O manual de instruções que você precisa para vencer o pecado

O manual de instruções que você precisa para vencer o pecado

Deus nos chamou para uma vida de vitória e aqui está como podemos governar sobre o pecado!

5 minutos ·

“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.” 2 Coríntios 2:14.

Sempre vitória! Essas palavras não podem deixar de incendiar nossos corações! Sempre tendo Satanás, nossas concupiscências e o mundo debaixo de nossos pés! Isso é possível, e para isso somos chamados. (Lucas 10:19; 1 Pedro 2:21.)

Vencendo o pecado: Deus está chamando nossas vidas

Este é o chamado de Deus sobre nossas vidas, para viver uma vida de vitória perfeita. A palavra de Deus sobre uma vida de vitória perfeita - em outras palavras, vencer o pecado - foi proclamada por séculos para a humanidade, mas para a maioria ainda é apenas uma luz que brilha em um lugar escuro. As promessas da palavra não se tornaram experiências de vida. É a vontade de Deus que prestemos atenção à palavra profética até o dia amanhecer e a estrela da manhã surgir em nossos corações. Cristo deve ser nossa luz, porque só podemos obter a vitória "Nele". A palavra de Deus pode banir as trevas e a incredulidade.

Leia mais aqui: 14 versículos que provam que Deus quer que tenhamos vitória sobre o pecado

Deus já havia falado sobre a vitória para as primeiras pessoas. “E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gênesis 4:7. Caim não ouviu Deus falando; ele se voltou em seu coração e agiu de acordo com seu desejo. Ele poderia ter recebido poder para governar até mesmo sobre o pecado, mas escolheu não fazê-lo. Que possamos ouvir e fazer de acordo com a palavra que Deus ainda fala, porque ele não mudou. Em Romanos 5:17, lemos sobre a abundância da graça e o dom da justiça pela qual viveremos e reinaremos por meio de Jesus Cristo. Deus exige nossa vitória e também nos dá poder para esse fim. Esses poderes tremendos de que precisamos são parte inerente da fé, porque nossa fé é a vitória que venceu o mundo.

Temos vitória e somos bem-aventurados, se não realizarmos os desejos da carne, mas renunciarmos a todas as suas tentações. Se perseverarmos assim, receberemos a coroa da vida que Deus prometeu àqueles que o amam. No entanto, aqui está a dificuldade: é o caminho estreito - mas é também a estrada real que leva à vida.

Vigiar: a primeira condição para vencer

“E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai!” Marcos 13:37. Esta é a primeira condição para a vitória. Alguém que vigia e ora é sempre vitorioso e evita tentações desnecessárias. Quando fazemos isso, não seremos tentados além de nossa capacidade de suportar. Então Deus também com a tentação criará uma forma de escape, para que possamos suportá-la. Não é tão difícil abandonar as coisas deste mundo se nossa mente está em Deus; mas se a nossa visão não vai além das coisas terrenas e só temos as coisas visíveis em mente, não é tão fácil quando Satanás e as concupiscências invadem. Porém, se nossa mente está cheia de coisas que são boas aos olhos de Deus, nós somos invencíveis; estamos em guarda, e o maligno não vai nos tocar. Então vivemos com Cristo, governamos com ele sobre o pecado e sempre ganhamos a vitória - vencendo o pecado! (1 Timóteo 2: 3; 1 João 5:18.)

A palavra de Deus sempre aponta o que é perfeito, e o Espírito nos conduz na mesma direção. Para alcançar esse objetivo, temos que lutar e lutar. Toda resistência da carne contra o Espírito deve ser vencida. É então - quando consideramos o requisito perfeito de Deus para ser justo e bom como ele é - que precisamos considerar que a longanimidade de Deus é para a nossa salvação, para não nos cansarmos de nossa alma. (2 Pedro 3: 14-16.) Precisamos desesperadamente da longanimidade de Deus, especialmente quando se trata de ser limpos de manchas e rugas para nos apresentarmos perfeitos diante Dele!

Deus é infinitamente bom!

O Senhor é muito compassivo e misericordioso (Tiago 5:11), e ele é longânimo para com as pessoas, porque não é sua vontade que ninguém pereça. Todos aqueles que quiserem podem vir e receber a água da vida gratuitamente. Ele sustenta todos os que caem. (Salmo 145: 14). Ele acompanha a todos cuidadosamente, “Porque, segundo a obra do homem, ele lhe paga; e faz a cada um segundo o seu caminho.” Jó 34:11. A infidelidade e o esquecimento da responsabilidade recebem seu julgamento justo. Deus nunca diminuirá suas exigências, uma vez que nos iluminou a respeito de uma vida de vitória. Moisés não foi autorizado a entrar na terra porque bateu na rocha em vez de falar com ela. “Também o Senhor se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás.’” Deuteronômio 1:37. É assim que a exigência de Deus é exata para que guardemos seus mandamentos. (Êxodo 23: 20-21.)

Um único ato de desobediência - mesmo que seja tão pequeno - nos traz uma perda eterna.

Deus é infinitamente bom; Ele pode realizar coisas maravilhosas em pessoas pecadoras, mas humildes. Se você acreditar, verá a glória de Deus. Ele pode fazer de você um vencedor, forte em seu grande poder, inabalável como o Monte Sião. Seu sol nunca mais se porá. Sempre vitória!

“Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.” Isaías 60:20.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.