância.

O Espírito de Deus nos atrai para a cruz. Cristo foi o primeiro a ser atraído para a cruz, e agora estamos sendo atraídos nessa mesma direção. Cristo se ofereceu pelo poder de um Espírito eterno, e podemos nos comprometer constantemente com a morte pelo poder do Espírito de Cristo – o Espírito Santo. É assim que nos conformamos a Cristo em sua morte.

A cruz se une à sabedoria de Deus

Quando Paulo pregou pela primeira vez aos Gálatas, ele o fez na fraqueza de sua carne, e eles o receberam como um anjo de Deus. Teriam alegremente arrancado seus olhos por ele. (Gálatas 4: 13-15) Mas quando a cruz fez seu trabalho no apóstolo e ele voltou aos gálatas, ele falou de tal maneira que eles não podiam mais suportá-lo, e ele foi obrigado a dizer: "Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" Gálatas 4:16.

Também aprenderemos a mesma lição. Quando somos convertidos, temos muitos amigos; mas se tomarmos a cruz que Deus nos dá para carregar, esses amigos se tornam nossos inimigos. Se tirarmos a mensagem da cruz do cristianismo, até o mundo pode apreciá-la por seu entretenimento social e religioso, que fornece à carne abundantes benefícios e prazeres.

Paulo experimentou algo bem diferente. A cruz levou-o ao lugar onde sentiu que era exibido com humildade, como um homem condenado à morte, porque era um espetáculo ao mundo, tanto aos anjos quanto aos homens. (1 Coríntios 4: 9) Ele era um tolo por amor de Cristo, mas os coríntios eram sábios, como são hoje seus seguidores. Ninguém sabe tanto quanto um tolo. Ele sabe muito sobre tudo e é muito rápido em dizer o que sabe. Ele está disposto a ir a qualquer lugar onde haja oportunidade de derramar sua loucura, que ele, é claro, acredita ser sabedoria. Ele acredita ser muito sábio em Cristo e, portanto, sente que é forte e poderoso.

Paulo, por outro lado, era fraco. A cruz havia mostrado a ele que todo o seu conhecimento, mesmo o que ele havia recebido aos pés de Gamaliel, era como estrume e perda quando comparado ao conhecimento de Deus que ele recebeu no Espírito e por meio dele. Os coríntios foram mantidos em honra, mas os apóstolos não tiveram honra. A cruz tira nossa honra. Portanto, se você ainda não contou o custo, conte-o agora. Você está preparado para perder toda a sua honra pela cruz? Você está preparado para se unir ao seu Senhor e Mestre em desonra? Você está preparado para limpar todas as velhas doutrinas, todas as velhas idéias preconcebidas e todo o fermento antigo? Nesse caso, Deus fará de você uma nova massa. (1 Coríntios 5: 7)

Através da morte, a cruz produz vida

Basta olhar para o cristianismo que despreza a cruz. Você descobrirá que não tem vitalidade. Não pode produzir vida. Que ajuda são os dons de línguas, profecia, interpretação de línguas – qualquer dom do Espírito que possamos mencionar – se a cruz for deixada de fora? Olhe para os muitos grupos independentes em todo o país e verá que muitos deles estão morrendo porque seus líderes não pregaram a cruz. Todo tipo de devassidão continua em segredo. E porque? As pessoas odeiam a cruz, e o resultado é dissipação.

É hora de acordar e realmente levar isso a sério, porque chegou a hora do julgamento começar na casa de Deus, ou seja, conosco! (1 Pedro 4:17) Começará de dentro do Lugar Santo. Se alguém pensa que está "dentro", deve ser reconciliado para ser julgado como alguém que está "dentro". (1 Coríntios 5:12) O Senhor está fazendo uma obra em nossos dias, mas está começando por dentro e trabalhando para fora, para que seja uma obra de si mesmo e não do homem.

Chegou a hora da mensagem da cruz ser pregada

Por tempo suficiente Deus suportou o cristianismo vazio – isto é, o cristianismo sem a cruz. Agora ele está fazendo com que a mensagem da cruz – o verdadeiro evangelho – retome mais uma vez o seu devido lugar, para que esses “pregadores da liberdade” a sigam, sofram e sejam envergonhados. Eles realmente terão vergonha quando surgir o trabalho que não pregaram para destruir o trabalho de madeira, feno e palha que procuraram juntar sem a cruz.

A mensagem de "Liberdade, Liberdade" já foi pregada por tempo suficiente! As pessoas religiosas se divertiram em toda essa liberdade, e multidões a usaram sem reservas para sua própria satisfação carnal. Portanto, é chegada a hora de pregar "Cruz, Cruz", porque chegou a hora em que Deus está trabalhando para tornar essa mensagem conhecida.

Este artigo foi publicado pela primeira vez em norueguês no periódico "Skjulte Skatter" ("Tesouros Ocultos") da BCC em agosto de 1912, com o título "A Cruz".

© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Assista a este vídeo, onde a mensagem da cruz é pregada por Kaare J. Smith!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.